Trabalho Balística
Por: Jose Henrique Fortes Leite • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 971 Palavras (4 Páginas) • 352 Visualizações
UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Estilingue VS Rifles Modernos
Dezembro de 2014
INTRODUÇÃO
O estilingue é uma arma que surgiu com produção artesanal e adquiriu caráter de brincadeira para crianças devido ao fácil manuseio. Em sua forma artesanal seu corpo é composto de madeira em forma de “Y” e uma borracha conectando as duas pontas do estilingue utilizada para impulsionar o projétil. A capacidade de destruição do estilingue depende de alguns fatores, como a força realizada pela pessoa utilizando-o, a capacidade elástica da borracha e do projétil. Apesar de ser uma arma de baixo poder, se construída e utilizada da forma correta pode causar um dano considerável.
OBJETIVO
Este estudo tem como objetivo determinar as condições necessárias, força do operador e borracha a ser utilizada, para que um estilingue possa lançar um projétil com mesma eficiência de um rifle Kalashnikov Ak-47 e M4A1.
DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS
Primeiramente, para os cálculos que seguirão neste documento, é crucialmente importante apresentar a forma de coleta e triagem dos dados usados, assim como possíveis conversões que se mostrarão necessárias.
Para servir de base foi selecionado um modelo de estilingue de porte médio contido em [1][2][3] cuja borracha tem um comprimento inicial de 0,2m e suporta uma força máxima de 42lbs (186,83N). Nos cálculos a seguir foi considerado que a abertura média de extensão dos braços de uma pessoa mediana ao atirar com um estilingue é de aproximadamente 0,8m.
Para os armamentos listados abaixo os dados foram coletados em sites de vendas dos mesmos assim como em manuais técnicos e notas do fabricante. Para contornar pequenas divergencias entre as fontes foram usadas as médias dos valores encontrados.
Armamentos:
Rifle Kalashnikov AK-47 contido em [4]:
Munição padrão: projétil de 7,69x39mm [5];
Velocidade do disparo (na saída do cano): 712 m/s;
Peso da munição (massa do projétil – pólvora e capsula): 5g (0.005kg);
Rifle M4A1 contido em [6]:
Munição padrão: projétil de 5.56x45mm [7].
Velocidade do disparo (na saída do cano): 884 m/s;
Peso da munição (massa do projétil – pólvora e capsula): 3g (0.003kg);
Nas considerações a seguir, presume-se que as borrachas do estilingue foram cortadas de tal forma que quando fossem esticadas até seu comprimento final (0,8m) sua força máxima (186,83N) fosse atingida. Para se determinar a energia necessária para estender o comprimento total das borrachas de um estilingue a lei de Hooke deve ser aplicada:
[pic 1] (1)
Onde:
F = Força em Newtons
k = constante elástica em N/m
x = variação no comprimento da borracha em metros
Primeiro calculou-se a constante elástica da borracha do estilingue aplicando a fórmula (1):
Variação no comprimento da borracha (x) = Xinicial(0,2m) – Xfinal (0,8m) = -0,6m
Força aplicada (F) = 186,83N.
Logo, determina-se k:
[pic 2] -> [pic 3] = 311N/m
Sabendo a constante elástica da borracha foi possível então determinar a energia necessária para estica-la até seu comprimento máximo. Para isso foi usada a seguinte Fórmula:
[pic 4] (2)
Onde:
E = Energia potencial elástica
K = constante elástica
X = Variação do comprimento da borracha
Aplicando a equação (2):
[pic 5]
Foi considerado que este estilingue dispara um projétil com a mesma massa que os projéteis disparados pelos rifles AK-47 e M4A1. Com isso em mente foi possível então determinar a velocidade com que este estilingue seria capaz de disparar. Para isso usa-se a a Lei da Conservação da Energia Mecânica.
Neste caso existe conversão de energia potencial elástica em energia cinética:
Epotencial-elástica(inicial) = Ecinética(final)
[pic 6]= [pic 7] (3)
Aplicando a equação (3) e usando o projétil do rifle AK-47, obteve-se:
55,98J = [pic 8] -> [pic 9] = 149m/s
Aplicando a equação (3) e usando o projétil do rifle M4A1, obteve-se:
55,98J = [pic 10] -> [pic 11] = 193m/s
Estes resultados mostram a diferença de velocidade de disparo entre um estilingue e os rifles modernos. Agora, para se determinar qual força um ser humano teria de ter para disparar um estilingue com a mesma velocidade de um rifle deve-se fazer o processo inverso. Para isso inicialmente encontra-se a constante elástica necessária para disparar o projétil à velocidade de um rifle usando a equação (3).
...