Trabalho CTM 2
Artigos Científicos: Trabalho CTM 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mimo83 • 19/9/2014 • 313 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
TENSÃO/DEFORMAÇÃO VERDADEIRAS X TENSÃO/DEFORMAÇÃO DE ENGENHARIA
Simulações envolvendo materiais intensamente deformados (p.ex.: fratura dúctil, conformação) têm apresentado expressiva expansão visando o aumento de desempenho e segurança de produtos. A grande limitação é a precisa determinação experimenta de propriedades tensão-deformação até a falha, principalmente após a estricção (tensões triaxiais).
Como ilustra a Fig. 1, a curva tensão verdadeira (σ) vs. deformação verdadeira (ε) pode ser obtida da curva de tensão de engenharia (S) vs. deformação de engenharia.
No entanto, a partir da instabilidade plástica, tais equações perdem a validade e as tensões e deformações verdadeiras só podem ser estimadas de posse de medições instantâneas do pescoço e formulações da teoria da plasticidade.
Foi desenvolvida uma técnica de medição de espécimes por análise de imagens (varredura de pixels) obtidas usando uma câmera digital de alta resolução (Nikon D-40) em disparo sequenciado. Grandezas dimensionais de interesse (Fig. 2) são obtidas por algoritmo (em Matlab) que minimiza os desvios entre a imagem real e formulações matemáticas (por exemplo, equações de circunferência para raios). Extensa matriz de experimentos envolvendo aços ao Carbono, aços inoxidáveis, cobre e alumínio validaram as propostas.
Tensão de engenharia
Carga aplicada a um corpo de prova em um teste de tensão ou compressão dividida pela área da seção transversal do corpo de prova. A variação na área da seção transversal que ocorre com os aumentos e diminuições da carga aplicada é desconsiderada ao se computar a tensão de engenharia. Também é chamada de tensão convencional.
Tensão Real
Carga em um corpo de prova dividida pela área através da qual ela age. Conforme usada na maioria dos testes mecânicos, a tensão baseia-se na área da seção transversal original, sem levar em conta as variações na área devido à carga aplicada. Às vezes, é chamada de tensão convencional ou de engenharia. A tensão real é igual à carga dividida pela área da seção transversal instantânea através da qual ela age.
...