Trabalho De Fraseologia Aeronautica
Trabalho Escolar: Trabalho De Fraseologia Aeronautica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegovieira48 • 11/10/2014 • 700 Palavras (3 Páginas) • 622 Visualizações
Bibliografia
VIEIRA, Ana Maria. Santos, Isabel Cristina dos. Treinamento das Habilidades de Comunicação: uma Ferramenta proativa para a segurança de Aviação. Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos:2011.
Treinamento das Habilidades de Comunicação: uma Ferramenta proativa para a segurança de Aviação.
Diego Vieira do Nascimento
O tema a ser abordado, refere-se à correta utilização da comunicação na aviação, incluindo as relações interpessoais e a linguagem técnica, visando sobre tudo à segurança geral das operações aéreas.
O artigo é constituído de doze páginas sob responsabilidade das autoras, traduzindo sua experiência e fundamentação sobre metodologia, conceitos e habilidades de comunicação e segurança de voo.
Desde o início destaca-se a importância da comunicação, ligada inteiramente com a segurança de voo. Deste modo, faz-se necessário atentar a todo o processo de formação dos profissionais de aviação. Estudos apontam que o Corporate Resource Management (CRM) que foi criado pra resolver problemas dentro de comunicação dentro da cabine não é o suficiente, sendo imperativo o desenvolvimento de um Treinamento de Habilidade de Comunicação (THC), no qual habilidade do indivíduo deve ser tratada como foco principal.
Segundo a Federal Administration Aviation (FAA) o erro humano “a comunicação ineficaz e falhas no relacionamento interpessoal” são responsáveis por 60-80% dos acidentes e incidentes aéreos (UNITED STATES, 2004) (Art. pag. 01).
O aprimoramento desta habilidade, inteirando com a automação, ou seja, seres humanos e sistemas automáticos trabalhando em harmonia, tem como resultado diminuir situações de risco, bem como uma serie de fatores que levem a resultados desastrosos, decorrentes de falhas na correta utilização da fraseologia aeronáutica.
A comunicação escrita também faz a diferença na segurança da aviação, uma aeronave em bom estado de manutenção depende de relatórios bem redigidos tais como, work card (cartões de serviço), diário de bordo (Flight Attendants Report - FAR). Relatórios que não devem conter expressões ambíguas, vagas, ou expressões abreviadas, que perdem o sentido e causam interpretações errôneas, podendo interferir na segurança do próximo voo.
A comunicação interna deve ser transmitida de forma eficaz ao seu receptor evitando maiores problemas, por exemplo, a síndrome de pressa (hurry up), a qual faz com que o funcionário fique preso a metas e faça o serviço mais rápido, pulando partes do processo que são indispensáveis para a segurança do voo.
Esses elementos indicam a necessidade de executar um treinamento estratégico, incluindo a comunicação face-a-face, que ensina a ouvir, pensar e falar antes de transmitir a mensagem, a não verbal, que treina a linguagem corporal e a sensibilidade perceptivo-visual, a comunicação entre piloto e controlador, que é limitada apesar das inúmeras redes de transmissão com dados altamente técnicos e por fim, a Cultura, pois é praticamente impossível elaborar um treinamento referente a comunicação sem levar em consideração os hábitos culturais dos profissionais envolvidos.
Enfim, é necessário que se acrescente o THC
...