Trabalho De Pinos
Artigos Científicos: Trabalho De Pinos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Michaelribeiro • 24/2/2014 • 858 Palavras (4 Páginas) • 1.025 Visualizações
SENAI MARIANO FERRAZ
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA DE MANUTENÇÃO
RELATÓRIO SOBRE PINOS
SÃO PAULO
2014
SENAI MARIANO FERRAZ
Michael Ribeiro Fernandes
PINOS
Pesquisa apresentada por
Michael Ribeiro Fernandes
para a disciplina de FNM,
ministrada pelo
professor Sérgio
SÃO PAULO
2014
Sumário
OBJETIVO 4
INTRODUÇÃO 5
PINOS 6
TIPOS DE PINOS 7
Pino de ajuste (guia) temperado 7
Pino de segurança 8
Pino cônico 8
Pino estriado 9
Cupilha ou contrapino 9
Pino de união 10
FABRICANTES DE PINOS 11
BIBLIOGRAFIA 12
CONCLUSÃO 13
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é mostrar o funcionamento e a aplicação mecânica dos pinos. Mostrar como são dimensionados, fabricados e principais características.
INTRODUÇÃO
Possuímos diversos equipamentos e dispositivos para fixação dos mais variados equipamentos. Hoje em dia é possível obter um sistema de fixação adequado e funcional contribuindo para uma vida longa de funcionamento dos equipamentos.
PINOS
É uma peça cilíndrica ou cônica, oca ou maciça que serve para alinhamento, fixação e transmissão de potência. Geralmente é feita de ferro fundido ou ainda aço-liga.
Existem ainda outros tipos de pinos, um exemplo são as cavilhas, também, são chamados pinos estriados, pinos entalhados, pinos ranhurados ou, ainda, rebite entalhado. A diferenciação entre pinos e cavilhas leva em conta o formato dos elementos e suas aplicações. Por exemplo, pinos são usados para junções de peças que se articulam entre si e cavilhas são utilizadas em conjuntos sem articulações; indicando pinos com entalhes externos na sua superfície. Esses entalhes é que fazem com que o conjunto não se movimente. A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos de cavilha e de pinos.
Os pinos se diferenciam por suas características de utilização, forma, tolerâncias dimensionais, acabamento superficial, material e tratamento térmico.
TIPOS DE PINOS
O principal esforço a que os pinos, de modo geral, estão sujeitos é o de cisalhamento. Por isso os pinos com função de alinhar ou centrar devem estar a maior distância possível entre si, para diminuir os esforços de corte. Quanto menor proximidade entre os pinos, maior o risco de cisalhamento e menor a precisão no ajuste.
Pino de ajuste (guia) temperado
É feito de aço-prata ou similar e é temperado, revenido e retificado. Pode resistir a grandes esforços transversais e é usado em diversas montagens, geralmente associado a parafusos e prisioneiros.
Pode ser liso, liso com furo para cupilha, com cabeça e furo para cupilha, com cabeça provida de ressalto para evitar o giro, com ponta roscada e cabeça.
- Aplicação: : É aplicado em eixos para articulações ou para suportar rodas, polias, cabos, etc. Também indicado para moldes estampos e dispositivos com encaixe de furo cego
- Material: É feito de Aço-prata, aço Carbono normalizado ou similar.
- Dureza: 54 a 58 HRC
Tolerância: m6 (retificado)
Pino de segurança
O pino de segurança, caso sobrecarga esse pino se rompe para que não quebre um componente de maior importância.
- Aplicação: É usado principalmente em máquinas-ferramentas como pino de cisalhamento.
- Material: É fabricado de St50, St60 ou similar
Pino cônico
Tem por diâmetro nominal o diâmetro menor, para que se use a broca com essa medida antes de calibrar com alargador.
Existem também os pinos cônicos com extremidade roscada a fim de mantê-los fixos em casos de vibrações ou sacá-los em furos cegos.
O pino cônico tem largo emprego na construção de máquinas, pois permite muitas desmontagens sem prejudicar o alinhamento dos componentes; além do que é possível compensar eventual desgaste ou alargamento do furo.
- Material: É feito de aço-prata, aço carbono conforme normas
...