Trabalho De Segurança Notrabalho
Artigo: Trabalho De Segurança Notrabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbarafflores • 11/9/2014 • 983 Palavras (4 Páginas) • 214 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
As empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de colaboradores preparados para seus cargos. O objetivo desse trabalho é comprovar que, aplicando métodos simples de redução de riscos, as empresas perceberão o retorno do investimento em forma de produtividade e motivação, e nisso investirão cada vez mais em treinamentos, alcançando um número maior de treinados.
2 TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO, GERÊNCIA E LIDERANÇA
O treinamento é “o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho” (CARVALHO, 1999, p. 125). Ou seja, treinamento é o processo de preparação e mudanças no comportamento dos colaboradores, que visa melhorar a adequação das características do colaborador às exigências do seu cargo, atendendo aos padrões e aumentando a produtividade. Por outra forma, o treinamento é algo preciso, voltado para o presente e para situações que exigem um aperfeiçoamento rápido e para isso existem alguns tipos de treinamento onde caberá a empresa decidir qual tipo deles se adequa aos seu objetivos.
O conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento (CHIAVENATO, 2006):
1- A transmissão de informações: a transmissão de conteúdo para os treinandos, e gerealmente engloba informações sobre a realização do trabalho, da empresa, das normas e regulamentos.
2- O desenvolvimento de habilidades: tem foco nas habilidades e nos conhecimentos relacionados a um cargo específico atual e futuro, portanto o objetivo básico são as tarefas e operações desenvolvidas.
3- O desenvolvimento ou modificação de atitudes: concentra-se na mudança de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre os trabalhadores, e na estimulação para aumentar a motivação.
4- O desenvolvimento de conceitos: busca-se a elevação do nível de abstração e conceituação de ideias e filosofias, para que esses conceitos sejam utilizados na prática administrativa.
O desenvolvimento é utilizado para aprimorar as habilidades dos funcionários, proporcionando auxílio para o aumento da responsabilidade e para a tomada de decisão. É uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador dentro da empresa, que visa explorar o seu potencial de aprendizagem, proporcionando condições de utilizar suas capacidades e aplicar seus conhecimentos e experiências na prevenção e solução de novas e diferentes situações. Ou seja, é um processo de aprimoramento profissional a longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torná-los membros valiosos para a empresa.
2.1 PROGRAMA DE TREINAMENTO
O treinamento deve ser bem planejado e orientado, primeiramente deve-se verificar se o treinamento será baseado em competências ou em cargos. Baseado em competências o objetivo é desenvolver uma nova habilidade em um colaborador agregando valor, trazendo o benefício social a quem aprendeu a nova habilidade e benefício econômico para a organização, porque o colaborador exercerá de maneira mais eficiente sua função. Baseado em cargos o objetivo é preparar o colaborador para exercer uma função específica. Para ambos os casos citados é necessário fazer o levantamento das necessidades de treinamento, ou seja, organizar uma tabela com propostas de treinamentos, cursos e formações formais, abrangendo custos, prazos para realização, objetivos, fornecedores e formas de avaliação, levando em consideração a realidade da organização em questão número de funcionários, faturamento da empresa, modelo de gestão, etc.
Treinar é proporcionar o aprendizado, e este aprendizado pode ser divido em treinamento no local de trabalho e treinamento fora do local de trabalho. O treinamento no local de trabalho possui o benefício de permitir experiências práticas sob as condições do trabalho e proporcionar a construção de convivência entre os funcionários. As variações desse tipo de treinamento englobam o treinamento introdutório, a rotação de cargos, e os programas de estágios e trainee (ROBBINS, 2005).
a) Treinamento
...