TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Tuberculose

Monografias: Trabalho De Tuberculose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  8.653 Palavras (35 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 35

TA DE ABREVIATURAS

BCGBacilo de calmet Guerrin

DOTSEstratégia do Tratamento Diretamente Observado

HEPAHigh Efficiency Particulate Air

HIVVírus da Imunodeficiência Humana

PSProfissionais da Saúde

RFLPRestriction Fragment Linght Polymorphism

RMAIRisco Médio Anual de Infecção

TBTuberculose

UVRadiação ultravioletaQuebra de páginaINTRODUÇÃO

A Tuberculose Pulmonar (TB) tem sido ao longo da história da saúde mundial, uma das doenças infectocontagiosas que prevalece entre tantas outras. É uma enfermidade antiga que persiste como problema sério de saúde pública, necessitando de ações urgentes. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), dois bilhões de pessoas, correspondendo a um terço da população mundial, estão infectadas pelo bacilo Mycobacterium tuberculoses, que causa a tuberculose. Desses, oito milhões desenvolveram a doença e dois milhões morreram a cada ano.

Através de pesquisas em grupo a escolha deste tema nada mais é que uma preocupação de fato com números absurdos de pessoas infectadas e de mortes ocorridas por causa desta enfermidade e o que esta sendo feito perante a isso.

Os seguintes textos ira relada sobre a história Tuberculose, seus manifestos e cuidados, e o que esta sendo feito no Brasil para que esses números diminuam. Números significativos para Organização Mundial de Saúde (OMS). Relatara também estratégia que são usadas no Brasil para que essa doença seja assistida de perto por profissionais da saúde a estratégia citada será o DOTS um tratamento usado para observa esses pacientes com a Tuberculose Pulmonar.Quebra de página

1. APARELHO RESPIRATÓRIO

De acordo com Nogueira (2009) todos os seres vivos, sejam do reino animal ou do reino vegetal, necessitam de oxigênio, por meio da respiração, sendo ela uma das principais funções vitais. Dessa forma, é muito importante conhecer nosso aparelho respiratório e seu funcionamento.

A respiração é o ato de fazer com que o oxigênio do ar atmosférico chegue ao nosso sangue e daí seja distribuído para todas as partes do nosso corpo.

Conforme afirma o autor (2009:51), o “aparelho respiratório é composto pelo nariz, onde estão localizadas as narinas e fossas nasais; faringe; laringe; traquéia e pulmões, onde estão localizados os brônquicos, bronquíolos e alvéolos.”

Cada uma destas estruturas tem um importante papel no processo da respiração.

Nariz

No interior das narinas, existem pequenos pêlos que são responsáveis por impedir que partículas de poeira penetrem em nosso aparelho respiratório, promovendo uma verdadeira filtração deste ar. Quando o ar chega ao interior das fossas nasais, passando por caminhos recobertos por mucosas, o ar é umedecido e aquecido e, tornando-se mais agradáveis ao nosso organismo.

Faringe

Conforme afirma Nogueira (2009:51), faringe é “a continuação das fossas nasais, é o restante do caminho que o ar deve percorrer antes de chegar até a laringe”.Quebra de páginaLaringe

De acordo com Murta (2008) a laringe é um órgão do sistema respiratório com a missão de permitir ao homem a possibilidade da fala. Na laringe, existe uma série de pregas musculares e cartilagens que vibram intensamente com a passagem do ar. Esta vibração gera um som,que é modificado pela boca, fossa nasais e seios da face, dando origem as nossas palavras faladas.É na laringe, mais precisamente em sua porta de entrada,que esta localizada a epiglote, cartilagem que serve como barreira protetora do sistema respiratório, impedindo que produtos oriundos da nossa digestão entrem erradamente no aparelho respiratório.

Traqueia

Iniciando-se logo abaixo da laringe, a traqueia funciona como um tubo condutor de ar que leva o ar que respiramos, após ser filtrado, aquecido e umedecido, para o anterior de nossos pulmões.

Pulmões

Segundo Nogueira (2009) dentro dos pulmões, a traquéia se ramifica em tubulações menores, que recebe o nome de brônquios. Essas estruturas tubulares continuam a conduzir o ar para regiões mais íntimas dos pulmões, que são os alvéolos. Os alvéolos são estruturas microscópicas em forma de pequenos sacos que são preenchidos de ar a cada nova inspiração. É nos alvéolos que o oxigênio do ar que respiramos finalmente chega à circulação sanguínea para todas as células do nosso corpo.

Nossa respiração é dividida em duas partes: a inspiração e a expiração. Para que estes dois momentos possam ocorrer, precisamos do trabalho de alguns músculos de nosso corpo.

Quando o diafragma se contrai, ele abre os pulmões, puxando-os para baixo, e, assim, cria novos espaços para serem ocupados pelo ar que está entrando. Na expiração, o relaxamento do músculo diafragma permite que o pulmão retorne à sua posição inicial de repouso, diminuindo os espaços ocupados pelo ar e desta forma obrigando o ar tomar o caminho de volta até ser expelido de nosso corpo.

Todo este processo de respiração é controlado pelo cérebro, sem o nosso controle consciente ele acontece independentemente da nossa vontade, até mesmo quando estamos dormindo ou quando estamos inconscientes. Porém, podemos interferir nesse processo involuntário fazendo valer nossa vontade algum tempo. Por exemplo, podemos prender a respiração ou devagar, usando outros músculos de nosso corpo, como os do abdome, do pescoço e das costas.Quebra de página2. TUBERCULOSE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com