Trabalho Estetoscópio Relatativo Cinemática
Por: Douglas Martins da Costa • 29/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.675 Palavras (7 Páginas) • 207 Visualizações
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4
2. OBJETIVO ............................................................................................................... 4
3. REVISÃO TEÓRICA ............................................................................................... 4
3.1 POSIONAMENTO RELATIVO CINEMÁTICO ......................................... 4
3.2 POSICIONAMENTO RELATIVO ESTATICO ........................................... 4
4. PLANEJAMENTO ................................................................................................... 5
5. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................... 6
6. RESULTADOS E ANALISES ................................................................................. 7
7. CONCLUSÃO .......................................................................................................... 9
8. BIBLIOGRAFIA ...................................................................................................... 9
9. ANEXOS ................................................................................................................. 10
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho é realizado a demarcação do campo, para isso é realizado dois tipos de posicionamento. O primeiro realiza-se o posicionamento relativo estático para obtenção das coordenadas do ponto base. Para que com essas coordenadas realizar-se a demarcação do campo de futebol da FCT-Unesp, pelo método de posicionamento cinemático.
Para a realização deste levantamento, foi usado um receptor GNSS, Hiper SR da Topcon, como base para um levantamento estático, e um receptor GNSS, o GGD também da Topcon, usado para o levantamento cinemático. O tempo estimado de coleta, varia de 15 a 20 minutos com um intervalo de coleta de 5 segundos e um ângulo de elevação de 10 graus.
O receptor da base, Hiper SR, foi instalado a uma altura inclinada de 1,338 metros e a configuração do receptor é para um posicionamento relativo estático. Enquanto o outro seguia o planejamento abaixo, configurado para o posicionamento cinemático.
.
2. OBJETIVO
A atividade busca realizar um levantamento relativo cinemático no campo de futebol com a finalidade de obter as coordenadas dos pontos escolhidos, e que foram escolhidos em planejamento.
O trabalho também teve uma finalidade de valor educacional, pois visa mostrar aos estudantes como é realizado um levantamento relativo cinemático e onde ele pode ser aplicado.
3. REVISÃO TEÓRICA
3.1 POSICIONAMENTO RELATIVO CINEMÁTICO
Com precisão na ordem de 1 a 5 ppm, o posicionamento relativo cinemático consiste em se determinar um conjunto de coordenadas para cada época de observação, onde um receptor ocupa a estação de referência enquanto o outro permanece estacionado ou se deslocando sobre as feições de interesse. Portanto, no posicionamento cinemático, embora a antena esteja em movimento, a trajetória é descrita por uma série de pontos. Isso tem como consequência a necessidade do usuário dispor de no mínimo cinco satélites para realizar o posicionamento Os dados podem ser processados de duas formas: Após a coleta (pós – processamento) e durante a coleta (RTK – Real Time Kinematic).
3.2 POSICIONAMENTO RELATIVO ESTÁTICO
No posicionamento relativo, as coordenadas são determinadas em relação a um referencial materializado através de uma ou mais estações com coordenadas conhecidas. Neste caso, é necessário que pelo menos dois receptores coletem dados de, no mínimo, dois satélites simultaneamente, onde um dos receptores deve ocupar a estação com coordenadas conhecidas, denominada de estação de referência ou estação base.
A fase de batimento da onda portadora é indispensável para se conseguir resultados precisos com esta técnica de posicionamento. No entanto, a pseudodistância pode ser utilizada conjuntamente com a fase ou, até mesmo, isoladamente. O princípio básico desta técnica de posicionamento é minimizar as fontes de erro através da diferença entre observações recebidas simultaneamente por receptores que ocupam duas estações.
Já no posicionamento relativo estático, tanto o receptor da estação referência, quanto o da estação com coordenadas a determinar, permanecem estacionários durante todo o levantamento. A duração do levantamento varia de 20 minutos até várias horas.
Levantamentos realizados em linhas de base com comprimento inferior a 10 km, cujos receptores estejam estacionados em locais onde não haja ocorrência de obstrução e sob condições ionosféricas favoráveis, 20 minutos são suficientes para se conseguir solução das ambiguidades com receptores de simples frequência. Esta situação se modifica conforme as condições de localização das estações e com o aumento do comprimento da linha de base. No caso de linhas de base maiores que 10 km recomenda-se a utilização de receptores de dupla frequência, bem como a utilização de efemérides e do erro do relógio do IGS. A precisão conseguida com esta técnica de posicionamento varia de 0,1 a 1 ppm.
4. PLANEJAMENTO
Abaixo está o planejamento do grupo para o trabalho prático de posicionamento relativo cinemático, contornando o campo de futebol. O ponto de partida está demarcado de vermelho (Ponto 1), e o caminho tomado está no sentido a seta. O planejamento deve ser realizado com muito cuidado, pois não deve ser obstruído o sinal, para que a ambiguidade N seja solucionada.
5. DESENVOLVIMENTO
Este trabalho foi dividido em duas partes, a primeira foi utilizado o receptor Hiper
...