Trabalho Geoprocesssamento
Por: beatrizbandrade • 8/7/2017 • Trabalho acadêmico • 906 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal da Bahia
ENGA52 – Geoprocessamento
Professora: Suzana Daniela Rocha
Análise de ocorrências de desabamento de deslizamento nos bairros de Plataforma e Pirajá, em Salvador – BA.
Josean Neto
Beatriz Brito
Salvador, 30 de março de 2017
- Introdução
A ideia de desastres ambientais nos remete a catástrofes ocorridas devido a ações descontroladas e naturais do meio ambiente. Entretanto, é errado falar de desastres ambientais sem incluir o papel humano como fonte causadora. Com o avanço das tecnologias e, consequentemente, o avanço do grau de exploração ambiental, o papel do homem na ocorrência de desastres ambientais se tornou fundamental.
Até meados do século XVIII o homem não se apresentava como uma grande ameaça ou grande manipulador do meio ambiente. Com a chegada da revolução industrial, com a evolução das tecnologias, descobrimento e uso de combustíveis fósseis e com a mecanização dos processos de produção isso mudou.
Antes desse período, os desastres ambientais se limitavam a ações que ocorriam naturalmente, aparentemente sem explicação e que instalavam o caos nas sociedades que se localizavam próximas a esses acontecimentos. Após as descobertas que colocaram o homem como grande modificador do meio, o cenário mudou.
O que podemos observar é que, atualmente, com o grande crescimento doso centros urbanos e com a explosão demográfica ocorrida pós a revolução industrial, o preenchimento do espaço natural nem sempre é feito de forma ordenada, segura e planejada. Com isso, a ocorrência de desastres naturais nos centros urbanos é comum. Deslizamentos de terra e desabamentos causados pela má ocupação e negligência perante às normas de segurança, alagamentos causados pela falta de planejamento das obras e más instalações que permitam o escoamento da água, entre outras ocorrências.
Para frear isso, a utilização das ferramentas tecnológicas para melhorar a gestão e o planejamento das áreas urbanas com o intuito de reduzir os riscos se tornou necessário. A partir dessa visão, o geoprocessamento, por apresentar a ideia de integração do meio físico com aspectos sociais, econômicos e políticos, deve ser adotado como ferramenta para localizar áreas críticas que precisam de atenção.
1.2. Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo caracterizar e analisar as ocorrências de deslizamentos e desabamentos nos bairros de Plataforma e Pirajá, na cidade de Salvador, Bahia. Essa caracterização foi feita através do uso de ferramentas de geoprocessamento. O objetivo é analisar os motivos ou causas das ocorrências para traçar ações de prevenção ou remediação eficazes. A base de dados utilizada para fazer essa análise é a da CODESAL.
1.3. Riscos de desabamento
O desabamento de uma estrutura é um desastre que pode ser provocado por diversos fatores. No momento da construção de um prédio é necessário um estudo prévio de viabilidade construtiva levando em conta as adversidades apresentadas no local da construção. Fatores como: clima, solo e entornos devem ser estudados minuciosamente para que durante o período da obra e em toda a sua vida útil a segurança da construção seja garantida.
Figura 1 – Desabamento em obra do metrô de São Paulo
[pic 2]
Fonte: conjur.com.br
As causas de um desabamento variam bastante, principalmente na Engenharia Civil. Um erro de projeto que passa despercebido, uma avaliação do solo mal feita ou incompatível com o tipo de construção que será realizada, utilização de materiais que não sejam adequados ao tipo de clima onde será construída a estrutura e a negligência por parte dos responsáveis em relação aos impactos causados pela construção no seu entorno e quais consequências esses impactos podem gerar na estrutura.
...