Trabalho Gestão de Custos
Por: pamela_mendes • 8/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.931 Palavras (8 Páginas) • 355 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
[pic 1]
Gestão de Custos
Relatório Final – Empresa Mega Müller Ind. Com. Ltda
Análise da Aplicação da Classificação ABC
Profª.: Paula Ceryno
FELIPE FORTUNA
MARIANA SANTOS
MARIANA FONTENELE
PÂMELA MENDES
SERGIVAN
RIO DE JANEIRO
2015
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo analisar uma empresa sobre a ótica dos conteúdos estudados na disciplina de gestão de custos. Para a realização do trabalho foi feita uma busca por uma empresa que retratasse os pontos que seriam seguidos a fim de se realizar o estudo de caso proposto.
Atualmente, as empresas necessitam se diferenciar frente seus concorrentes. Por conta disso, as empresas que possuem ferramentas, estudos e conhecimentos sobre suas informações financeiras largam na frente em um mercado amplamente competitivo. Para que uma empresa consiga sobreviver, é necessário que sua operação seja viável e que seja feito um controle dos seus custos.
O estudo de caso apresentado nesse trabalho será baseado na pesquisa feita na empresa Mega Müller Ind. Com. Ltda. Foi analisado como é feito a gestão de custo na empresa atualmente, para a posteriori podermos auxiliar nas tomadas de decisão da empresa.
Objetivos
O objetivo geral do trabalho é encontrar o método de custeio mais eficiente aplicável à empresa Mega Müller Ind. Com. Ltda
Como objetivos específicos, temos a descrição dos principais produtos fabricados pela empresa e o mapeamento do seu processo. A identificação das atividades relevantes de cada setor e o mapeamento dos seus custos. Para em seguida, poder ser calculado o lucro bruto e a ordem de lucratividade dos produtos produzidos pela empresa.
Descrição da Empresa
Criada em 1994, a Mega Müller Ind. Com. Ltda, localizada em São Paulo, Capital, é uma empresa especializada na usinagem e produção de moldes para sopro de embalagens plásticas.
Setor
Atuação na área de moldes de sopro para embalagens plásticas.
Tamanho
Possui um total de 12 funcionários e 250 metros quadrados de área.
Produtos
Moldes de sopro para embalagens plásticas e seus periféricos. Os produtos variam de acordo com a encomenda dos clientes. Por exemplo: Frasco de amaciante BOMBRIL, YPE, frascos de água sanitária e outros vários de perfumes, desodorante, shampoo, refrigerantes de PET e etc.
Os produtos principais se separam da seguinte maneira:
[pic 2]
Descrição do Sistema Produtivo
Primeiramente há apresentação de orçamento conforme a embalagem; como seu volume e formato, composição de material do molde e seus componentes.
Nota: neste caso existe uma tabela de preço utilizada para composição de valores, tabela esta já atualizada semestralmente pelo setor de custos, ou um prazo menor pela ocorrência de outras interferências do mercado.
Após aprovação do orçamento enviado, temos o início de produção conforme abaixo:
1º Passo) A área comercial envia fichas de fabricação/produção com descritivo/formatação do “produto” vendido/negociado para projeto, produção, controle de qualidade, custos.
2º Passo) A área comercial envia ficha de negociação dos valores finais para os setores financeiro/faturamento e custos.
3º Passo) Início de projeto conforme composição e negociação comercial descrita em ficha de liberação para produção.
4º Passo) Elaboração de lista de material com componentes, conforme descritivo comercial e envio de fichas de solicitação de materiais para compras e custos.
5º Passo) Ao fim do projeto, todos os desenhos são impressos e entregues aos setores produtivos de usinagem, montagem e controle de qualidade/expedição.
6º Passo) A área de custos finaliza a análise de custo do material solicitado em função do preço praticado pelo setor comercial, e envia um planejamento de custo final dos itens a serem comprados.
7º Passo) A área de compras inicia a compra do material com o objetivo do planejamento/meta pré-estabelecida pelo setor de custos.
8º Passo) Com a chegada do material e projeto, o início da produção entra em estágio de separação e inclusão de cada desenho com seu material especificado, também é feito uma verificação de melhor caminho de usinagem em função do projeto elaborado, podendo inclusive solicitar uma revisão de projeto para facilitar o sistema produtivo, sem perda do material já comprado.
9ª Passo) Toda a parte produtiva tem o início em máquinas de usinagem na sequência lógica a seguir; fresa de esquadrejar, retifica, fresa ferramenteira, centro de usinagem, torno erosão.
10º Passo) Após todo o “maquinamento” das peças temos o início da montagem com: furações, fresas de corte manual, retifica final, ajustes manuais de precisão assim como uniões das partes moveis com parafusos, pinos, aneis de vedação, cola vedante/chapas de vedação, jateamento das peças e acabamento final.
11º Passo) Há o controle de qualidade que engloba a verificação do sistema de movimento de gaveta quando o projeto incluiu, a verificação de vazamento do sistema de refrigeração, o dimensionamento da cavidade, a verificação do corte com teste de impacto, as verificações de gravações, a avaliação de acabamento externo conforme padrão pré-estabelecido pela empresa de componentes de montagem como arruelas, parafusos e etc. Após todas as verificações, o molde é enviado para expedição/recebimento.
12º Passo) O setor de recebimento/expedição faz a vistoria de todo o material comprado em função da ficha de compras conferindo cada item fornecido com valores e tipo de material. Ao expedir o produto a vistoria é feita em função da composição de cada item conforme o setor comercial enviou, após toda a verificação faz o aviso de liberação para faturamento.
Foi feito o mapeamento do processo do estabelecimento para entender o sistema de custos da empresa. O software utilizado foi o Bizagi Process Modeler, que foi aprendido na disciplina de gerências de projetos e negócios.
...