TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão da Manutenção

Por:   •  9/5/2015  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

O que é gestão da manutenção?

Primeiramente, precisa-se definir um conceito de manutenção e dentre os diversos significados pode se destacar como o conjunto de ações conduzidas com o fim de manter em condição aceitável as instalações e o equipamento fabril de forma assegurar a regularidade da produção, a sua qualidade e a segurança com o mínimo de custos.

Esta designação começou a aparecer no século XVI na Europa Central com o surgimento dos relógios mecânicos nascendo assim os primeiros técnicos em montagem e assistência. E veio em crescente ao longo da Revolução Industrial e se tornou necessária com a Segunda Guerra Mundial na reconstrução pós-guerra da Inglaterra, Alemanha, Itália e Japão. E com o advento da globalização as empresas não operam mais em seus domínios, a intensa concorrência por prazos e a busca da qualidade na entrega de serviços e produtos passam a ser um diferencial.

A gestão da manutenção nas empresas passou a ter um objetivo claro de redução de custos, evitar paradas com perdas de produção, redução de tempo de não disponibilidade dos equipamentos, redução de emergências e número de avarias, melhora na qualidade da produção, aumento da segurança, aumento no tempo de vida dos equipamentos, aumento do tempo de resposta da produção. Uma vez que máquinas e equipamentos com defeitos ou parados poderiam advir prejuízos incalculáveis em curto ou longo prazo para as companhias.

As máquinas tem um ciclo de vida natural dividido em três fases que pode-se chamar: de amaciamento, são os defeitos internos do equipamento pelo uso normal e auto-ajuste do sistema cobertos pela garantia de fábrica, de vida útil do componente, ocorre poucas quebras e paradas sendo a fase de maior rendimento, e de envelhecimento, maior frequência de quebras e paradas sendo a hora de decidir pela reforma ou aquisição de outro máquina/equipamento.

E neste ciclo de vida dos equipamentos que a manutenção atua. Ela pode ser divida em: manutenção não planejada, não ocorre planejamento e programação prévia pode acontecer a qualquer momento sendo chamada também de corretiva e manutenção planejada, ocorre um planejamento e programação prévios. A manutenção corretiva se divide em: inesperada que tem o objetivo de localizar e reparar defeitos repentinos em equipamentos de regime de trabalho continuo e ocasional que faz consertos de falhas que não param as máquinas, por exemplo, quando a parada da máquina não é por defeito e sim pelo atraso na entrega de matéria prima. E a manutenção planejada que divide se em: preventiva, conjunto de procedimentos e ações antecipadas para manter a máquina em funcionamento, preditiva, é o conhecimento das condições de cada um dos componentes das maquinas obtidos pelo acompanhamento do desgaste de peças vitais das mesmas, detectiva, é a manutenção preditiva dos sistemas de proteção dos equipamentos buscando falhas ocultas destes sistemas, e finalmente a engenharia de manutenção, é o nível mais elevado de investimento na manutenção consistindo em buscar as causas da manutenção já no projeto do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com