Trabalho Individual
Trabalho Universitário: Trabalho Individual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Solaro • 10/10/2013 • 3.120 Palavras (13 Páginas) • 371 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, a competitividade entre empresas é muito mais expressiva do que antigamente e essa situação traz às pessoas a necessidade de desenvolvimento das competências que venham a agregar valor para as empresas devendo a inovação ser buscada dentro e fora da empresa para que esta consiga enfrentar o mercado com maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Uma dessas inovações são as redes sociais. As pessoas estão inseridas na sociedade por meio das relações que desenvolvem durante toda sua vida, primeiro no âmbito familiar, em seguida na escola, na comunidade em que vivem e no trabalho; enfim, as relações que as pessoas desenvolvem e mantêm é que fortalecem a esfera social. A própria natureza humana nos liga a outras pessoas e estrutura a sociedade em rede.
Nas redes sociais, cada indivíduo tem sua função e identidade cultural. Sua relação com outros indivíduos vai formando um todo coeso que representa a rede. Com a globalização das informações trazidas pela Internet as redes sociais popularizaram-se de forma exponencial invadindo lares e empresas. Apesar de cada uma dessas redes sociais ser direcionada para um segmento de interesse, umas acabam sempre agradando mais que outras dependendo do país, local, cultura e tipo de contato desejado pelos usuários.
Outra inovação resultante da evolução da tecnologia e que está atrelado às redes sociais é o mobile-commerce ou m-commerce que consiste em toda e qualquer operação que envolva a transferência de propriedade ou de direitos de utilização de bens e serviços, que é iniciado e / ou concluído com a utilização de dispositivos móveis. A Internet, que já era uma enorme vitrine publicitária, viu esse efeito aumentar de maneira exponencial com o crescimento das redes sociais, que são as principais aliadas do m-commerce já que usuários, que são clientes em potencial, utilizam as redes para saberem a opinião de terceiros sobre um mesmo produto e todos sabemos o que acontece quando um consumidor adquire algo e fica satisfeito: ele conta aos amigos.
O presente trabalho apresenta dois objetivos que se correlacionam entre si: a primeira finalidade é fazer uma análise detalhada acerca dos fatos e seus componentes que envolvem as operadoras afetadas (Tim, Oi e Claro) e a Anatel, relatando de forma concisa o histórico da crise, os motivos que levaram a prática da mesma e as estratégias utilizadas para sair de tal problema, englobando dentro do material estudado o micro e o macroambiente em que as operadoras estão envolvidas. Para execução de tal análise dispus de um referencial teórico variado, além da utilização de uma pesquisa de caráter qualitativo.
A segunda finalidade do trabalho consiste em relatar o progresso contínuo das redes sociais, sua utilização e influência tanto para as organizações como para as pessoas no geral; abordando também uma das maiores inovações na maneira de executar negócios, que de certa maneira está atrelado as redes sociais: o e-commerce (tipo de transação comercial feita por meio eletrônico, como o ato de vender, comprar ou mesmo pagar contas via Internet, tendo como foco o atrativo às vendas) e o posterior m-commerce, apresentando conceitos, finalidades, aceitação no mercado e vantagens presenciadas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 - I DESAFIO
Tendo em vista os motivos que levaram a punição estabelecida pela Anatel, observa-se que a maior carência das telefonias é o controle do grande fluxo de ligações diariamente. Diante deste fato a melhor solução a ser tomada é ampliar as antenas de telecomunicação e ao mesmo tempo minimizar a venda de chips, para assim buscar manter o equilíbrio entre quantidade e qualidade. Ao aplicar as soluções apresentadas, as empresas conseguiriam uma maior credibilidade no mercado e uma maior aceitação do público-alvo aumentando seu faturamento mensal sem comprometer a qualidade dos serviços concedidos.
II DESAFIO
COMERCIO E NEGOCIO ELETRONICO
Vivemos atualmente em mundo em constante desenvolvimento, nos últimos anos tem se vivenciado o aceleramento do desenvolvimento da conectividade via web.
A internet foi desenvolvida na época da guerra fria, onde mantinha contato entre as bases militares dos estados unidos. Posteriormente, a internet foi permitida o acesso aos cientistas, que implantaram nas universidades, que por fim foi disponível aos pesquisadores domésticos.
Hoje em dia, o acesso á internet é mais comum, uma pessoa pode manuseá-lo e dominá-lo á qualquer momento, independe a sua localidade geográfica, a internet é considerada o maior meio de comunicação desenvolvida.
Com o surgimento da Word wide web (WWW), a internet possibilitou que seu conteúdo fosse mais atraente com imagens e sons. Onde cada endereço de acesso é individual e encontrado por qualquer usuário da rede.
No Brasil, a internet foi introduzida em 1991, para missão acadêmica, mas em 1994 a Embratel lançou o serviço experimental para conhecimento melhor da internet. Em 1995, quando foi possível a abertura para exploração comercial e para uso domestico.
O computador, foi criado em época guerra, para aterrorizar os inimigos. Os criadores do computador, matemáticos, construíram uma maquina de calcular com funções de memória. Embora a invenção do primeiro Computador, que pesava 30 toneladas, o computador pessoal, com desenvolvimento, hoje com microprocessadores permitiu a compactação, diminuíram de tamanho e ficaram mais baratos, criando modelos de bolso, os domésticos e que possam ser carregados. Foram então adaptados para que qualquer pessoa possa manuseá-lo.
Durante muitos anos, o computador era privilégio das grandes empresas, por dispor de espaço físico, mão de obra integral na sua manutenção e devida refrigeração. Assim, grandes custos.
A não utilização do computador e da internet em uma empresa, é quase impossível em uma sociedade capitalista que desenvolve muito a cada dia. Antes as relações comerciais eram restritas a comunidade que atuava por meio de propagandas se expandia, seus custos eram aumentados, não existia a eficiência uma vez que dependiam dos meios de comunicação para que pudessem ser reconhecidas. A forma de procura de informações da própria empresa era precária, os documentos, armazenados ocupavam espaços físicos. Os clientes, que conheciam o produto por aquele que escutavam em propagandas
...