Trabalho Sobre Líder
Monografias: Trabalho Sobre Líder. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagorevoredo • 10/10/2013 • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 397 Visualizações
Unibratec instituição de ensino referência em tecnologia do nordeste
CURSO SUPERIOR EM REDE DE COMPUTADORES
RECIFE – PE 2013
Líder: Steve Jobs
Uma pesquisa sobre a vida de Steve Jobs geralmente traz muito sobre sua história profissional após a fundação Apple e muito pouco sobre sua vida antes disto. O propósito desta análise da vida de Steve Jobs não é de saber de sua história de lançamentos inovadores (assunto facilmente encontrado em sites de buscas) mas sim de focar na sua história como um líder. Por isso, apesar de abordar sua história, inovações e conquistas, estas serão abordadas de maneira resumida por não serem o foco deste trabalho.
Steve Paul Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco, Califórnia. Seus pais biológicos o colocaram para adoção logo após o seu nascimento, alegando que o objetivo deles é que Steve fosse criado por pais graduados e que incutissem esse desejo nele. Seus pais adotivos se chamam Paul e Clara Jobs e, como a maior parte dos casais americanos, economizaram durante todo o crescimento de Jobs para poder pagar por uma faculdade. Em 1972, aos 17 anos, cumprindo a vontade dos pais, ingressou na Universidade Reed, em Oregon. No entanto, assim como muitos inovadores da era do silício, viu que aquilo não era para ele e abandonou logo no primeiro semestre. Steve, entretanto, continuou frequentando algumas cadeiras que lhe interessavam, como Caligrafia, mesmo sem saber ao certo porque o fazia (como dito pelo mesmo em seu discurso em Harvard).
época que fez algo que veio por mudar completamente a sua vida, uma viagem para Índia em busca de iluminação espiritual. Nesta viagem Jobs se converteu ao budismo e dizem que empregou toda filosofia e ética em sua recém-fundada Apple.
Em sua trajetória profissional, começou trabalhando na HP e trabalhou também na Atari quando, em 1974 Jobs viajou para a Índia. Em sua volta fundou a Apple em parceira com Steve Wozniak, Ronald Wayne e “Mike” Markkula Jr, em 1976. Em 1985, disputas com o CEO da Apple na época, John Sculley, fizeram com que Jobs fosse obrigado a abandonar a companhia que ajudou a fundar.
Após ter deixado a Apple, Steve Jobs fundou a NeXT Computer, companhia calcada em ideiais de inovação, cujos equipamentos criados se tornaram conhecidos pelas inovações que apresentavam e, principalmente, pelo alto preço cobrado por cada um deles. Devido ao público reduzido, a NeXT passou por diversas dificuldades financeiras, inclusive enfrentando um período em que se dedicou exclusivamente ao desenvolvimento e venda de softwares.
Em 1986, Jobs comprou o The Graphics Group, mais tarde renomeado para Pixar. Após um período de fracassos desenvolvendo hardwares gráficos, a empresa mudou seu foco para o desenvolvimento de animações em parceria com a Disney. Após a venda da Pixar em 2006, Jobs se tornou o acionista majoritário da Disney, detendo o direito sobre 7% das ações da empresa.
Em 1996, a Apple anunciou a compra da NeXT Computers, o que levou Steve Jobs de volta à empresa que ajudou a fundar, assumindo os cargos de consultor e de CEO, decidido a reformular a Apple no que fosse preciso, corrigindo os desvios de rumo responsáveis pela perda de espaço e sucesso. Em seu retorno, Jobs cancelou uma série de projetos que considerava pouco promissores, gerando um período de medo entre os funcionários da empresa, que viam a possibilidade de perder seus empregos a qualquer momento. O resultado da mudança de rumo foi o iMac 3G, que revolucionou mais uma vez os computadores pessoais ao incorporar elementos do desktop ao monitor do aparelho.
A partir desse momento, a Apple passou a construir a trajetória de sucesso que a levou a ser considerada atualmente como a empresa mais valiosa do mundo. Entre os produtos revolucionários apresentados por Jobs estão o iPod e iTunes, que em 2001 iniciaram uma mudança total no mundo da música digital. Outros sinônimos de sucesso são o iPhone, cujo primeiro modelo foi apresentado em 2007, e o iPad, aparelho que, praticamente sozinho, foi responsável por tornar viável o mercado de tablets.
Durante o passar dos anos, Jobs construiu uma imagem pessoal marcante e enigmática, gerando um imenso burburinho entre a imprensa especializada em tecnologia toda vez que sinalizava o lançamento de algum novo produto ou serviço.
Para comprovar o sucesso de Jobs em frente à diretoria da Apple, basta observar a valorização da empresa a partir de seu retorno
...