Trabalho Sobre Multiplexaçao
Por: M da Silva • 22/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE
REDES DE MULTIPLEXAÇÃO
RIO BRANCO – AC
22/05/2016
ACADEMICO
Moiseiz Barros da Silva
Trabalho apresentado à disciplina Redes de computadores do Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade IESACRE, apresentado como requisito parcial para obtenção de nota de Trabalho para N1.
Orientador: Prof. Alessandro
RIO BRANCO – AC
22/05/2016
Introdução
As tecnologias usadas para transferir dados entre computadores envolvem muitas metodologias e componentes diferentes. Uma das principais finalidades da comunicação é permiti que diferentes hardwares e sistemas operacionais se comuniquem entre si. Uma dessas tecnologias é chamada de Multiplexação, é o meio de transmissão, ou enlace, refere-se aos dispositivos usados pra transferir informações de um dispositivo pra outro em um mesmo meio físico para várias comunicações simultâneas.
A multiplexação é o meio de transporte usado para transportar informações de um dispositivo para outro, que consiste em agrupar vários canais de dados não relacionados, de modo a transmiti-los simultaneamente em um mesmo meio físico (cabo, satélite, fibra ótica) sem que haja mistura ou interferência dos canais.
O objetivo básico para a utilização desta técnica e a economia, pois utilizando o meio de transmissão para inúmeros canais, assim economiza-se em linhas, suporte, manutenção e instalação e etc.
Existem basicamente esses tipos de multiplexação: Multiplexação por divisão de frequências, por divisão de comprimento de ondas, por divisão de tempos (síncrona no tempo, assíncrona no tempo), ascendente e descendente.
A multiplexação por divisão de frequências e projetado para redes que usam várias frequências portadoras, que seja possível a transmissão dos diferentes sinais independentes pelo meio de transmissão. A multiplexação por divisão de frequências é mais utilizada para tirar vantagens da largura de banda do meio de transmissão exceder a banda necessária para a transmissão de um único sinal. E basicamente uma separação em frequência dos canais a serem multiplexados, resultando em uma sobreposição no tempo dos sinais a tecnologia, ou seja, é usada em redes que enviam os sinais através de fios, frequências de radio ou fibras óticas.
[pic 2]
Na multiplexação por divisão de comprimento de onda, é a expressão usada para especificar técnicas de multiplexação em sistemas ópticas de transmissão. Diferentemente da divisão por frequência aqui são utilizados diferentes comprimentos de ondas ópticos para diversos sinais no mesmo meio de transmissão. Assim como em sinais elétricos, sinais luminosos com diferentes comprimentos de onda ou em frequência que não interferem entre si.
A técnica de divisão de onda funciona pelo envio de várias ondas luminosas em uma única fila óptica, esses diferentes sinais são usados para analisar as frequências e escolher a que esta atualmente funcionando. Esse tipo de sistema e mais utilizado para maior confiabilidade dos sinais transmitidos.
[pic 3]
A multiplexação por divisão de tempo é uma alternativa da divisão de frequência, na divisão de tempo as fontes transmissoras usam intervalos de tempo ou meio de transmissão de tempo ou meio de transmissão alternadamente. A metodologia de divisão de tempo terá vantagem do fato de que a taxa de transmissão do meio, em bits é maior que a taxa necessária para uma única transmissão.
Há duas formas de divisão de tempo: Multiplexação síncrona nela o domínio de tempo é dividido em intervalos de tamanhos fixos, chamados de frames. Cada frame é subdividido em N subintervalos denominados slots ou segmentos que formam uma partição das formas que, por sua vez, formam uma partição do tempo infinito. Mas o segmento de tempo dentro de um frame não precisa ser do mesmo tamanho.
...