Trabalho Sobre Robótica
Ensaios: Trabalho Sobre Robótica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucao_macedo • 14/5/2014 • 697 Palavras (3 Páginas) • 455 Visualizações
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 2
TIPOS DE ROBÔS 3
Revoluto 3
Cilíndrico 4
Cartesiano 5
Polar 6
CONCLUSÃO 7
INTRODUÇÃO
Robótica é um ramo da informática que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.
TIPOS DE ROBÔS
REVOLUTO
Estes tipos de robôs (Groover, 1988, Adade Filho, 1992), possuem 3 juntas rotativas, conforme ilustrada a figura. Eles são os mais usados nas industrias, por terem uma configuração semelhante ao do braço humano, (braço, antebraço e pulso). O pulso e unido a extremidade do antebraço, o que propicia juntas adicionais para orientação do órgão terminal.
Este modelo de configuração e o mais versátil dos manipuladores, pois assegura maiores movimentos dentro de um espaço compacto. Os braços revolutos podem ser de dois tipos: cadeia aberta ou cadeia parcialmente fechada. Nos primeiros pode-se distinguir facilmente a seqüência natural formada por elo-junta, da base ate o punho. Nos braços de cadeia parcialmente fechada o atuador da terceira junta efetua o movimento desta por meio de elos e articulações não motorizadas adicionais.
CILÍNDRICO
Este braço possui na base uma junta prismática, sobre a qual apoia-se uma junta rotativa (revolvente ou torcional). Uma terceira junta do tipo prismática e conectada na junta rotativa formando uma configuração LVL, como mostra a figura. Este braço apresenta um volume de trabalho cilíndrico, e pode-se apresentar também na configuração TLL.
CARTESIANO
O robô de coordenadas cartesianas, ilustrado na figura usa três juntas lineares. E o robô de configuração mais simples, desloca as três juntas uma em relação a outra. Este robô opera dentro de um envoltório de trabalho cúbico.
...