Trabalho Sobre os Correios
Por: Cristina Isa • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.298 Palavras (14 Páginas) • 1.290 Visualizações
Trabalho de Estratégias e Organizações _ Correios
Introdução
Até que fosse criado uma empresa responsável pelos serviços postais, aconteceram muitos fatos históricos ligados a correspondências e exportações, vistas no Brasil ainda como colônia de Portugal. A comunicação se dava através de cartas que eram transportadas por navios, além de produtos que Portugal explorava do nosso país. Porém, no decorrer do tempo a necessidade de criar uma entidade que prestasse esse tipo de serviço foi aumentando. O Brasil passou por alterações em sua estrutura, o que atingiu também o setor postal e para atender a necessidade de comunicação, em 1931, foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) que era subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. Em 1969, o modelo adotado pelo DCT já não era mais viável para o quadro produtivo pelo qual o país atravessava. Era necessário modernizar a infraestrutura do Departamento de Correios e Telégrafos que já não correspondia as expectativas. No dia 20 de março de 1969 foi criada a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), uma empresa pública e vinculada ao Ministério das Comunicações. Com a globalização, essa empresa vem se enquadrando nos requisitos indispensáveis para melhor atender os seus clientes. A única agência de Santa Cruz de Minas, atualmente, conta com três funcionários próprios e um terceirizado. Se localiza na Rua Getúlio Vargas, n. 69. Por ser a única vigente na cidade, a agência é responsável pela entrega de toda correspondência do município. O objetivo do trabalho é tentar entender a empresa sobre um olhar de análises metódicas, estudadas na disciplina de Estratégia e Organizações
- Porque escolhemos os Correios
Escolhemos falar a respeito dos Correios pois é uma empresa forte que está há muitos anos no mercado e domina o ramo de correspondências no Brasil. Em função do monopólio postal de que desfruta, das greves constantes de seus funcionários, da proteção contra a concorrência, encontramos a necessidade de saber mais a respeito dessa empresa.
Possuindo serviços variados, a companhia permite o acesso aos serviços postais e aos serviços financeiros, oferecendo o encaminhamento e recebimento de objetos postais (cartas, telegramas e encomendas) e viabilizando ainda a prestação de serviços de transferências financeiras (pagamento de contas, recebimento de benefícios, remessas de numerários e serviços bancários básicos) por intermédio do Banco Postal. (Exercício Financeiro, 2014). Isso tudo nos instigou a pesquisar mais a fundo as características da empresa, e entender como ela se comporta no mercado.
Tendo como objetivo do trabalho, apresentar um diagnóstico através da pesquisa e compreensão das atividades administrativas exercidas pela Companhia Brasileira de Telégrafos, buscamos a filial de Santa Cruz de Minas - MG, por ser mais próxima e com uma estrutura física pequena, o que nos permitiu perceber se as estratégias, a missão, visão e valores de uma empresa que se encontra espalhada por todo o território brasileiro, são as mesmas para todas as filiais, independentemente do tamanho e localização.
- Concorrentes
Assegurar o controle de custos e despesas e incrementar a receita; segmentar o mercado; estruturar programa de relacionamento com o cliente e mercado; incorporar a cultura de concorrência... (ECT,2004). É com essa visão que os Correios está se modernizando e se tornando, cada vez mais, em um sistema mais ágil e eficiente. E prova que é merecedor do Monopólio Postal, deliberado pela Lei Postal. Além disso, garante certa vantagem, em relação aos seus concorrentes, nos serviços de livre concorrência. A ECT possui concorrentes diretas em diferentes cenários, nacional, transnacional, local, internacional. A TAM, o Rapidão Cometa são as principais concorrentes dos Correios, em âmbito, nacional. A FEDEX é a transnacional que compete espaço com a ECT. Os autônomos moto boys dividem encomendas em nível municipal. Na região de Santa Cruz de Minas há duas transportadoras que detém parte do mercado de entrega de encomendas: Transportadora Expresso Vera Cruz e São Gonçalo Garcia. Apesar de os Correios ocupar a posição de décimo melhor serviço postal do mundo
(Accenture), ele apresenta algumas limitações. O peso da carga não pode ultrapassar 30 kg, exceto em contratos especiais, materiais químicos não são transportados, por ser do setor público está propício a greve de colaboradores, os preços dos serviços são tabelados. Porter (1990 apud COBRA, 1992, p. 324), define que: “diferenciação uma empresa pode obter vantagens competitivas com base em uma liderança de custo e através da diferenciação de seus produtos em relação à concorrência”. Sendo assim, as transportadoras vêm apresentando credibilidade em seus serviços. Além de, serem mais flexíveis nos preços, transportam cargas superiores a 30 kg. Entretanto, o custo de uma transportadora é quase três vezes maior que o da ECT, está sujeita maior número de impostos, não disponibiliza código de rastreio e não possui alcance nacional. Os crescimentos das concorrentes dos correios levaram a Empresa a se reestruturar e a inovar. A parceria com o Banco do Brasil, a diversificação do portfólio, e o projeto, em fase de teste, que visa diminuir o uso de papel por meio de smartphones coorporativos, são exemplos de busca pela consolidação no atual mercado complexo.
Os Correios possuem um outro tipo de ameaça, a internet. De 2010 a 2020, o conselho administrativo prevê queda brusca (50%) no volume de cartas. Porém, a Accenture acredita que esse déficit pode ser suprido por meio de correspondências informando promoções. “Cartas envolvendo marketing caíram com a crise, mas a gente acredita que isso vai funcionar bem. Quando você manda e-mails, muitas pessoas acabam nem olhando, só deletam. Ao receberem carta em casa, pelo menos olham para saber do que se trata antes de jogar fora”. Por outro lado, para a Accenture, a queda de 50 bilhões em volume de postagens não pode ser atribuída totalmente à internet. “No Brasil, por exemplo, a internet faz com que mais gente use o comercio eletrônico, que depende de empresas como os Correios para entregar”. Aparentemente pode-se se pensar que a por possuir o monopólio postal os colaboradores não se preocupariam em estar em constante melhorias. Pelo contrário, a ECT mesmo em períodos de crise apresentou aumento no número de funcionários, o uso do Sedex cresceu 25% e é movida por metas. A fim de garantir a qualidade de seus serviços, a Empresa possui diversas estratégias, uma delas é a sazonalidade. Ou seja, tenta não dar férias a funcionários efetivos em períodos de maior demanda. Ações como essas fazem dos Correios a referência em sua área e ser uma das únicas estatais do ramo com credibilidade na América Latina.
...