Trabalho Subestações
Casos: Trabalho Subestações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: forlanlemos • 1/12/2014 • 747 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
Faculdade do Sul da Bahia - FASB
Subestações
Forlan Lemos da Silva
Isaque Pereira Barbosa
Pablo Marques
Teixeira de Freitas
2014
Forlan Lemos da Silva
Isaque Pereira Barbosa
Pablo Marques
Subestações
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil, 4° período, sob a orientação do Professor Zamith Neto, da Faculdade do Sul da Bahia (FASB), para obtenção de nota parcial.
Teixeira de Freitas
2014
Resumo
Este trabalho tem como finalidade aprofundar os...
Palavras-chave:
Lista de figuras
Figura 1 - Efeito Corona 3
Figura 2 - Subestação a céu aberto 3
Figura 3 - Subestação em interiores 4
Figura 4 - Subestação blindada 4
Sumário
1. Introdução 1
2. Conceito 2
3. Classificação quanto à função 2
3.1. Subestações transformadoras 2
3.2. Subestação Seccionadora, de Manobra ou de Chaveamento 2
4. Classificação quanto ao nível de tensão 2
5. Classificação quanto ao seu tipo de instalação 3
5.1. Subestações a céu aberto 3
5.2. Subestações em interiores 3
5.3. Subestações blindadas 4
6. Classificação quanto à forma de operação 4
6.1. Subestações com operador 5
6.2. Subestações semi-automáticas 5
6.3. Subestações automatizadas 5
7. Bibliografia 5
1. Introdução
2. Conceito
Uma subestação (SE) pode ser definida como um conjunto de equipamentos de manobra e/ou transformação e ainda eventualmente de compensação de reativos usado para dirigir o fluxo de energia em sistema de potência e possibilitar a sua diversificação através de rotas alternativas, possuindo dispositivos de proteção capazes de detectar os diferentes tipos de faltas que ocorrem no sistema e de isolar os trechos onde estas faltas correm.
A classificação de uma subestação pode ser realizada conforme sua função, seu nível de tensão, seu tipo de instalação e sua forma de operação.
3. Classificação quanto à função
3.1. Subestações transformadoras
Subestação transformadora é aquela que converte a tensão de suprimento para um nível diferente, maior ou menor, sendo designada, respectivamente, SE transformadora elevadora e SE transformadora abaixadora. Geralmente, uma subestação transformadora próxima aos centros de geração é uma SE elevadora (elevam a tensão para níveis de transmissão e sub transmissão proporcionando um transporte econômico da energia). Subestações no final de um sistema de transmissão, próximas aos centros de carga, ou de suprimento a uma indústria é uma SE transformadora abaixadora (diminuem os níveis de tensão evitando inconvenientes para a população como rádio-interferência, campos magnéticos intensos e faixas de passagem muito largas).
3.2. Subestação Seccionadora, de Manobra ou de Chaveamento
Subestação seccionadora, de manobra ou de chaveamento é aquela que interliga circuitos de suprimento sob o mesmo nível de tensão, possibilitando a sua multiplicação. É também adotada para possibilitar o seccionamento de circuitos, permitindo sua energização em trechos sucessivos de menor comprimento.
4. Classificação quanto ao nível de tensão
Subestações
...