TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho WebML

Trabalho Escolar: Trabalho WebML. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera de São Paulo

Curso Superior Bacharel Sistemas de Informação

Linguagem de Modelagem para Web WebML

Universidade Anhanguera de São Paulo

Curso Superior Bacharel Sistemas de Informação

Introdução

Nos últimos anos houve uma crescente preocupação sobre a forma de modelar um sistema de computador em um nível de abstração que pudesse atender a diferentes tipos de sistemas e equipes de desenvolvimento.

O objetivo da modelagem de dados é possibilitar a especificação dos dados usados pela aplicação em uma maneira intuitiva e formal.

O resultado da modelagem dos dados é um esquema conceitual que transmite de maneira simples e legível o conhecimento disponível sobre os dados da aplicação.

Considerando-se a necessidade de uma modelagem eficiente, no final dos anos 80 um grupo de amigos elaborou uma linguagem de modelagem, a UML (Unified Modelling Language), que após passar por um processo de padronização pela OMG (Object Management Group), tornou-se um padrão para modelagem de sistemas.

Mas a UML não atende as necessidades de representação e particularidades de uma aplicação web ou sistemas data intensive. Web sites data intensive são aqueles cujo objetivo principal é permitir que usuários acessem grande quantidade de dados.

Um sistema web é um sistema hipermídia, ou seja, apresenta os recursos ligados uns aos outros. Uma aplicação web estende um sistema web para adicionar funcionalidades, em outras palavras, uma aplicação web é um sistema web que possibilita a execução de lógica de negócio em um navegador de internet.

1. Webml

WebML (Web Modeling Language) é uma metodologia para projetos de aplicações web complexas e com grande quantidade de dados.

É composta de uma notação gráfica formal que pode ser utilizada em projetos completos, com ajuda de editores gráficos como o WebRatio.

O desenvolvimento é interativo e composto de cinco modelos ( partes ):

 Estrutura: trata da organização dos dados.

 Derivação: definições de dados redundantes.

 Composição: definição de páginas como um conjunto de sub-páginas e unidades básicas de publicação de páginas.

 Navegação: definição de links entre páginas e unidades.

 Apresentação: posicionamento de unidades em páginas e definição da aparência.

Características

A WebML possui quatro tipos de característica, sendo que para cada um destes tipos existe um modelo associado (Ceri, S.; Fraternali, 2000):

 Estrutura de dados, associada ao Modelo Estrutural (Structural model);

 Hipertexto, associada a dois modelos: Modelo de Composição (Composition model ) e Modelo de Navegação (Navigation model );

 Apresentação, associada ao Modelo de Apresentação (Presentation model );

 Personalização, associada ao Modelo de Personalização (Personalization model ).

Através desses quatro modelos, é possível descrever em um nível conceitual os vários componentes da aplicação (modelo de dados, hipertextos de páginas, e outros).

Assim, obtém-se uma independência em relação às linguagens de implementação de cada componente.

Modelo Estrutural

O Modelo Estrutural descreve a estrutura dos dados que constituem o conteúdo das aplicações.

Esse modelo é baseado no modelo Entidade/Relacionamento, mas apresenta-se compatível com o diagrama de classes da UML (Unified Modeling Language), utilizado na modelagem orientada a objetos.

Modelo de Hipertexto

O Modelo de Hipertexto descreve um ou mais hipertextos, cada hipertexto define uma visão do site (site view). Uma visão do site consiste dos modelos: composição e navegação.

Modelo de Composição

No Modelo de Composição são especificadas as páginas que constituirão o site. As páginas são compostas por content units (Unidades de Conteúdo), isto é, componentes que indicam quais dados serão retirados do Modelo Estrutural e inseridos nas páginas, e o formato da apresentação desses dados (listas, índices, etc.).

Existem seis tipos de content units:

 Data units (Unidades de Dados), que mostram as informações de apenas uma instância de uma entidade;

 Multi-data units (Unidades de Multi-dados), que permitem visualizar várias instâncias de uma entidade;

 Index units (Unidades do Índice), que apresentam várias instâncias de um determinado objeto (entidade ou relação) sob a forma de uma lista, e não apresentam a informação detalhada de cada instância apenas em um subconjunto dos seus atributos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com