Trabalho cerveja
Por: JoyceP • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.694 Palavras (15 Páginas) • 585 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS – UNIFEB
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CERVEJA
JOSE PAULO DIAS DE ALMEIDA JUNIOR
JOYCE PAVAN
MARIA JULIA FIOROT
NATALIA JURADO
BARRETOS – SP
2015
JOSE PAULO DIAS DE ALMEIDA JUNIOR – RA 519484
JOYCE PAVAN – RA 519465
MARIA JULIA FIOROT – RA 519541
NATALIA JURADO – RA 519536
CERVEJA
Pesquisa apresentada para maior conhecimento do tema na disciplina de Processos Orgânicos I do curso de Engenharia Química do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB).
Prof. Luiza Maria Pierini Machado
BARRETOS – SP
2015
Resumo
Pesquisa realizada com o intuito de adquirir maior conhecimento nos processos para fabricação e ingredientes da cerveja, os tipos existentes e a importância da água no processo e como ingrediente.
Palavras-chave: Cerveja; Água; Fabricação.
Abstract
Research carried out in order to acquire greater knowledge in the processes for manufacturing and beer ingredients, existing types and the importance of water in the process and as an ingredient.
Keywords: Beer; Water; Manufacturing.
Sumário
1 Introdução
2 Objetivo
3 Matéria-Prima
3.1 Água
3.2 Malte
3.3 Lúpulo
3.4 Fermentos (Levedura)
4 Processos de Fabricação
4.1 Maltagem
4.2 Moagem
4.3 Brassagem (mosturação)
4.4 Fervura
4.5 Resfriamento
4.6 Fermentação
4.7 Condicionamento
4.8 Fermentação Secundaria
5 Classificação da Cerveja
6 Tipos de cervejas
7 Bibliografia
1 Introdução
Há evidencias de que a pratica da cervejaria originou-se na região da Mesopotâmia onde a cevada cresce em estado selvagem. Os primeiro registros de fabricação da cerveja tem aproximadamente 6 mil anos e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico. Documentos históricos mostram que em 2100 a.C. os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Na suméria, cerca de 40% da produção de cereais destinavam-se as cervejarias chamas de “casa de cervejas”, mantida por mulheres. Os egípcios aprenderam a arte de fabricar a cerveja e carregaram a tradição no milênio seguinte, agregando o liquido a sua dieta diária.
A cerveja produzida naquela época era bem diferente da cerveja de hoje em dia, era utilizado já o lúpulo, zimbro, hortelã e losna para corrigir as diferenças observas no sabor. A cerveja era forte, escura, sem filtração e muitas vezes substituía a água, sujeita a todos os tipos de contaminação, causando diversas doenças a população. Mas a base da fabricação, com fermentação era a mesma.
Durante o século XVII, apareceram muitos tipos diferentes de cervejas, sendo que cada variedade era definida pelos diversos ingredientes que se utilizavam, bem como pela qualidade da água presente em sua elaboração. Desde esse século havia a produção caseira de cerveja, mas não se tinha o habito de consumi-las.
Em 1836, surgiu a primeira noticia sobre fabricação da cerveja no Brasil, no Rio de Janeiro. Foi ai que se deu o arranque para o desenvolvimento da cerveja no Brasil. Na década de 40, foi um período de desenvolvimento de indústrias de cervejas. Em 1882 fundou-se a marca conhecida ate nos dias de hoje chamada Antartica, que era vendida cervejas diretamente dos barris e em poucos casos eram engarrafadas.
Ao decorrer dos anos o desenvolvimento da cerveja no Brasil foi crescendo e as micro-cervejarias foram sendo criadas, algumas com planos de expansão e outras somente com produção local e regional, algumas delas são: em 1986, a cervejaria Alles Bies foi idealizada por alemães que vivem no Brasil e ela está localizada em Curitiba; em 1993 fundou-se a Cervejaria Ashby, localizada em Amparo-SP, que fabrica chops engarrafado; em 2003 a cervejaria Bierland foi fundada, localizada em Santa Catarina, fabrica três tipos de cervejas e pretende expandir a comercialização.
2 Objetivo
O intuito deste trabalho é de nos trazer conhecimento sobre os métodos de fabricação da cerveja, as matérias-primas utilizadas e tal importância.
3 Matéria-Prima
Os ingredientes básicos para a fabricação da cerveja são:
- Água (correspondente a 90% da matéria-prima empregada);
- Malte (qualquer cereal pode ser malteado);
- Lúpulo (planta trepadeira que da o “tempero” a cerveja) e
- Fermento (levedura cervejeira, que vão liberar o álcool e o gás carbônico).
A escolha dos grãos a serem utilizados para ser malteado, vai depender do tipo de cerveja que se deseja fazer, pois qualquer pequena alteração na mistura dos ingredientes pode alterar cor, aroma e sabor.
3.1 Água
A água corresponde a 90% da matéria-prima empregada na fabricação da cerveja, por isso ela é sempre lembrada pela sua importância. A principal informação que o cervejeiro deve saber é o pH da água. O ideal é que se tenha uma relação acida facilitando maior atividade enzimática na mistura, com um conseqüente aumento no rendimento da maltose. Em geral, o pH ideal da água para a fabricação da cerveja está entre 6.5 e 7.0, mas o tipo de cerveja a ser produzido é que vai determinar qual pH ideal.
...