Trabalho de Coworking
Por: guilherme182023 • 9/5/2023 • Trabalho acadêmico • 1.933 Palavras (8 Páginas) • 69 Visualizações
Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC
Curso de Engenharia de Software
Disciplina:Coworking e Liderança em Tecnologia da Informação
Trabalho Acadêmico
GUILHERME DE QUEIROZ CAIXÊTA
MODELOS DE GESTÃO – ABORDAGEM DESCRITIVA DAS PRINCIPAIS TEORIAS DE GESTÃO
GAMA- DF
2023
GUILHERME DE QUEIROZ CAIXÊTA
MODELOS DE GESTÃO – ABORDAGEM DESCRITIVA DAS PRINCIPAIS TEORIAS DE GESTÃO
Trabalho de revisão apresentado ao Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, como requisito da revisão
da nota do primeiro bimestre.
Orientador(a):Valmir De Lima
GAMA-DF
2023
SUMÁRIO
1. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A Administração Científica é uma abordagem de gestão que busca maximizar a produtividade dos trabalhadores de uma produção e minimizar o tempo necessário para realizá-la, por meio de uma análise rigorosa e científica dos processos de trabalho. Esse modelo, também conhecido como Taylorismo, é uma teoria desenvolvida pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor no final do século XIX e início do século XX.
Taylor foi o pioneiro em utilizar métodos científicos para analisar graficamente os pontos em que a produtividade era maior e o tempo necessário para executar determinadas tarefas. Seus estudos e análises foram divididos em dois períodos: o primeiro período focou na racionalização do trabalho e nos movimentos dos operários, enquanto o segundo período formulou princípios para a gerência de uma empresa por meio da Administração Científica.
Dessa forma, a Administração Científica tornou-se uma abordagem importante para aumentar a eficiência e a produtividade em diversas organizações, e seu legado pode ser visto em práticas gerenciais modernas, como a análise de processos e a melhoria contínua.
1.1. Princípios e Enfoques
A Administração Científica é uma abordagem de gestão de negócios que se baseia nos princípios da Teoria da Administração, visando aumentar a eficiência do trabalho através do estabelecimento de padrões de produção eficientes para a execução de tarefas. Esse método foi desenvolvido por Frederick Taylor, que foi o primeiro a abordar a Teoria da Administração de forma sistemática e científica, propondo que a eficiência do trabalho poderia ser melhorada através do estabelecimento de padrões de produção eficientes e desenvolvendo métodos para medir e acompanhar o desempenho dos trabalhadores.
A Administração Científica enfatiza a análise de processos, a definição de tarefas e a implementação de padrões de trabalho. Além disso, essa abordagem destaca o uso de métodos científicos para medir e acompanhar o desempenho dos trabalhadores, o que tem sido amplamente utilizado para aumentar a eficiência e a produtividade das organizações.
De forma geral, a Administração Científica é considerada um dos métodos mais eficazes de gestão de negócios, permitindo que as empresas obtenham melhores resultados ao estabelecer padrões eficientes de produção e melhorar o desempenho dos trabalhadores por meio de uma abordagem científica.
1.1.2. Características
As principais características da administração científica estabelecidas pela teoria são apresentadas abaixo:
⦁ Aplicação de métodos científicos para desenvolver princípios que otimizem processos padronizados em toda a organização.
⦁ Altos salários para os trabalhadores, juntamente com baixos custos unitários de produção.
⦁ Distribuição científica dos funcionários em seus trabalhos e serviços, selecionando as condições de trabalho com base em critérios científicos, rigorosos e objetivos.
⦁ Treinamento prévio para os funcionários, a fim de melhorar suas atitudes e habilidades.
⦁ Um ambiente de trabalho cordial e cooperativo entre trabalhadores e gerência.
⦁ Racionalização do trabalho baseada em uma estrutura de negócios que permita a aplicação consistente dos princípios científicos em toda a organização.
1.1.3. Críticas
A administração científica, apesar de ter gerado resultados expressivos e de ter sido bem-sucedida na racionalização das empresas da época, não escapou de críticas. Taylor, o fundador da abordagem, frequentemente entrava em conflito com os operários por exigir uma intensidade de trabalho acima do que eles estavam acostumados, utilizando seu inseparável cronômetro como medida de produtividade.
A implementação da administração científica exigia que as fábricas abandonassem o lado artesanal, no qual os trabalhadores tinham liberdade para fazer o trabalho do modo que achavam melhor, no tempo e no ritmo que achavam adequados. Como resultado, em muitos lugares, os operários organizaram greves, e em 1912, Taylor foi chamado para prestar esclarecimentos a um comitê no Congresso Americano.
A abordagem taylorista promoveu a redução do operário a uma peça superespecializada, um ser robotizado que fazia parte do sistema produtivo, sendo passivo e tendo uma visão restrita do processo. A principal qualidade exigida era seguir ordens, tratado como uma máquina. A fragmentação através da superespecialização tornava a qualificação desnecessária, facilitando a seleção, treinamento e supervisão.
...