Trabalho de Equipe e Liderança dos Recursos Humanos
Por: rogerio ribas • 5/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.850 Palavras (12 Páginas) • 244 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ROGERIO RIBAS EDUARDO NETO
KAREN MARÇAL BORGES
RAYSSA MORAIS BORGES
TIAGO SOUZA GONÇALVES
ESTUDO DE CASO – LIDERANÇA E PROCESSO MOTIVACIONAL NA EMPRESA FICTÍCIA “PRODUZINDO E VENDENDO LTDA”
UBERABA – MG
2015
ROGERIO RIBAS EDUARDO NETO
KAREN MARÇAL BORGES
RAYSSA MORAIS BORGES
TIAGO SOUZA GONÇALVES
ESTUDO DE CASO – LIDERANÇA E PROCESSO MOTIVACIONAL NA EMPRESA FICTÍCIA “PRODUZINDO E VENDENDO LTDA”
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão da disciplina Equipe e Liderança dos Recursos Humanos 1° Período de 2015 do Curso de Engenharia Civil.
Orientador: Prof. Fabricio Zanini Soares
UBERABA – MG
2015
SUMÁRIO
1 – SITUAÇÃO PROPOSTA NA EMPRESA FICTÍCIA. 3
1.1 - (A) QUAL DOS DOIS DIRETORES ESTÁ CORRETO NA SUA FORMA DE PENSAR? COMO VOCÊS AGIRIAM NO CASO? 3
1.2 - (B) QUAL O TIPO DE LIDERANÇA QUE PODE SER IDENTIFICADO NA POSTURA DOS DOIS DIRIGENTES? 3
1.3 - (C) ELABOREM UMA CORRELAÇÃO ENTRE A DESMOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E A TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW. 4
1.4 -(D) PREPAREM ARGUMENTAÇÕES COMO SE FOSSEM OS DIRETORES DA EMPRESA TENTANDO CONVENCER O CEO DA ORGANIZAÇÃO. 4
2 – INTRODUÇÃO 5
3 - DESENVOLVIMENTO 6
3.1 – EQUIPE E GRUPO DE TRABALHO 6
3.2 - MONTAGENS DE EQUIPE 6
3.3 - TRABALHO EM EQUIPE 6
3.4 - IMPORTANCIA DA LIDERANÇA 7
3.5 - TIPOS DE LÍDERES 7
3.6 - MOTIVAÇÃO 7
3.7 - NECESSIDADES DE MASLOW 8
4 – CONCLUSÃO 10
5 - REFERÊNCIAS 11
1 – SITUAÇÃO PROPOSTA NA EMPRESA FICTÍCIA.
Na empresa fictícia “Produzindo e vendendo LTDA”, a produção e a qualidade de seus produtos vêm caindo a cada semestre e a principal causa aparente é uma desmotivação generalizada de seus colaboradores. Suspeita-se que esta desmotivação advém de conflitos internos resultado de falhas na comunicação entre os liderados e a chefia direta.
Diante de tal quadro o presidente da empresa (Ricardo) quis saber o motivo do conflito e exigiu de seus diretores uma solução rápida para o caso, já que os prejuízos se tornaram mais evidentes com o passar do tempo.
Em consonância aos fatos o Diretor de Finanças (Alberto) – que possui um estilo de liderança um pouco mais direto e antiquado - sugeriu que fosse efetuada uma demissão em massa dos funcionários que estão causando problemas e depois efetuar novas contratações. De acordo com o citado diretor os funcionários novatos estarão com “sangue novo” e terão mais ânimo para trabalharem. Nas palavras do Diretor: “ -Desmotivação de funcionário é frescura e se resolve com demissão!”.
Porém, Paulo, o Diretor de Recursos Humanos, pensa de forma diferente e quis descobrir o motivo principal dessa desmotivação. Para tanto encomendou a seus gerentes uma pesquisa de satisfação de seus colaboradores, além de uma pesquisa de clima organizacional - que está sendo realizada pelo psicólogo organizacional da empresa – com o intuito de diagnosticar os problemas envolvendo a empresa. Com isso, ele acredita que pode descobrir o motivo e trabalhar o problema diretamente em seu cerne.
1.1 - (A) QUAL DOS DOIS DIRETORES ESTÁ CORRETO NA SUA FORMA DE PENSAR? COMO VOCÊS AGIRIAM NO CASO?
Paulo o Diretor de Recursos Humanos, agiu de maneira mais centrada com seus colaboradores, pois está realmente interessado em descobrir porque seus funcionários estão desmotivados e o motivo da queda na produção e na qualidade de seus produtos. Por outro lado, demissão em massa geraria um grande custo financeiro e administração para a empresa. A contratação de novos funcionários não é garantida que a empresa não terá o mesmo problema novamente. Portanto, é mais correto analisar a pesquisa feita pelos gerentes e descobrir qual é o motivo desta desmotivação e falta empenho na produção da empresa e só depois disso escolher a melhor solução possível.
1.2 - (B) QUAL O TIPO DE LIDERANÇA QUE PODE SER IDENTIFICADO NA POSTURA DOS DOIS DIRIGENTES?
Alberto o Diretor de Finanças tem uma postura de Líder Coercitivo. Já Paulo o Diretor de Recursos Humanos tem uma postura de Líder Educativo.
1.3 - (C) ELABOREM UMA CORRELAÇÃO ENTRE A DESMOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E A TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW.
O motivo de haver desmotivação dos colaboradores nesta empresa deve ter com principal motivo as Necessidades de Maslow, pois na falta dessas necessidades para os funcionários, é evidente que ocorrera desmotivação por parte dos funcionários. Segundo Maslow, para que não haja desmotivação em uma empresa. É necessário que os colaboradores disponham de:
Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades de pertença e amor, necessidades de estima, necessidades de auto realização ou auto-atualização, desejos de saber e de entender, necessidades estéticas.
...