A Importância Da Segurança Do Trabalho A Construção Civil | Em: Engenharia
Monografias: A Importância Da Segurança Do Trabalho A Construção Civil | Em: Engenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulogremista • 28/2/2015 • 1.615 Palavras (7 Páginas) • 567 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO À CONSTRUÇÃO CIVIL
Manaus, AM
2006
Dedico este trabalho a minha mãe Raimunda que muito contribuiu na minha educação e em toda minha trajetória de vida.
Aos meus filhos Christopher e Jennifer pelo amor, carinho e força para viver por causa deles.
Ao meu esposo Zilmo pelo amor, apoio e incentivo nas horas que mais precisei.
A minha prima Maria (in memorian) que torceu muito por mim, para que eu conseguisse fazer algo de bom na minha vida.
Ao Dr. Jorge que é um amigo verdadeiro e me ajudou nas horas mais difíceis.
A Dr.ª Fátima amiga que demonstrou sua amizade me apoiando ao termino do curso.
AGRADECIMENTOS
Agradeço o meu curso e a elaboração deste trabalho primeiramente a Deus, que sem a sua preciosa ajuda e sabedoria não seria possível essa conquista;
A todos os meus familiares que me apoiaram e torceram por mim.
Aos meus queridos filhos Christopher e Jennifer meu eterno amor e compreensão nas horas que precisei me ausentar.
Aos meus compadres Rita e Eimar; Sheila e Celso minha amizade e gratidão.
Ao meu esposo, meu amor Zilmo pelo apoio e dedicação nas horas de digitação.
Ao Deputado Federal Lupércio que me apoiou financeiramente na Universidade;
A Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas que contribuiu financeiramente durante o meu curso;
Ao atual Presidente Deputado Belarmino pelo apoio ao termino deste curso.
Aos professores Milena, Edson Valente, Edson Boaes, Iraneide e Manuel pelos valiosos ensinamentos.
Em especial ao meu orientador Ronaldo, pelas preciosas orientações durante o curso e na elaboração deste trabalho.
Aos colegas de turma Renato Oliveira (amigo de sempre), Marcos Aguiar, Pedro Alexandre, Paulo Rodolfo, Anderson, Euler, Dayse, Francisca, André, Frota, Oziel, Silvio e Isabel.
As amigas de trabalho Graça Sousa, Silvete, Assistente Social Simey e Lia pela amizade e apoio nos momentos difíceis.
As minhas amigas inseparáveis Lindalva de Oliveira e Telma de Oliveira pela amizade e carinho que sempre tiveram comigo.
Obrigado!
"De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estarei sempre começando,
A certeza de que é preciso continuar,
E a certeza de que serei interrompida antes de terminar.
Farei da interrupção um novo caminho,
Farei da queda, um passo de dança,
Do medo, uma ponte,
Da procura, um encontro".
(Fernando Sabino)
RESUMO
A monografia apresentada tem como objetivo demonstrar a importância da segurança do trabalho às obras de construção civil. O referido trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica baseou-se em teóricos como: Fórmica (2000), Nascimento (1995), Martins (2003) entre outros. Na pesquisa de campo realizou-se um estudo de caso na Vila Engenharia Ltda para o melhor desenvolvimento da pesquisa, onde foi verificado a importância da segurança do trabalho à construção civil.
Palavras-chave: Segurança do Trabalho; importância; construção civil.
ABSTRACT
The presented monograph has as objective demonstrates the safety's importance of the work to the building site works. Referred him work it is resulted of a bibliographical research and of field with qualitative approach. The bibliographical research was based in theoretical as: Fórmica (2000), Nascimento (1995), Martins (2003) among others. In the field research he/she took place a case study in the Villa it would Engineer Ltda for the best development of the research, where the safety's importance was verified from the work to the building site.
Keys-word: Safety of the Work; importance; building site.
INTRODUÇÃO
O Homem precisa trabalhar para o sustento de sua família, no trabalho ele faz grandes descobertas e precisa ter segurança no trabalho executado. O objetivo deste trabalho é mostrar um estudo sobre a importância da segurança do trabalho à Construção Civil, na cidade de Manaus.
Até o início do século XVIII não havia uma preocupação com a saúde e segurança do operário na Construção Civil. Com o advento da Revolução Industrial e de novos processos industriais pela modernização das máquinas, começaram a surgir doenças ou acidentes decorrentes nas obras. A partir desse momento, a necessidade de elaboração de normas para melhorar o ambiente de trabalho nos seus mais diversos aspectos, de modo a que o operário na obra não possa ser prejudicado com agentes nocivos à sua saúde, como o cimento e agregado em geral. O direito passou, então, a determinar certas condições mínimas que deveriam ser observadas pelo operário nas obras, inclusive aplicando sanções sobre as regras determinadas.
No Brasil, o legislador se mostrou consciente das modificações teológicas e das conseqüências na saúde dos operários. Tanto que foi editada a Lei 6.514177, que deu nova redação aos artigos 154 a 201 da Consolidação das Leis Trabalhista (CLT), tendo sido complementada pela Portaria n. 3.214/78, que dispôs, entre outras coisas, sobre o serviço especializado em segurança do trabalho, os equipamentos, de proteção individual, as atividades e operações insalubres e perigosas.
1.1
...