Trabalho de Mecânica dos Solos
Por: Bruno Henrique • 12/11/2020 • Artigo • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 168 Visualizações
TRABALHO DE COMPLEMENTOS DE MECÂNICA DOS SOLOS
[pic 1]
PROFESSOR: LUCAS NATALIN
ALUNO: BRUNO HENRIQUE DOS SANTOS STEFANINI
RA: D399JH-8
RESUMO DA AULA INTRODUTÓRIA
- DEFINIÇÃO DE SOLO E ROCHA
Para a engenharia, solo é qualquer aglomerado de partículas formado pelo intemperismo de rochas. Consiste em duas partes: componentes sólidos e vazios (água + ar)
A relação entre água e ar presentes no solo determina o grau de saturação.
O tamanho dos grãos de minerais determina a granulometria do solo.
Rocha são materiais naturais formados ao longo de milhões de anos que para serem extraídos são necessário métodos de “força bruta”.
- UTILIZAÇÃO DO SOLO
Para a construção civil, minerais são extremamente úteis, tanto em seus estados naturais, quanto processados e transformados em materiais de construção. São usados para fazer pavimentação, alvenaria, barragens, fundações, galerias.
Intemperismo
Essa é a força que age sobre uma rocha, desgastando-a e assim formando partículas de solo. A intensidade do intemperismo está diretamente ligada ao meio em que a rocha mãe está inserida.
Segundo Milowski e Kononov em 1985:
“Intemperismo é a soma de todos os processos, que atuam na destruição mecânica e na decomposição química de rochas e minerais, que não são estáveis em condições superficiais.”
- IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR O SOLO:
. Principal substrato no crescimento das plantas
. Regula o escoamento da água
. Ajuda na filtração da água pluvial
. Substrato para construção civil
O uso inadequado pode resultar em:
. Redução da fertilidade natural
. Perda de solo por erosão
. Contaminação por resíduos urbanos e industriais
- ELEMENTOS CONSTITUINTES DE UM SOLO
Solos são formados por vários componentes sólidos e espaços vazios, que são preenchidos por ar ou água em proporções variadas.
São três as origens dos solos: residuais, sedimentais e orgânicos.
Solos residuais são os que permanecem no local da sua rocha de origem. Distribuídos em camadas (horizontes) de acordo com o tempo de intemperismo. As camadas são Solo Residual Maduro, Saprolito e Rocha Alterada, do mais antigo para o mais jovem.
Solos sedimentais são solos que foram transportados de seu local de origem por algum agente externo. Agentes esses que podem ser aluvionares (água), eólicos (vento), coluvionares (gravidade) e glaciais (geleiras).
Solos orgânicos são originados da decomposição de plantas e animais mortos. Estes solos são problemáticos para a construção civil por serem muito compressíveis.
- PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOLO
Uma das principais formas de se classificar o solo é por suas propriedades físicas, sendo elas, estrutura, textura, porosidade, consistência e cor.
A estrutura, basicamente é definida pela quantidade de areia, silte e argila que compõe o solo, que definirá a jeito como as partículas irão se arranjar dando tamanho, forma e aspecto à esse conjunto de agregados.
Já a textura, pelo tato conseguimos identificar se esse solo é mais áspero, sedoso ou suave, sendo mais ásperos solos mais arenosos, sedosos solos mais siltosos e mais suaves solos mais argiloso.
A porosidade ou permeabilidade, indica a capacidade de infiltração da água nesse solo. Sendo solos mais arenosos muito permeáveis e no outro extremo solo argiloso pouco permeável.
Na consistência ou plasticidade definimos perante a capacidade de moldar esse solo na presença de água. Solos arenosos por exemplo, por ter alta permeabilidade não apresentam plasticidade, pois seus índices de vazios são altos. Já os solos argilosos apresentam alta plasticidade devido à seus índices de vazios serem baixos e reterem muita água.
A cor por sua vez, indica além das classes dos solos o material que o originou, bem como o conteúdo de matéria orgânica, sua fertilidade, condições de drenagem e indicações dos teores de óxidos de ferro e alumínio que aparentarão uma tonalidade que vai do amarelo ao vermelho
- DENSIDADE DO SOLO
A densidade do solo ou densidade aparente ou densidade global é determinada pela relação entre a massa do solo seco, seu volume. E com essa densidade possibilita-se a determinação de diversas características de sua estrutura e comportamento quando submetido à pressões.
...