Trabalho de Responsabilidade Social
Por: hfcmf • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.921 Palavras (8 Páginas) • 1.019 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA
CURSO SELLO – RESPONSABILIDADE SOCIAL
DANIEL RIBEIRO ARAÚJO
EGIDIO LINS DE OLIVEIRA
EMERSON OLIVEIRA DO NASCIMENTO
FERNANDO SOUZA DA SILVA
JÉSSICA DE ARAUJO ROSA
HELIO FERNANDES DE C. MACEDO FILHO
JOSE GONÇALVES DE SOUZA
RESPONSABILIDADE SOCIAL
RIO DE JANEIRO
2015
DANIEL RIBEIRO ARAÚJO
EGIDIO LINS DE OLIVEIRA
EMERSON OLIVEIRA DO NASCIMENTO
FERNANDO SOUZA DA SILVA
JÉSSICA DE ARAUJO ROSA
HELIO FERNANDES DE C. MACEDO FILHO
JOSE GONÇALVES DE SOUZA
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Trabalho apresentando como requisito parcial, porém essencial para avaliação e conclusão do curso SELLO – Responsabilidade Social pela instituição Universidade Veiga de Almeida – UVA.
Prof. M.ª María Luisa Soldavini
Prof. M.e Nenrod Douglas Santos
Prof. M.ª María Alejandra Pineda
Prof. M.e Andrés Felipe Alzate Cardona
[pic 1]
RIO DE JANEIRO
2015
SUMARIO
- INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO ................................................................................ 4
- RESPONSABILIDADE SOCIAL ................................................................................... 5
- GESTÃO DE STAKEHOLDERS E COMUNICAÇÃO ASSERTIVA ................................... 5
- JEQUITI E A RESPONSABILIDADE SOCIAL ................................................................ 6
2.3 ANÁLISE CRÍTICA SOBRE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA ............................................ 8
- CONCLUSÃO ........................................................................................................... 9
- REFERENCIAS ....................................................................................................... 10
1 INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO
Após a leitura e compreensão dos módulos apresentados ao decorrer do curso, está sendo proposto a confecção de um trabalho colaborativo com grupos pré-definidos, baseando-se pelo seguinte enunciado:
- Elaborar um texto conceitual sobre a Gestão de Stakeholders e a importância da Comunicação assertiva na Responsabilidade Social.
- Identificar uma empresa, governo ou Organização do Terceiro Setor que seja atuante na área de Responsabilidade Social e apontar ações de comunicação assertiva (conteúdo no livro de leitura do segundo módulo); seja na área econômica, seja na área social ou ambiental.
- Elaborar uma análise crítica sobre estas ações de comunicação desenvolvidas. Se há algum ator que deveria ser contemplado ou se a comunicação pode ser aprimorada em algum âmbito específico.
2 RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Responsabilidade Social nas Empresas teve seu início na década de 60, nos EUA, época em que este País, assim como outros desenvolvidos, ainda não convivia com a gravidade dos problemas de ordem sociais atuais, sendo motivado por uma maior conscientização de grupos da sociedade, frente à decadência de grandes centros urbanos, o aumento dos problemas ambientais, e o movimento contra o consumo inconsequente e desenfreado.
O conceito de Responsabilidade Social está gradativamente crescendo no cenário empresarial brasileiro, ganhando força cada vez maior com o incentivo e a pressão exercida por estes grupos da sociedade que acabam por sua vez, trazendo benefícios não somente a empresa que adere, mas sim aos stakeholders que estão envolvidos direta ou indiretamente neste processo, visto que a empresa começa a adotar práticas ambientais, sociais e econômicas sustentáveis que implicam diretamente na sua transparência.
2.1 GESTÃO DE STAKEHOLDERS E COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
Em função de pressões sociais, os gestores mudaram a concepção e a atuação empresarial, passando de entidade puramente econômica para uma rede de relações entre a empresa e seus stakeholders.
A gestão das organizações contemporâneas se configura pela relação dialética entre o gestor empresarial e os stakeholders, ou seja, entre o dono da empresa, acionistas, empregados, fornecedores, clientes, financiadores, governo, comunidades, mídia e Organizações não governamentais. Posto em termos de planejamento corporativo, as pesquisas apontam que uma estratégia considerada de sucesso é aquela que integra os interesses de todos os stakeholders sem privilegiar algum grupo em detrimento dos demais. O objetivo da empresa não é mais somente o lucro, mas também a promoção de um desenvolvimento sustentável e transparente ao mesmo tempo em que se responde satisfatoriamente aos stakeholders.
O gestor é visto como um investidor organizacional apenas em função do lucro o que considera o relacionamento entre os diversos atores e a integração de seus diferentes interesses como elemento central. A responsabilidade social do gestor é trabalhada nesse contexto, como um elemento de equilíbrio entre os interesses dos acionistas e o da sociedade.
Nessa ótica, a gestão empresarial deve ser desenvolvida para garantir o apoio de cada um desses interessados, o que garantiria o sucesso da empresa em longo prazo. Pois, acredita-se que aumentando o valor da empresa perante a sociedade, aumenta-se também o valor das ações da mesma e, consequentemente, o lucro dos stockholders.
2.2 JEQUITI E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Como as empresas podem contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente limpo e saudável? As empresas podem alcançar esse objetivo trabalhando com o que chamamos de Responsabilidade Social Empresarial. Desta forma, a gestão das empresas não pode ser direcionada apenas para o cumprimento de interesses de seus acionistas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral. São os chamados stakeholders, isto é, todas as pessoas e organizações que de alguma forma se relacionam com a empresa.
...