Trabalho de Vibrações em Correias
Por: jasouza9 • 8/11/2015 • Trabalho acadêmico • 749 Palavras (3 Páginas) • 649 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Os transportadores de correia são elementos de máquinas típicos que tem por finalidade o transporte sobre si de materiais e cargas de um ponto a outro, quase sem nenhuma interferência de mão de obra. É um dos sistemas mais econômicos para transportar material a granel, devido a sua alta capacidade de carga, facilidade em carregar, descarregar e, também, na sua manutenção. Uma correia transportadora ou esteira transportadora consiste em duas ou mais polias que movimentam uma superfície em que determinados materiais ou objetos são transportados. Ela é muito usada em diversos segmentos, como por exemplo, na mineração.
São diversos, o uso das correias ou esteiras transportadoras:
- correias transportadoras para transporte de sacarias;
- correias transportadoras para área de construção civil;
- esteiras transportadoras de cimento;
- esteiras transportadoras de areia e outros.
Cada componente de uma correia transportadora tem um desempenho importante no funcionamento do transportador. A composição de uma correia têxtil é formada basicamente por quatro itens: cobertura superior de borracha; carcaça têxtil; borracha de ligação; cobertura inferior de borracha.
[pic 1]
2 OBJETIVO
Analisar o efeito das vibrações mecânicas na manutenção dos equipamentos de forma a diminuir custos, quebras, mão de obra e garantir seu perfeito funcionamento.
3 DESENVOLVIMENTO
Esquema de um transportador de correia
Um transportador de correia possui como componentes:
- Roletes de carga e retorno – estes são responsáveis pela sustentação e apoio do transportador ao longo das estruturas do mesmo.
- Tambores – são divididos entre tambores motrizes, movidos, de dobra anterior, posterior e encosto e tambor esticador, são responsáveis pela tração e desvio do transportador.
- Conjunto de acionamento – consiste em motor e redutor responsáveis pelo funcionamento do transportador.
[pic 2] [pic 3][pic 4]
Figura 1 – Componentes de um transportador de correia
Seleção de velocidade da Correa transportadora
A escolha da velocidade da correia depende do tipo de material a ser transportado.
Materiais pesados e de grande granulometria e pontiagudos com velocidades elevadas podem causar abrasão nas calhas de descarga. Para materiais secos e muito finos (materiais em forma de pó), altas velocidades podem causar formação de pó.
Na Tabela abaixo se pode conferir as velocidades máximas recomendadas para as correias no transporte de materiais a granel.
[pic 5]
A velocidade de um transportador de correia é normalmente muito baixa devido a influência que a mesma possui sobre a forma como o material é descarregado, seja em outro transportador ou sobre um silo ou pilha de material.
Conjunto de acionamento de um transportador
Devido ao fato de um transportador de correias trabalharem em baixas velocidades, e apesar do mesmo possuir vários mancais de rolamentos ao longo de seu comprimento, a análise vibração é principalmente feita no conjunto de acionamento do transportador composto pelo redutor e motor elétrico acoplados entre si e a um tambor motriz por meio de um elemento de ligação, um acoplamento, seja flexível de grade, engrenagem, borracha, etc.
...