Trabalho de automação predial e Residencial
Por: Hiram Capozzoli • 5/4/2021 • Abstract • 465 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Trabalho de automação predial e Residencial
Sistemas de disparo com tiristores
Componentes:
Elias Gabriel Machado Bueno
Hiram Camargo Capozzoli
Luan Felipe Azzi
Raul Vinicius Couto
Os tiristores podem ser divididos em 3 grupos: DIACs, SCRs e TRIACs.
Partindo do mais simples, iniciamos com o DIAC. O DIAC se assemelha com dois diodos ligados em antiparalelo e é usado somente em corrente alternada. A seguir simbologia do DIAC:
[pic 3]
Quanto ao seu funcionamento, ele é característico por disparar apenas quando a tensão aplicada nele ultrapassa a tensão de disparo, e deixa de conduzir após a tensão aplicada ser menor que uma tensão determinada. A seguir curva característica de um DIAC:
[pic 4]
Continuando agora com o SCR seu funcionamento é semelhante ao DIAC, com a principal diferença que possui um “GATE”. O “GATE” é o terminal do SCR responsável pelo seu acionamento. Quando aplicado um pulso no “GATE” ele passa a conduzir e só encerra a condução quando a corrente do anodo se iguala a 0. A seguir simbologia do SCR:
[pic 5]
O SCR só conduz em um sentido, então quando colocado em corrente alternada o sinal de saída é retificado quando acionado.
Encerrando com o TRIAC, ele pode ser simplificado como dois SCRs ligados em antiparalelo. O TRIAC, diferente do SCR, conduz ambos os ciclos da senoide e pode ser usado para controle de cargas AC. A seguir simbologia do TRIAC:
[pic 6]
O TRIAC pode ser utilizado de duas maneiras: controle por angulo de fase e controle por tempo.
O controle por ângulo de fase consiste em acionar o TRIAC de acordo com o ângulo da senoide, submetendo a carga à uma tensão maior ou menor.
[pic 7]
Já o controle por tempo, como o nome diz, controla a potencia ligando e desligando o aparelho através de um sinal PWM inserido no gate do TRIAC.
[pic 8]
Com isso podemos concluir que os tiristores são elementos essenciais quando se trata de disparos de carga, principalmente em AC, tendo em vista seu custo beneficio e características. Eles ainda podem substituir relés, pois possuem uma corrente de acionamento menor e como não possuem partes móveis podem trabalhar em frequências mais elevadas do que relés.
...