Trabalhos Escolares
Pesquisas Acadêmicas: Trabalhos Escolares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luis145ghf • 23/3/2014 • 9.441 Palavras (38 Páginas) • 305 Visualizações
Biodiesel refere-se ao combustível formado por ésteres de ácidos graxos, ésteres alquila (metila, etila ou propila) de ácidos carboxílicos de cadeia longa. É um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de lipídios, óleos ou gorduras, de origem animal (e.g., sebo) ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.
O biodiesel é feito para ser usado em motores diesel padrão e, portanto, distinto dos óleos vegetais e resíduos usado para motores a combustível diesel convertidos e substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel de caminhões, tratores, camionetes, automóveis, etc., ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. O biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado com o petrodiesel (combustível diesel derivado de petróleo).
O termo "biodiesel" é padronizado como mono-alquil ésteres nos Estados Unidos.1
O nome biodiesel muitas vezes é confundido com a mistura diesel+biodiesel, disponível em alguns postos de combustível. A designação correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do inglês Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.
Índice [esconder]
1 Misturas
2 Vantagens x desvantagens
2.1 As vantagens do biodiesel
2.2 Desvantagens na utilização do biodiesel
3 Aplicações
3.1 Distribuição
3.2 Aceitação para uso pelos fabricantes de veículos
3.3 Uso ferroviário
3.4 Uso aeronáutico
3.5 Como um óleo para aquecimento
4 Antecedentes históricos
5 Propriedades
5.1 Compatibilidade de materiais
6 Padrões técnicos
7 Gelificação
8 Contaminação por água
9 Disponibilidade e preços
10 Produção
10.1 Processo de fabricação
10.2 A reação de transesterificação
10.3 Composição química
10.4 Separação dos ésteres do glicerol
10.5 O glicerol como subproduto
10.6 Níveis de produção
11 Matérias-primas para biodiesel
11.1 Quantidade de matérias primas requeridas
11.2 Fontes alternativas de óleos e gorduras
11.3 Rendimento
11.4 Argumentos de eficiência e economia
12 Segurança energética
13 Impactos ambientais
14 Alimento, terra e água vs. combustível
15 Pesquisa atual
15.1 Biodiesel de algas
15.2 Fungos
15.3 Biodiesel a partir de borra de café usado
16 Programa biodiesel no Brasil
16.1 Importância estratégica do biodiesel no Brasil
16.2 Projeto piloto
16.3 Outros projetos
17 Aspectos econômicos do biodiesel no Brasil
18 Ver também
19 Referências
19.1 Outras referências
20 Ligações externas
Misturas[editar | editar código-fonte]
Amostra de biodiesel
Misturas (composições) de biodiesel e combustível diesel convencional à base de hidrocarbonetos são os produtos mais comummente distribuídos para uso no mercado de varejo de combustível diesel. Grande parte do mundo usa um sistema conhecido como o "fator" B "para indicar a quantidade de biodiesel em qualquer mistura de combustível:
Biodiesel a 100% é referido como B100, enquanto
Biodiesel a 20% é rotulado B20
Biodiesel a 5% é rotulado B5
Biodiesel a 2% é rotulado B22
Obviamente, quanto maior o percentual de biodiesel, mais ecologicamente amigável é o combustível.3 É comum nos E.U.A. ver-se o rótulo B99.9 porque um crédito de imposto federal será concedido à primeira entidade que componha óleo diesel com biodiesel puro. Misturas de 20 por cento de biodiesel com 80 por cento de diesel de petróleo (B20) podem geralmente ser usadas em motores diesel sem modificações. O biodiesel pode também ser utilizado em sua forma pura (B100), mas pode exigir modificações no motor para evitar certos problemas de manutenção e performance. Misturas de B100 com óleo diesel pode ser obtidas por:
Mistura em tanques de fabricação e estocagem em ponto próximo antes da entrega por caminhões-tanque
Mistura por agitação natural no caminhão-tanque (adicionando percentagens específicas de biodiesel e diesel de petróleo)
Na linha de mistura, duas componentes chegam ao caminhão-tanque simultaneamente.
Mistura por bombas doseadoras, em que medidas de óleo diesel e biodiesel estão definidas para o volume total, com a bomba puxando a transferência de dois pontos e completando a mistura na saída da bomba.
Vantagens x desvantagens[editar | editar código-fonte]
Energia renovável
Turbina de Vento
Biocombustível
Biomassa
...