Trabalhos Prontos
Casos: Trabalhos Prontos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karolwerley • 24/11/2013 • 952 Palavras (4 Páginas) • 451 Visualizações
Anhanguera Educacional de Anápolis
Disciplina – Tecnologia de Gestão
Atividade Colaborativa
Rávilla Karolina Sousa Martins : 4997007457
Jenifer De Padua Da Silva
Lamartino De Oliveira Filho
Tema 7 – Ferramenta de gestão: Balanced Scorecard e Seis Sigma
Introdução
Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês ) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. 1 Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. 2 Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada
O seis Sigma consiste na aplicação de métodos estatísticos a processo empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível quatro Sigmas, o que equivale a 6.210 defeitos por milhão de oportunidades de haver defeitos. O nível seis Sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhão.
faça uma pesquisa que o ajude a identificar e compreender:
- O processo de Seis Sigma;
- Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.
O processo de Seis Sigma e sobre como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à Gestão Estratégica e à Gestão pela Qualidade.
O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80 e, atualmente, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à quantidade de ferramentas utilizadas.
Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas.
Tecnicamente, Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de vezes que se executa uma tarefa.
No coração da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais. O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma. Também pode ser empregado se um processo atual necessita mais que somente uma melhoria incremental. Os processos Seis Sigma são executados por pessoas certificadas nos níveis Green Belt (cinturão verde) e Black Belt (cinturão negro) e são supervisionados por Master Black Belts.
A metodologia Seis Sigma passa por uma análise preliminar de definição do problema e, em seguida, utiliza as ferramentas estatísticas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em conhecimento necessário à solução do problema. As ferramentas estatísticas e o conhecimento técnico devem ser sempre utilizados integrados a uma metodologia de solução de problemas para aumentar a eficiência.
O objetivo estratégico do programa consiste em melhorar os processos, reduzir sua variabilidade em relação a uma meta específica e, conseqüentemente contribuir para um maior controle dos resultados obtidos.
Com um novo paradigma, o da gestão estratégica, muitas empresas encontram dificuldade em relacionar/alinhar técnicas de gestão a ferramentas de qualidade
...