Tubulao
Artigo: Tubulao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabgsamp • 7/9/2014 • Artigo • 266 Palavras (2 Páginas) • 980 Visualizações
INTRODUÇÃO
Tubulão é um elemento de fundação profunda, cilíndrico ou retangular, executado com ou sem revestimento, manual ou mecanicamente, em que, pelo menos na sua etapa final de escavação, há descida de operário. Pode ser feito a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático), e ter ou não base alargada.
Tubulão a céu aberto é um poço executado acima do nível d’água, ou abaixo caso seja possível bombeá-la sem risco de desabamento. A carga é transmitida até o solo resistente através do fuste ou através de uma base alargada. Após a escavação e feita a limpeza ou esgotamento da água, procede-se a concretagem. Não há necessidade de utilização de vibrador, desde que o concreto tenha plasticidade adequada.
Para obras em que o terreno superior seja instável, ou dentro de lagos, rios etc, os tubulões podem ser revestidos com camisas de concreto ou de aço. Neste caso, pode ser adaptado ao tubulão equipamento pneumático de forma a permitir que os trabalhos sejam executados a seco, com pressão de ar comprimido.
A – Tubulão a céu aberto:
A.1 – Sem escoramento: tipo cisterna
Nada mais é do que um poço onde na cota de apoio, cria-se uma base e posteriormente a sua abertura, concreta-se o conjunto, constituído de fuste, base e armadura de coroamento.
Características gerais:
- Escavado manualmente;
- φ mínimo do fuste para escavação manual = 0,70 m;
- Ângulo de 60º é suficiente para que não tenha necessidade de colocação de armadura na base;
- Só para receber esforços verticais;
- Executado somente acima do lençol freático (N.A.);
- Executado em solos coesivos;
- Concreto utilizado pode ser o ciclópico.
...