TÓPICOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA MECANICA
Por: Bruno Aranha • 7/11/2018 • Trabalho acadêmico • 515 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA MECANICA
10ª SERIE A
EIXO PARA CARRO DE COMPETIÇÃO BAJA
Bruno Aranha de Azevedo RA 183863011539
TÓPICOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA MECANICA
MATÃO - SP
2018
POSIBLIDADE DE TROCA DO AÇO SAE 4340 POR OUTRO TIPO DE AÇO
A resposta é sim, é possível trocar o SAE 4340 por outro aço, como o SAE 1045. Dependendo do seu tratamento térmico, ele pode se encaixar perfeitamente como substituto para o 4340, o que beneficiria o projeo em custo e dimensional.
Existem muitas formas de mehorar o 1045, são os tratamentos térmicos. Os tratamentos de resolveriam a questão do eixo. Abaixo estão listados alguns tratamentos indicados para se fazer no eixo do baja.
Recozimento: Depois do aquecimento da peça (ou do conjunto de peças) de aço, o próximo passo é o resfriamento – que também ocorre em diferentes condições e velocidades. Em procedimentos térmicos como o recozimento, seu objetivo é diminuir a dureza da peça de aço – o que aumentará as suas aplicações, assim como a sua usinabilidade. No caso do SAE 1045, o tratamento deve ser realizado com temperaturas entre 800°C e 850°C, sendo que para cada 25mm, deve-se ficar 1 hora no forno, e depois resfriar lentamento no próprio forno.
Normalização: O principal objetivo deste tratamento térmico é o de possibilitar o refinamento do aço – como quando ele é dotado de granulação em peças mais grossas de aço laminado, aço fundido ou aço forjado. O procedimento de normalização também é realizado com antecedência em peças de aço que serão posteriormente utilizadas em processos de usinagem – o que torna a peça muito mais fácil de ser moldada. Para o eixo do baja que utilizara o SAE1045, devendo ser realizado com temperaturas entre 880°C e 900°C, sendo também 1 hora para cada 25mm, sendo resfriado em ar, ou entros casos resfriar com ar forçado.
Tempera: Para que o aço tenha uma qualidade elevada, e possua em sua constituição uma matéria forte, precisa passar pelo processo de têmpera. Nesse procedimento, o aço é endurecido progressivamente. São várias etapas, que exigem o cuidado adequado à finalidade do material. Como ele precisa ser aquecido, uma operação demasiado rápida torna as peças muito frágeis. Se, do contrário, o material for resfriado muito lentamente, a peça é prejudicada. Para o SAE 1045, sera necessário austenetizar o material a temperaturas entre 820°C e 850°C, resfriando em água ou polímero.
Revenimento: O revenimento tem a finalidade de corrigir a dureza excessiva da têmpera, aliviar ou remover tensões internas. O revenimento é portanto um processo sempre posterior à têmpera. E o resultado deste tipo de processo você já deve imaginar: dureza, tenacidade, estabilidade na estrutura do material, ductilidade e resistência para a peça em questão. Vale lembrar que as propriedades e características resultantes do procedimento vão depender tanto do tipo de aço como da temperatura em que ele foi exposto. Para o nosso eixo de SAE 1045, deve-se fazer logo após a tempera, quando se aproximar de 70°C de temperatura, sendo que deve ser escolhida de acordo com a dureza desejada, que deve ser mantida por no mínimo 2 horas, depois resfriar em ar calmo.
...