Técnologias Aplicadas à Educação
Artigos Científicos: Técnologias Aplicadas à Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Renatabsoliveira • 24/11/2013 • 3.387 Palavras (14 Páginas) • 599 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO
ATIVIDADE COLABORATIVA
TUTORA RENATA BONIFÁCIO DOS SANTOS DE OLIVEIRA
JUNDIAÍ
01/06/2013
Aula-tema 02: As primeiras experiências educacionais com tecnologias de informação
Para trabalharmos com os representantes das escolas, pensamos em fazer uma palestra que possa reunir diretores, professores, pais e alunos, a fim de discutir sobre os significados das palavras “ensinar”, “aprender” e “educar”, que são, afinal, a
razão de existir de qualquer escola.
Essa palestra será ministrada por um convidado especial, professor do curso de Pedagogia de uma faculdade local com o objetivo de contribuir para a formação das ideias e de como podem ser articulados os papéis dos professores e alunos, por meio do uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Apresentará também as oportunidades que a tecnologia nos oferece como facilitadora do desenvolvimento da instituição de ensino, flexibilidade para ensinar e aprender, adaptação a ritmos diferentes, novos papéis para os alunos e para os professores.
O evento se configurará na forma de uma palestra com duração de 3 horas, a ser realizado no auditório da prefeitura, com capacidade para receber 400 pessoas.
O evento terá início às 9 horas da manhã com acolhimento aos convidados que serão recebidos com música ambiente e com o uso de data show para projeção de algumas cenas do cotidiano das duas escolas participantes. Em seguida, nosso convidado especial falará sobre o uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, utilizando recurso áudio-visual para chamar a atenção dos participantes.
Por volta das 10h30 pararemos para um coffee-break, a fim de promover a integração entre os gestores, professores, pais e alunos das duas escolas, onde possam compartilhar experiências e trocar algumas ideias.
A palestra retornará às 11h, momento em que o palestrante abrirá um espaço para discussão e ressignificação do que é ensinar, aprender e educar, contanto com a participação de todos os convidados. A finalização do evento será às 12h com a entrega de um folheto explicativo sobre a proposta educacional das escolas e o uso das novas tecnologias.
O registro do evento será feito com o uso de máquinas fotográficas e filmadora, a fim de que possamos publicar na Internet uma matéria que ilustre o conteúdo da palestra com imagens dos participantes.
Desse modo, o evento como um todo contará com o uso da tecnologia para sua realização, desde o planejamento dos slides e apresentações, os detalhes de comunicação, a elaboração do folheto que envolve princípios de diagramação, editores de texto, planilhas, enfim ferramentas essenciais para a comunicação nos dias atuais.
REFERÊNCIA:
1) MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. PLT 1ª Ed.
Campinas: Papirus, 2011.
Aula-tema 3: Softwares educacionais
O estudo de softwares educacionais nos ajuda a entender melhor os papéis que as novas tecnologias podem desempenhar no ensino-aprendizagem nos dias atuais. Pensando nisso, os professores podem utilizar sites para pesquisas e navegar pelo portal do Professor, disponível no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html.
Os conteúdos do portal poderão ser acessados por palavras-chave ou pela busca avançada. Dentre os materiais que podem ser utilizados na oficina, destacam-se: experimento simulado, tutoriais, softwares educativos, recursos de multimídia, TV escola, programas em vídeo, entrevistas, blogs, fórum e youtube.
Os materiais e recursos tecnológicos possibilitam a realização de pesquisas e a construção de conhecimento compartilhado entre professores e alunos, pois podem ser acessados de acordo com os interesses e disponibilidade de tempo de cada um. Também podem ser acessados em casa, na escola, no local de trabalho, enfim, são recursos didáticos de fácil execução e adequados para vários conteúdos e perfis de usuário.
Por meio das oficinas, espera-se criar um intercâmbio de experiências para o desenvolvimento criativo de novas estratégias de ensino e aprendizagem. As atividades disponíveis podem ser acessadas por qualquer pessoa, que podem deixar comentários, classificá-las ou baixá-las para a sua máquina pessoal.
Essas ferramentas também podem ser utilizadas para resolução de problemas, para produzir e compartilhar sugestões de conteúdos, enfim constituir uma comunidade de aprendizagem para o desenvolvimento de temas e para o uso de recursos multimídia e das ferramentas digitais.
REFERÊNCIAS:
1) MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. PLT 1ª Ed.
Campinas: Papirus, 2011.
2) BARBOSA, R. Perspectivas de uso do computador no ensino. Material da 1ª. aula da Disciplina Tecnologias Aplicadas ao ensino e aprendizagem, ministrada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior – Programa Permanente de Capacitação Docente. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2009.
3) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html > acesso em 20 de Maio de 2013.
Aula-tema 4: Recursos audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem
Sabemos que a linguagem audiovisual se constitui uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois consegue transmitir um fato ou conteúdo de maneira dinâmica e significativa ao seu interlocutor.
De acordo com Moran (2011), a educação escolar precisa compreender e incorporar as novas linguagens, desvendar
...