UTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET PARA PRODUÇÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS
Por: Luiza Helena Araújo • 1/5/2015 • Resenha • 1.123 Palavras (5 Páginas) • 301 Visualizações
[pic 1] | UNIPAM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL | [pic 2] |
UTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET PARA PRODUÇÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS
França, Laura Thamiris Silva (1); Rosa, Luiza Helena de Araújo (2); Ribeiro, Thiago Augusto Silva (3).
(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, e-mail:
laurinhafrancaa@hotmail.com
(2) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, e-mail:
luizarosa00@gmail.com
(3) Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, e-mail:
thiagoribe@gmail.com
INTRODUÇÃO
Devido à industrialização de alimentos, roupas, calçados e a criação dos eletrônicos entre outros fatores, o homem tem acumulado cada vez mais materiais no planeta que aparentemente não tem serventia nenhuma e demoram muito tempo para se decomporem, sendo considerados como lixo.
A garrafa PET é um exemplo desse “lixo” que vem sendo acumulado. Ela é resultado da modernização das embalagens de refrigerantes, sucos, aguas minerais entre outros que hoje são armazenados nestes tipos de recipientes. Muitas pessoas por falta de conhecimento ou mesmo por descaso, não separam este material para ser reciclado e as descartam em locais inapropriados, poluindo as vias publicas e as reservas naturais de agua. O que pode acarretar sérios problemas, como enchentes, por exemplo, pois ao ser descartado de forma incorreta, ele pode se depositar nas bocas de lobos, obstruindo os redes de drenagem,.
Uma forma de diminuir a quantidade desse material no mundo é o reutilizando na construção de casas. Elas servem como enchimento de lajes, de tijolos e também estão sendo utilizadas na construção de casas em alguns casos.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Lajes PET
Vem sendo desenvolvido um projeto para produção de lajes nervuradas com a utilização de garrafas PET como material de enchimento, para lajes acima de 15 cm de espessura. As garrafas são cortadas e encaixadas, reforçadas com treliça de aço plana em seu perímetro e revestidas nas duas fazes e laterais com argamassa.
[pic 3]
Figura 3 – Laje com a utilização de garrafas PET como material de enchimento
- Tijolo PET
O tijolo PET é feito de areia quartzosa, cimento e garrafa PET. A PET é usada inteira, fechada com tampa, envolvida pela massa de areia e cimento. Para sua confecção são utilizados moldes de madeira.
[pic 4] [pic 5]
Figura 4 – Forma para confecção dos Figura 5 – Tijolo PET depois de
Tijolos PET seco e desenformado
- Casas PET
Uma alternativa encontrada para a reutilização das garrafas PET, foi a construção de casas com as próprias garrafas. Cada garrafa é preenchida com areia, terra, palha de arroz ou trigo, resíduos de compostagem ou outros sólidos como esses. Para uni-las, são amarrados fios de nylon ou sisal, depois vai o cimento, argila e cal, mas projetos mais simples usam apenas o barro.
[pic 6] [pic 7]
Figuras 6 – Construção de casa com Figura 7 - Detalhe da amarração das
...