Universitario
Seminário: Universitario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 2/2/2015 • Seminário • 841 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
A detecção de doenças genéticas, antes ou depois do nascimento, está a ser aperfeiçoada graças aos avanços tecnológicos; o avanço é especialmente rápido no campo relacionado com o ADN.
O projecto do genoma humano, actualmente em marcha, tem como objectivo a identificação e o traçado do mapa de todos os genes dos cromossomas humanos. O genoma é o conjunto dos genes de um indivíduo. Em cada locus de cada um dos cromossomas encontra-se um gene e a função de um certo locus, como determinar a cor dos olhos, é a mesma em todos os indivíduos. No entanto, o gene específico que está nesse lugar varia e confere a cada um as suas características individuais.
Utilizam-se diversos procedimentos para obter as cópias necessárias de um gene para o seu estudo. A clonagem é o método que permite obter reproduções de um gene humano no laboratório. Habitualmente, o gene que se quer copiar é ligado ao ADN do interior de uma bactéria e, de cada vez que esta se reproduz, realiza uma cópia exacta de todo o seu ADN, incluindo o gene acrescentado. Como as bactérias se multiplicam muito rapidamente, produzem-se em pouco tempo milhões de cópias do original.
Outra técnica para copiar o ADN utiliza a reacção em cadeia da polimerase (PCR). Um segmento específico de ADN, que contém um gene determinado, pode ser copiado (amplificado) mais de 200 000 vezes no laboratório em poucas horas. O ADN de uma só célula é suficiente para iniciar uma reacção em cadeia da polimerase.
Para localizar um gene específico num determinado cromossoma utiliza-se uma sonda de ADN, que é um gene clonado ou copiado a que se junta um átomo radioactivo. A sonda marcada selecciona um segmento de ADN complementar e une-se a esse segmento; a sonda em questão pode detectar-se, então, através de técnicas sofisticadas de fotografia. Com este procedimento diagnostica-se um bom número de doenças antes do nascimento ou depois do mesmo. No futuro é provável que as sondas genéticas sejam capazes de examinar os indivíduos e detectar a presença de doenças genéticas graves, embora nem todos os portadores do gene de uma doença possam vir a desenvolvê-la.
Uma técnica habitual para identificar o ADN é a prova de Southern blot, que consiste na extracção do ADN da célula do indivíduo e na sua divisão em fragmentos exactos com um enzima denominado endonuclease de restrição. Os fragmentos separam-se num gel por electroforese, colocam-se num filtro de papel e cobrem-se com uma sonda previamente marcada. A identificação do fragmento de ADN correspondente obtém-se pelo facto de que a sonda só se une à sua imagem complementar.Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial);
A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
Os recursos e como utilizá-los para se atingir a um determinado objetivo, para se fazer algo, que pode ser a solução ou minimização de um problema ou a geração de uma oportunidade, por exemplo.
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, assim como filosóficas e sociológicas, já que tecnologia pode ser vista como uma atividade que forma ou modifica a cultura1 .
Existe um equilíbrio grande entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.
As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominado desemprego estrutural.
...