Usando tabelas do Excel
Artigo: Usando tabelas do Excel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: plinio13 • 3/12/2013 • Artigo • 481 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
Acreditamos que a planilha é uma das ferramentas mais utilizadas na maioria dos trabalhos, principalmente na área de engenharia. Por ser versátil e de fácil uso, ela pode ser utilizada para as mais diversas atividades. Das mais conhecidas como elaboração de formulário, lista de contatos e relatórios até as mais simples como uma multiplicação ou cálculo de juros compostos.
Pensando nisto, fizemos uma rápida pesquisa nas redes sociais para entender como as pessoas utilizam o Excel (LibreOffice, etc) no trabalho. Iniciamos perguntando sobre a área de atuação do profissional e para quais atividades ele usa a planilha (podia escolher mais de uma).
Figura 1 – Perfil dos profissionais.
Pela Figura 1, observa-se que cerca de 80% dos profissionais que responderam ao questionário pertencem ao setor de Engenharia ou Administrativo. Não tivemos participação de profissionais do setor financeiro.
Figura 2 – Finalidade de uso.
Quanto à finalidade de uso da planilha, o resultado não surpreendeu visto que o perfil predominante é o de Engenheiros. Os itens mais votados foram Gráficos e Relatórios, seguido de Banco de Dados e Formulário.
Partindo para questões mais específicas, perguntamos sobre algumas características que enxergamos nas planilhas. Disponibilizamos cinco respostas possíveis: discordo totalmente, discordo em partes, neutro, concordo em partes e concordo totalmente.
Figura 3a – Facilidade de uso.
Figura 3b – Recursos e funções.
A grande maioria entende que planilhas são fáceis de utilizar e de adaptá-las para solucionar os mais diversos problemas, por possuírem muitos recursos e funções prontas e por serem fáceis de se customizar (Figura 3).
Figura 4a – Interface amigável.
Figura 4b – Facilidade de aprendizado.
Com um grau de concordância um pouco menor, aparecem Interface amigável e Facilidade de aprendizado (Figura 4), o que mostra uma pequena dificuldade em utilizar a ferramenta para algo mais complexo.
Figura 5a – Baixo custo.
Figura 5b – Facilidade para treinar a equipe.
Já as características que apresentaram maior discordância foram Baixo custo e a Facilidade para treinar a equipe (Figura 5). O alto custo do pacote Office pode ser contornado por opções gratuitas que possuem boa parte dos recursos, mas pecam um pouco na formatação e apresentação
...