Usinabilidade
Por: kikibull • 27/9/2016 • Projeto de pesquisa • 1.844 Palavras (8 Páginas) • 322 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL [pic 1]
UNIDADE ANCHIETA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
8º A NOTURNO
MANUFATURA MECÂNICA SOLDAGEM
Camile Teixeira Santos RA: 6818462644
Cleiton Oliveira Dias RA: 1299850741
José Carlos de Oliveira RA: 1530119947
Keroline Elias Correia RA: 6689522428
“ENSAIO DE USINABILIDADE DOS METAIS”
Prof. Marco Antônio
São Bernardo do Campo
2016
Camile Teixeira Santos RA: 6818462644
Cleiton Oliveira Dias RA: 1299850741
José Carlos de Oliveira RA: 1530119947
Keroline Elias Correia RA: 6689522428
“ENSAIO DE USINABILIDADE DOS METAIS”
Atividade Prática Supervisionada do curso de Manufatura Mecânica e Soldagem da Instituição Anhanguera Unidade Anchieta requisito parcial de obtenção de média para o 8º semestre de Engenharia de Produção;
Orientador: Prof. Marco Antônio
São Bernardo do Campo
2016
RESUMO
Usinabilidade é um termo bastante usado no estudo dos processos de usinagem, e diz respeito tanto ao material da peça quanto ao da ferramenta, e às variáveis de processo envolvidas no corte dos metais. A complexidade e a importância desta propriedade podem ser observadas pela simples análise das diversas definições encontradas na literatura.
Palavras-Chave: Usinagem; manufatura mecânica e soldagem; técnicas;
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. ENSAIO DE USINABILIDADE DOS METAIS
2.1 FATORES DA USINAGEM DOS METAIS
2.2 RELAÇÕES ENTRE A USINABILIDADE E METAIS
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
1. INTRODUÇÃO
Usinabilidade é um termo bastante usado no estudo dos processos de usinagem, e diz respeito tanto ao material da peça quanto ao da ferramenta, e às variáveis de processo envolvidas no corte dos metais. A complexidade e a importância desta propriedade podem ser observadas pela simples análise das diversas definições encontradas na literatura. Usinabilidade pode ser definida como “uma grandeza tecnológica que expressa, por meio de um valor numérico comparativo índice de usinagem, um conjunto de propriedades de usinagem de um material em relação a outro tomado como padrão”. sugere que usinabilidade não é uma propriedade, e sim o modo do material se comportar durante a usinagem. Porém, a definição mais simples e que melhor se aplica. Usinabilidade é a propriedade de um material que governa a facilidade ou a dificuldade com a qual este material pode ser usinado usando uma ferramenta de corte, que também sugerem que, na prática, o termo usinabilidade tende a refletir os interesses imediatos do fabricante.
2. ENSAIO DE USINABILIDADE DOS METAIS
A Usinabilidade de um metal pode ser definida conto uma grandeza tecnológica, que expressa por meio de um valor numérico comparativo (índice ou porcentagem) um conjunto de propriedades de usinagem do metal, em relação a outros tomados cinco padrões. Intende-se Como propriedades de usinagem de um metal, àquelas que expressam o suas grandezas mensuráveis inerentes ao processo pós-usinagem dos metais, tais com a sida da ferramenta, a força de usinagem, o acabamento superficial da peça, a temperatura de corte, a produtividade, as características do cavaco.
A usinabilidade não ó, portanto uma grandeza específica de um dado material, tal como a resistência a tensão, o alongamento, o módulo de elasticidade, etc. A usinabilidade interessa não somente aos fabricantes dos metais, como também aos consumidores, aos fabricantes de ferramentas, enfim, a todos aqueles que se envolvem na produção de peças por meio da formação de cavaco. Tem uma grande influência na produtividade de uma empresa, razão pela qual existe um enorme interesse em se estabelecer métodos de ensaio, que permitem determinar a usinabilidade de um material, quer no controle de qualidade de uma Metalúrgica, quer na inspeção de recebimento pelo comprador, em um tempo não muito longo e relativa precisão.
[pic 2]
Infelizmente, até hoje não foi possível atribuir uma unidade bem definida à usinabilidade. Como resultado de inúmeras pesquisas realizadas, tantos disponíveis atualmente os valores medidos dos desgastes das ferramentas viu função das condições de usinagem, temperaturas atingidas, forças de corte. Entretanto, tais valores se apresentam de tal modo confuso e muitas vezes contraditório, que praticamente não houve um progresso decisivo desde o início do século, quando F. W. T YLOR usinou toneladas de aço. Para constatar essa afirmação, De valores de uma em função da seção de cavaco, apresentados por diversas fontes, para materiais com composição química e propriedades mecânicas semelhantes.
2.1 FATORES DA USINAGEM DOS METAIS
Usinabilidade é um termo bastante usado no estudo dos processos de usinagem, e diz respeito tanto ao material da peça quanto ao da ferramenta, e às variáveis de processo envolvidas no corte dos metais.
[pic 3]
A complexidade e a importância desta “propriedade” pode ser observada pela simples análise das diversas definições encontradas na literatura, usinabilidade pode ser definida como “uma grandeza tecnológica que expressa, por meio de um valor numérico comparativo (índice de usinagem), um conjunto de propriedades de usinagem de um material em relação a outro tomado como padrão”. Trent, 1984, sugere que usinabilidade não é uma propriedade, e sim o modo do material se comportar durante a usinagem. Porém, a definição mais simples e que melhor se aplica foi apresentada por Mills e Redford (1983): “Usinabilidade é a propriedade de um material que governa a facilidade ou a dificuldade com a qual este material pode ser usinado usando uma ferramenta de corte”, que também sugerem que, na prática, o termo usinabilidade tende a refletir os interesses imediatos do fabricante.
...