Utilização de Modelagem de dados por regressão linear simples para a projeção da correlação entre o consumo de aços e a taxa de crescimento do PIB da construção civil
Por: baxao • 28/9/2020 • Projeto de pesquisa • 972 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
Ilmo. Sr.
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia das Construções
Encaminhamos a V.Sª, para análise do CECON, a seguinte Proposta de Projeto de Dissertação.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO | ENGENHARIA DAS CONSTRUÇÕES |
MESTRANDO(A) | Rodrigo Vieira de Souza |
ORIENTADOR(A) | |
COORIENTADOR(A) | |
ADMISSÃO NO CURSO (MÊS/ANO) | 03/2019 |
TÍTULO PROVISÓRIO | Utilização de Modelagem de dados por regressão linear simples para a projeção da correlação entre o consumo de aços e a taxa de crescimento do PIB da construção civil |
LINHA DE PESQUISA | Projeto e gestão das construções |
PROJETO DE PESQUISA | Análise de processos construtivos com o uso de técnicas de pesquisa operacional |
RESUMO:
Um dos maiores propulsores da economia do Brasil, a construção civil movimenta grandes montantes de capital, advindas de fontes variadas de investimentos e impulsionada por diversas formas de incentivos, interfere na economia de forma a gerar empregos através da contratação de mão de obra e obtenção de materiais. Um dos principais componentes utilizados nas obras de construção é o aço, de forma a se obter qualidade, segurança, eficiência e em muitos casos, qualidades estéticas. Este projeto de dissertação consiste em utilizar de Modelagem de dados por regressão linear simples para a projeção da correlação entre o consumo de aços e a taxa de crescimento do PIB da construção civil. O tratamento e análise dos dados se dará através de softwares com o intuito de averiguar as possíveis correlações existentes.
OBJETIVO:
O objetivo deste projeto de pesquisa é realizar uma projeção da correlação estatística da utilização do aço com a taxa de crescimento do PIB da construção civil brasileira, utilizando como parâmetro dados obtidos junto ao Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, sobre a produção e consumo aparente de produtos de aço longo, entre os períodos de 1990 a 2018 no Brasil, cujo a fonte é Anuário Estatístico 2019 - Instituto Brasileiro de Siderurgia-IBS. (Instituto Aço Brasil).
De acordo com Firjan (2014) a indústria da construção civil é um dos maiores propulsores da economia do Brasil, de forma que o desenvolvimento e capacidade do país estão atrelados ao desempenho deste setor. Na última década observou-se um notável processo de expansão do setor de construção civil no Brasil, com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste segmento superando o do país.
O Produto Interno Bruto (PIB) é uma das principais formas de registro estatístico e da contabilidade social nacional, de forma que este indicador é muito utilizado, tendo em vista que consiste em uma medida monetária dos fluxos de bens e serviços produzidos em um determinado período e é adotado como referência para o crescimento econômico (TEIXEIRA; SOUZA; FARIA, 2017).
Com a invenção dos fornos, que eram capazes de não só corrigir as impurezas do ferro, como também de lhes adicionar propriedades diversas, tais como resistência ao desgaste, ao impacto, à corrosão, entre outros, deu-se início ao composto que conhecemos como aço. Por conta destas propriedades, aliadas ao seu baixo custo, o aço passou a representar cerca de 90% de todos os metais consumidos no âmbito industrial, de forma que torna-se inimaginável o mundo moderno sem a presença do aço. (INSTITUTO AÇO BRASIL, S.d.)
O setor da construção civil é o maior consumidor de aço no país, de forma que 34,1% do material produzido internamente ou importado, se destina a tal finalidade. Os números podem ser ainda maiores, caso seja levado em consideração que 5,4% do material é destinado à tubos de costura de pequeno diâmetro. De forma geral, o material é utilizado para fabricação de bobinas, chapas de aço final, Aços planos revestidos, Aço para estruturas em Aço, entre outros. (ABCEM, 2019)
Por correlação, entende-se a medida de associação do grau de relacionamento entre duas variáveis e a direção do relacionamento destas. Para tanto, será feita a utilização de softwares tratamento e análise de dados como forma de apoio à realização das correlação.
MATERIAL E MÉTODOS PREVISTOS:
O presente projeto se dará através de uma pesquisa quantitativa, baseada na coleta de dados sobre o PIB da construção civil e a produção e consumo aparente de produtos de aço longo, no período de 1990 à 2018, para a construção de um modelo estatístico utilizando de regressão linear simples.
Posteriormente, será realizada uma pesquisa qualitativa através de revisão teórica sobre a indústria da construção civil e produção de aço no Brasil., sobre a adoção de modelos estatísticos, tais como a regressão linear simples, com intuito de se realizar projeções sobre os pontos estudados, e por fim, será realizado um estudo sobre os principais softwares para modelagem dos dados.
Para chegar aos objetivos aos objetivos geral e específicos da pesquisa, que são correlacionar o consumo de aços e a taxa de crescimento do PIB da construção civil, serão realizados a coleta de dados, construção de modelo estatístico e tratamento dos dados através de software.
REFERÊNCIAS BÁSICAS:
ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DA CONSTRUÇÃO METÁLICA - ABCEM, Estatísticas Da Construção Metálica: Setembro 2019, 2019. Disponível em: <https://www.abcem.org.br/site/arquivos/ABCEM-Estatisticas-setembro-2019-rev.pdf> Acesso:28 fev 2020
CBIC – Disponível em:
Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN, Construção Civil: Desafios 2020. FIRJAN, Rio de Janeiro, 2014
INSTITUTO AÇO BRASIL Processo Siderúrgico, [S.d.]. Disponível em: https://institutoacobrasil.net.br/site/processo-siderurgico/ Acesso em: 28 fev. 2020.
TEIXEIRA, M. D. J.; SOUSA, L. V. C.; FARIA, A. M. M. 2017. Bem-estar fundamental e econômico: uma análise crítica do PIB e dos indicadores de sustentabilidade.
...