VIRTUALIZAÇÃO & NUVEM (POWER BI, POWERAPPS, EXCEL, ONEDRIVE)
Por: TK_puxa • 4/7/2021 • Trabalho acadêmico • 1.986 Palavras (8 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – CAMPUS IMPERATRIZ[pic 4]
EDUARDO MARINHO DOS SANTOS
PAULO HENRIQUE VIANA NOGEUIRA SANTANA
VIRTUALIZAÇÃO & NUVEM (POWER BI, POWERAPPS, EXCEL, ONEDRIVE)
Imperatriz
2018
EDUARDO MARINHO DOS SANTOS
PAULO HENRIQUE VIANA NOGEUIRA SANTANA
VIRTUALIZAÇÃO & NUVEM (POWER BI, POWERAPPS, EXCEL, ONEDRIVE)
Relatório apresentado para obtenção de nota de parcial da disciplina de Redes de Computadores, ministrada por: Prof. Selmo.
Imperatriz
2018
SUMÁRIO
1 Introdução 6
2 Objetivos 6
2.1 Objetivo específico 6
3 Definição de Virtualização 6
4 Cloud Computing 8
5 Projeto de Virtualização 10
5.1 Excel 10
5.2 OneDrive 10
5.3 PowerApps 10
5.4 Power BI 10
5.5 O Projeto 10
6 Benefícios, desafios e riscos 12
REFERÊNCIAS 13
LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Incompatibilidade de sistemas. Fonte: Laureano. 7
Figura 2- Camadas logicas de sistemas. Fonte: tiespecialistas 7
Figura 3-Virtualização de Desktops. Fonte: tiespecialistas 8
Figura 4- Aplicação em Nuvem. Fonte: Computação em Nuvem. 8
Figura 5- Serviços. Fonte: Computação em Nuvem 9
Figura 6- Aplicativo PowerApss. Fonte: Autor. 11
Figura 7- Base de dados para acesso da virtualização. Fonte: Autor. 11
Figura 8- Relatório Power BI. Fonte: Autor. 12
1 Introdução
O presente trabalho, tem como fundamento, as ideias abordadas pela indústria 4.0, uma nova era em que a indústria e o comercio estão sendo inseridas.
Os assuntos apresentados, visam trazer clareza e facilidade de entendimento das novas tecnologias que podemos contar para desenvolvimento das mais diversas aplicações, seja na indústria, comercio ou no ramo do BigData. Aproximando para o contexto acadêmico da disciplina, o presente trabalho irá demonstrar os conceitos de virtualização de aplicações e computação em nuvem ou Cloud Computing.
Será demonstrada a aplicação pratica de interligação de ferramentas que, em sistemas operacionais físicos, ou seja, um hardware que, recebeu software, apresentariam conflitos de configuração e, poderia não funcionar.
Seguindo essa ideia. Tarefas como obtenção, compartilhamento, manipulação e exploração de enorme quantidade de dados são absolutamente comuns no cenário atual. (Mury, Roberto. 2006).
Sobre maquinas virtuais, possuem grandes vantagens, logo, a utilização de máquinas virtuais possibilita resolver esse problema, pois a máquina virtual cria uma “camada” para compatibilizar diferentes plataformas. (Laureano, Marcos. 2011).
2 Objetivos
Realizar a interligação em nuvem das aplicações: Excel, PowerApps e Power BI. De modo que todos conversem entre si e atualizem as informações de forma automática, conforme forem sendo imputadas pelos seus usuários.
2.1 Objetivo específico
Demonstrar as aplicações, assim como o banco de dados formado, afim de ressaltar a importância dos conceitos abortados, para as mais diversas áreas de trabalho.
3 Definição de Virtualização
É a criação de algo virtual, utilizando para isso um hardware já existente, o exemplo mais comum de virtualização, são as maquinas virtuais que criam outro sistema operacional dentro de um hardware que já possui um sistema operacional sendo executado, outro exemplo, são as partições que podem ser criadas dentro de um mesmo HD.
De forma mais acadêmica, pode-se definir virtualização como: “Abstração de uma camada física para múltiplas camadas lógicas.”. (tiespecialista, 2013).
[pic 5]
Figura 1- Incompatibilidade de sistemas. Fonte: Laureano.
Na década de 90, o processo de virtualização, ganhou forças ao ser lançada a primeira versão do hypervisor, um software que permite a execução de diversos sistemas operacionais ao mesmo tempo dentro de uma mesma máquina, ou seja, no mesmo hardware, tal atividade, auxiliou a TI de diversas empresas a otimizar o uso de seus mainframes e trazer junto uma gestão mais desenvolvida dos seus ambientes de dados.
Para tal processo, existe um mapeamento logico, de como deve ser realizado o processo e quais sistemas se adequam para que se tenha resultados satisfatórios.
[pic 6]
Figura 2- Camadas logicas de sistemas. Fonte: tiespecialistas
[pic 7]
Figura 3-Virtualização de Desktops. Fonte: tiespecialistas
4 Cloud Computing
Surgiu na década de 90 o conceito dessa ferramenta de armazenamento, o conceito de cloud computing é simples, armazenar em “nuvem” a o máximo de informação e disponibiliza-la de forma rápida e acessível.
Em 2013 a ferramenta mostrou seu grande potencial para negócios, foi quando se começou de fato a explorar as possibilidades do seu uso. o conceito parte do princípio que a informação pode estar em qualquer servidor no mundo mas, com fácil e rápido acesso. Hoje, a grande maioria dos serviços ao cliente que consome internet, vem de servidores em nuvem.
...