Vibrações RAO
Por: Thiago Mont • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 720 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
Página 1 de 3
- O que é vibração ou oscilação?
Qualquer movimento que se repete após um intervalo de tempo.
- Quais são as partes elementares de um sistema vibratório?
- Meio de armazenar energia potencial: mola – elasticidade
- Meio de armazenar energia cinética: massa – inércia
- Meio pelo qual a energia e dissipada gradualmente: amortecedor
- O que são números de graus de liberdade?
Número mínimo de coordenadas independentes necessárias para se determinar completamente as posições de todas as partes de um sistema, a qualquer instante de tempo.
Conjunto de coordenadas generalizadas: Coordenadas necessárias para descrever o movimento de um sistema
- O que são sistemas discretos (ou de parâmetros concentrados)
São aqueles que podem ser descritos utilizando-se um número finito de graus-de-liberdade (exemplo: sistema massa-mola-amortecedor)
- O que são sistemas contínuos (ou distribuídos)?
São aqueles que possuem infinitos graus-de-liberdade (ex. vigas)
- Amplitude (A): Deslocamento máximo de um corpo vibrante a partir da sua posição de equilíbrio
- Ciclo: Movimento de um corpo vibrante a partir do ponto de equilíbrio, para um extremo, voltando a posição de equilíbrio, indo ao outro extremo e voltando a posição de equilíbrio
- Período de oscilação (τ): tempo necessário para a oscilação completar um ciclo ou se repetir
- Freqüência de oscilação (f): numero de ciclos por unidade de tempo. É inversamente proporcional ao período de oscilação. A freqüência circular (ω) é usada para denotar a velocidade angular do movimento cíclico. f é medida em Hz e ω é medida em radianos por segundo [pic 1]
- Ângulo de fase (φ): ângulo definido entre dois pontos de Maximo de dois vetores.
- Freqüência natural: freqüência na qual um sistema oscila após um distúrbio inicial, quando deixado oscilando sem a ação de forças externas. Propriedade inerente ao sistema e depende de suas características físicas.
- Batimento: fenômeno existente quando dois movimentos harmônicos que possuem freqüências próximas um do outro são adicio0nados.
- Oitava: quando o valor Maximo de um intervalo de freqüência é duas vezes seu valor mínimo estes valores diferem de uma oitava.
- Decibel: escala usada para representar as diversas quantidades encontradas no campo de vibrações e acústica (tais como deslocamento, velocidade, aceleração pressão e potencia)
- Função transiente de tempo: função que existe apenas num espaço limitado de tempo, sendo nula em qualquer outro tempo.
- Ressonância: a freqüência da força de excitação coincide com uma das freqüências naturais do sistema.
CLASSIFICAÇÃO DAS VIBRAÇÕES:
- Livres e forçadas: Livre quando o sistema e colocado em vibração após um distúrbio inicial e não existem forças externas agindo sobre ele após tal distúrbio. Forçada quando o sistema é colocado em vibração de forças externas que normalmente são do tipo repetitiva.
- Lineares e não-lineares: Lineares quando todos os componentes básicos do sistema – massa, mola e amortecedor - do sistema vibratório se comportam de forma linear (o principio da superposição é aplicável). Se qualquer do elementos se comportar não linearmente, a vibração é denominada vibração não-linear.
- Determinísticas e aleatórias: Se o valor ou magnitude da excitação (força ou movimento) agindo no sistema vibratório é conhecido a qualquer instante de tempo, a excitação e a vibração decorrente são conhecidas com determinísticas. Quando o valor da excitação em um determinado valor de tempo não pode ser predito, a excitação é não-determinística (ou aleatória) e a vibração é aleatória. Neste caso um grande número de dados precisa ser colhido e o tratamento feito de forma estatística.
O MOVIMENTO HARMÔNICO
- Movimento periódico: movimento oscilatório que se repete a intervalos iguais de temo τ
- A forma mais simples de movimento periódico e o movimento harmônico, que pode ser representado como a projeção numa linha reta de um ponto que se move numa circunferência a velocidade constante.
- O movimento harmônico e um movimento periódico que pode ser representado como a projeção numa linha reta de um ponto que se move numa circunferência a velocidade constante.
- A velocidade e aceleração do movimento harmônico podem ser determinadas pela diferenciação da expressão do deslocamento
DESBALANCEAMENTO DE ROTORES
- Desbalanceamento Estático: quando todas as massas desbalanceadoras estão em um mesmo plano.
- Desbalanceamento Dinâmico: quando o desbalanceamento aparece em mais do que um plano, a resultante é uma força e um momento de rotação.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com