Visita Canteiro de Obras - NR18
Por: daroit • 22/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.231 Palavras (9 Páginas) • 693 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CONCRETO ARMADO E FORMAS
Disciplina: Construção Civil I
Professora: Adriana Silveira
Acadêmicos: Acadêmicos: Cristiano Weber, Ricardo Picolotto, Guilherme Mendes, Jonatan Talamini.
Passo Fundo, junho de 2013.
ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
Trabalho avaliado ao curso de Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEAR, da Universidade de Passo Fundo, como requisito parcial para conclusão da disciplina de Construção Civil I, sob a orientação da professoraAdriana Silveira.
Passo Fundo
2013
INTRODUÇÃO
As obras civis podem ser diferenciadas pelo seu método construtivo e sistema estrutural adotado. Dentre os diversos modelos estruturais, o mais frequente nas obras de construção civil é o modelo concebido em estrutura de concreto armado. A grande utilização deste modelo se dá devido a facilidade de execução, custos relativamente baixos (para obras comuns de múltiplos pavimentos encontradas na região) e disponibilidade de mão de obra. Para a estrutural da obra em questão analisada, objetivo deste trabalho, o modelo estrutural adotado deve-se aos fatores citados anteriormente.
A execução do serviço de estruturas de concreto armado segue uma lógica relativamente simples, observada na obra – preparação e montagem de armaduras, preparação e montagem de fôrmas e concretagem. Numa análise mais complexa podemos verificar outros os fatores que influenciam sobre a qualidade do produto final (estrutura), como inspeção de escoramento, moldagem de corpos-de-prova para controle de concreto e rigoroso de montagem de armaduras.
Uma diretriz muito importante a ser observada consta na norma técnica específica de projeto de estruturas de concreto armado (ABNT NBR 6118/2003), onde a qualidade no produto final é obtida quando atendido os quesitos de capacidade resistente, desempenho em serviço e durabilidade, considerando aspectos arquitetônicos, funcionais, construtivos, estruturais e compatível com os demais projetos.
É importante que a engenharia e se faça presente com correta utilização destes mecanismos para garantir a qualidade e segurança na execução do modelo estrutural de uma edificação, bem como das pessoas envolvidas na fase de construção e na fase de utilização.
Dalbosco construções e incorporações
N operários 17,
Tempo da concretagem 6 horas, 475m²
Inicio de obra e termino 06/06/12, 3 anos
2. CARACTERIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO
Concretos Usinados
Tanto para vigas, lajes e pilares são utilizados concretos usinados. Este é fornecido pela empresa SUPERMIX CONCRETO S/A, unidade de Passo Fundo – RS. A empresa localizada na Rod. perimetral sul, 100 Vila Dona Julia Passo Fundo/Rs. produz concretos em conformidade com as normas brasileiras (ABNT), garante os processos de produção e disponibiliza informações técnicas. Segundo o engenheiro da obra, o concreto dosado na Central de Concreto SUPERMIX CONCRETO S/A, oferece grande produtividade com baixo custo, no sistema de bombeamento - transportado por tubulações do caminhão-betoneira até o local a receber o concreto.
As informações básicas que o responsável pela compra do concreto deve passar para a empresa que o produz, é basicamente, o fck, o slump e se há necessidade de algum tipo de aditivo. Para execução da obra, até o primeiro pavimento foi utilizado concreto com resistência fck 25 (vinte e cinco) MPa, foi utilizado o valor para fck de 25 (vinte e cinco) MPa, para pilares, vigas e lajes. O valor a ser atingido pelo teste de slump é 10 (dez) +/- 2 (mais/menos dois) cm. A partir desses dados a empresa fornecedora fica responsável pelo traço mais adequado para o atendimento dos valores de resistência fck e abatimento pelo teste de slump exigidos no projeto estrutural da obra.
De acordo com as informações obtidas na nota fiscal de recebimento, o concreto é composto pelos seguintes elementos (valores para 2,5 m³ de concreto bombeado, fck 25 MPa, e slump 10 +/-2):
- Cimento CP IV: 730 Kg- O cimento portland Pozolânico contém adição de pozolana no teor que varia de 15% a 50% em massa. Este alto teor de pozolana confere ao cimento uma alta impermeabilidade e consequentemente maior durabilidade. O concreto confeccionado com o CP IV apresenta resistência mecânica à compressão superior ao concreto de cimento Portland comum à longo prazo. É especialmente indicado em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos.
- Brita 0: 237,5 Kg
- Brita 1: 2.135 Kg
- Areia média: 2.070 Kg
- Agua: 485 Lt
[pic 1]
Figura: Recebimento do concreto
No dia do recebimento do concreto, previamente agendado, para se evitar conflitos na entrega e execução do serviço, são observados alguns itens importantes para o prosseguimento do processo: anotação do horário da chegada do caminhão-betoneira para que, caso ocorra algum problema, o concreto não ultrapasse o tempo máximo de aproximadamente 3 (três) horas, contando a partir do horário de saída do caminhão-betoneira da Central da empresa fornecedora. Também é importante ressaltar que o responsável por essa tarefa deve preocupar-se com a nota fiscal, o concreto recebido deve estar conforme a dosagem pedida, para os valores estipulados em projeto estrutural sejam atendidos pela armação e concreto.
[pic 2]
Figura: Concreto bombeado
O concreto é bombeado onde está se realizando a concretagem a partir de equipamento cedido pela empresa fornecedora do concreto. O preço para cada m³ (metro cúbico) de concreto é R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais). Também é cobrada uma taxa de serviço de bombeamento, no valor de R$ 600 (seiscentos reais), a diária totalizando.
Figura –Caminhão betoneira, empresa Supermix
Caracterização da mão de obra utilizada
No estágio atual da obra são utilizados 12 (doze) operários, todos com carteira assinada de vínculo com a construtora, estes operários são divididos em equipes, que trabalham de acordo com a necessidade da obra, por exemplo, se o dia é de chuva e alguns serviços tiveram que ser adiados, o grupo se junta ao grupo que trabalha internamente no edifício e as funções são divididas novamente e redistribuídas.
...