Sistemas Estruturais: Relatório Sobre a Visita na Obra Próximo a Faculdade.
Por: Ana Carolina Minuti • 15/8/2016 • Relatório de pesquisa • 511 Palavras (3 Páginas) • 555 Visualizações
Sistemas Estruturais
Relatório sobre a visita na obra próximo a faculdade.
[pic 1]
A primeira questão foi sobre a Tabeira, um nome que se dá à montagem do gabarito da construção. É uma fase fundamental da construção onde não se pode errar, é quando se faz no terreno a marcação da moldura e dos espaços do Galpão (no nosso caso) a ser construído. O gabarito é montado com pontaletes de madeira dando espaços de 1,50 a 1,80m, depois são fixadas tábuas que irão suportar linhas que definirão os elementos demarcados, que podem ser de arame ou fio de náilon com uma espessura específica.
O encontro de dois fios demarca o lugar dos pilares, a materialização da demarcação exigirá um elemento auxiliar que poderá ser constituído pelo gabarito. O ponto que define o eixo central dos elementos vai se destacar através de pintura, para que não se confunda com os laterais. É importante que ao final dessa etapa de locação sejam conferidos os eixos demarcados, procurando evitar erros nesta fase. A conferência pode ser feita com o auxílio dos equipamentos de topografia ou através da verificação do esquadro das linhas que originaram cada ponto utilizando o princípio do triângulo retângulo.
[pic 2]
Acontece também um processo onde é jogado o concreto para ficar mais reforçado, encher de concreto, depois de alguns dias tirar as cunhas de madeira e completar, chama-se graudear. Se não fosse uma estrutura pré-moldada o bloco seria totalmente fechado e teriam um arranque de pilar.
No terreno há uma mescla de pilar pré-moldado, esse pilar vai segurar a estrutura principal do balcão e os outros pilares irão fazer o simples travamento da alvenaria. Tem um caso de um bloco onde a linha passa praticamente no meio. Uma estaca de um lado e uma do outro, um está quase no meio (o que vai sustentar mais ) o outro está excêntrico ao pilar.
[pic 3]
Duas estacas irão trabalhar a compressão, daí vem a pergunta de como funciona a estaca? Ela é um elemento de transmissão das cargas do prédios, das cargas dos pilares para o terreno. A estaca trabalha pelo atrito lateral do terreno, é como se fosse o solo abraçando à estaca, não deixando a estava descer ou mesmo não deixando ela subir.
No caso de carga de ponta, tem que ser pouco considerada e ter bastante cuidado pois quando você faz a fundação é tipo um saca rolhas, e na hora de tirar ele faz uma perfuração e quando sacodida para tirar o excesso de terra sempre volta um pouco, aproximadamente 20cm. Por isso sempre bom dispensar carga de ponta. Se no caso não tiver outro jeito manda vir um pilão, que é uma peça pesada de 500 quilos e manda soltar, fazendo a solta e compacto repetidamente, assim esses 20cm serão compactados. O que deve ser apoiado é a treliça metálica, que nesta situação vai solicitar o pilar. O pilar tem que ter uma rigidez maior na direção em que estiver.
...