TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wi Max - Internet Banda Larga

Dissertações: Wi Max - Internet Banda Larga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 10

WIMAX: INTERNET E BANDA LARGA

Newton Paiva

2009

RESUMO

Este trabalho apresenta uma análise das principais técnicas de segurança na rede banda larga sem fio WIMAX, evidenciando seus pontos fortes e fracos para a sociedade em questão e dados contidos nela.

Palavras - chave: Banda larga sem fio, Internet, Segurança, WIMAX.

INTRODUÇÃO

WIMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) é uma versão "turbinada" do Wi-Fi (Wireless Fidelity). Ele nasceu da necessidade de se ter uma tecnologia sem fio de banda larga com longo alcance e alta taxa de transmissão. O padrão de transmissão WIMAX foi desenvolvido por um consórcio mundial e certificado pelo IEEE (Instituto de Elétrica e Engenharia Eletrônica) que difere do padrão Wi-Fi, principalmente por poder alcançar longas distâncias e com velocidades muito maiores, podendo, com isto, cobrir localidades de grandes dimensões como cidades. WIMAX utiliza a tecnologia padrão 802.16 e tem sua taxa de transferência em torno de 70Mbps com possibilidade de implementar QoS (Qualidade de Serviço). Pode ser aplicado nos serviços de VoIp (Voz sobre Banda Larga), Streaming (é a tecnologia que permite o envio de informação multimídia através de pacotes, utilizando redes de computadores, sobretudo a Internet. Quando a ligação de rede é banda larga, a velocidade de transmissão da informação é elevada, dando a sensação de que o áudio e o vídeo são transmitidos em tempo real.), Internet, etc.

Tem como ponto forte a redução dos custos na implementação de internet banda larga, pois a tecnologia chega sem custo. Os pontos fracos são encontrados em testes em campo que deixam a desejar quanto à taxa de transferência e também existe a possibilidade de não regulamentação em alguns países.

O WIMAX mal começou e já gera muitas possibilidades de negócios com sua tecnologia recente que provoca alvoroço e rompe paradigmas atuais.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Modulação

O WIMAX apresenta três modos de operação, todos os três PHY (physical layer), quais sejam: single carrier (único portador) (OFDM 256 (Orthogonal frequency-division multiplexing), ou OFDMA 2K (Orthogonal frequency-division multiple access). O modo mais comumente utilizado é o OFDM 256.

Throughput (taxa de transferência)

Com o esquema de modulação robusto, o WIMAX entrega elevadas taxas de throughput com longo alcance e uma grande eficiência espectral e que é também tolerante às reflexões de sinais. A velocidade de transmissão dos dados varia entre 1 Mbps e 75 Mbps, dependendo das condições de propagação, sendo que raio típico de uma célula WIMAX é de 6 km a 9 Km.

Uma modulação dinâmica adaptativa permite que uma estação rádio base negocie o throughput e o alcance do sinal. Por exemplo, se a estação rádio base não pode estabelecer um link robusto com um assinante localizado a uma grande distância, utilizando o esquema de modulação de maior ordem, 64 QAM (Quadrature Amplitude Modulation), a modulação é reduzida para 16 QAM ou QPSK (Quadrature Phase Shift Keying), o que reduz o throughput , porém aumenta o alcance do sinal.

Escalabilidade

Para acomodar com facilidade o planejamento da célula WIMAX, tanto nas faixas licenciadas quanto nas não licenciadas, o 802.16a/d suporta diversas larguras de banda. Por exemplo, se um operador tem disponível 20 MHz de espectro, ele pode dividi-lo em dois setores de 10 MHz ou 4 setores de 5 MHz cada.

O operador pode crescer a quantidade de usuários mantendo um bom alcance do sinal e um bom throughput.

O operador pode reusar o mesmo espectro em dois ou mais setores, criando uma isolação entre as antenas da estação radio base.

Cobertura

O padrão 802.16 também suporta tecnologias que permitem a expansão de cobertura, incluindo as tecnologias de "smart antenna" assim como as tecnologias mesh.

Qualidade de Serviço

O padrão 802.16 apresenta qualidade de serviço que permite a transmissão de voz e vídeo, que requerem redes de baixa latência.

O MAC (Media Access Control) do 802.16 provê níveis de serviço "Premium" para clientes corporativos, assim como um alto volume de serviços em um padrão equivalente aos serviços hoje oferecidos pelos serviços de ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) e de Cable Modem, tudo dentro da mesma estação radio base.

WIMAX

Espectro Previsto

Oficialmente o padrão 802.16a/d está sendo estabelecido para faixa de freqüências entre 2 GHz e 11 GHz, porém existe interesse de utilizá-lo também em bandas inferiores a 2 GHz. Abaixo são relacionadas algumas das bandas, conforme definido pelo FCC (Federal Communications commissions) dos Estados Unidos, que poderão ser utilizadas pelo padrão 802.16a/d.

Aplicações

Com velocidade superior à da Wi-Fi e maior alcance, as aplicações do WIMAX são incontáveis, tanto para hotspots, acesso empresarial e, claro, doméstico, WIMAX também irá facilitar o desenvolvimento de elas está o fornecimento de link de dados com garantia de banda.

Outra aplicação do WIMAX fundamental para o seu crescimento é o WIMAX nos automóveis, ou seja, ter a possibilidade de aceder a conteúdos da internet ‘on the move’...

Nos dias que correm a única possibilidade de termos internet no carro é através de uma operadora móvel tornando a navegação e consulta da internet bastante dispendiosa não sendo por isso uma opção consultar os e-mails e tudo mais no carro.

Hoje em dia temos o GPS, é ótimo, mas e se eu pudesse fazer requisitos de mapas e um número infindável de operações através do carro ‘on the move’? Por exemplo, descarregar uma estação de radio da Mongólia para ouvir no momento, ou até mesmo descarregar conteúdos que não tenho tempo para descarregar nem em casa ou no escritório. Em vez de ir à locadora de filmes e alugar um vídeo, porque não descarregá-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com