Água sob pressão (fluído sob pressão unilateral ou bilateral)
Por: MAX13 • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.257 Palavras (10 Páginas) • 1.591 Visualizações
SUMÁRIO
1. PROJETO RESIDENCIAL 4
2. PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO 4
3. TIPOS DE INFILTRAÇÃO 5
3.1 Água de Percolação 5
3.2 Água sob pressão (fluído sob pressão unilateral ou bilateral) 5
3.3 Umidade do Solo 6
3.4 Condensação 6
4. CAMADAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO 7
4.1 Camada de Regularização 7
4.2 Camada de Imprimação 7
4.3 Camada de Impermeabilização 7
4.4 Camada de Separação 8
4.5 Camada de Isolamento Térmico 8
4.6 Camada de Proteção Mecânica 8
5. SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO PARA PROJETO 9
5.1 Área I - Fundações 9
5.2 Área II - Banheiros 10
5.3 Área III – Lavanderia e Cozinha 10
5.4 Área IV - Lajes 11
PROJETO RESIDENCIAL
O projeto residencial, sobre o qual esse memorial descritivo tratará, será executado na cidade de Lajeado - RS, e trata-se de um projeto residencial de baixo padrão, sendo que quando pronto, será composto por quatro andares residenciais (térreo e mais três andares) com quatro apartamentos por andar, totalizando um total de 16 ambientes familiares.
PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
O presente memorial descritivo tem como principal finalidade descrever os procedimentos básicos que devem ser realizados para a correta execução das impermeabilizações do prédio residencial multifamiliar descrito acima.
A impermeabilização, segundo a NBR-9075, trata-se de um conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger as construções contra a ação danosa de fluidos, de vapores e da umidade. Portanto, a função da impermeabilização é proteger os ambientes contra a ação prejudicial de fluidos, sendo o principal a água, já que os principais materiais utilizados na construção civil sofrem deterioração e degradação devido à ação da água.
As NBRs que servirão como base normativa para a realização do memorial serão a NBR 9575 (Impermeabilização - Seleção e projeto), 9574 (Execução de impermeabilização) e 9685 (Emulsão asfáltica para impermeabilização), sendo que também será levada em conta a experiência dos projetistas para a escolha dos materiais mais apropriados para cada tipo necessário de impermeabilização.
TIPOS DE INFILTRAÇÃO
A água, principal fluido que prejudica o bom estado da construção, pode vir a atingir o ambiente de quatro maneiras distintas. A melhor maneira de combatê-las é conhecer de onde elas são oriundas, e com isso se saberá o procedimento a ser executado para evitá-las. Abaixo essas quatro tipologias estão explicadas, assim como a hachura que as representará no projeto. Em situações que ocorra mais de uma tipologia por ambiente, será representada no projeto a tipologia principal que afetará a construção e colocado observações escritas explicando essas situações.
Água de Percolação
Esse tipo de umidade não tem força para exercer pressão, mas acaba infiltrando na construção através do seu acúmulo e da sua recorrência. Essa situação é muito comum em ambientes externos, devido à chuva, e nas partes molhadas das residências, como no chuveiro do banheiro, lavanderia e, em alguns casos, cozinha.
[pic 1]
Água sob pressão (fluído sob pressão unilateral ou bilateral)
A água sob pressão é a situação típica de piscinas, em que a água confinada exerce pressão sobre a laje e/ou paredes empurrando a camada protetora. Quando a pressão é para fora, essa é chamada de pressão positiva. Já, quando ocorre o inverso (pressão negativa), a pressão é de fora para dentro, trata-se da situação típica de um muro de arrimo, ou em um tanque vazio em que a água tende a penetrar nesse ambiente.
[pic 2]
Umidade do Solo
A água sempre se encontra no solo. Há solos com maior quantidade de água, outros com menor, porém todos apresentam uma quantidade de água. Em imóveis que não existe a impermeabilização da fundação, essa estrutura funciona como um elevador para ela escapar.
[pic 3]
Condensação
A condensação também é um dos caminhos que a água encontra para se infiltrar na construção, já que o vapor da condensação trata-se da água em outro estado físico. Essa tipologia é típica dos banheiros, devido ao vapor do chuveiro, sendo que a melhor maneira de evitar essa tipologia é através de uma boa ventilação e com a impermeabilização de todo o banheiro, principal área afetada pela condensação.
[pic 4]
CAMADAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO
O sistema de impermeabilização é composto por diversas camadas que tem como função evitar a infiltração de água na estrutura, sendo que a seguir essas estão descritas com a função de cada.
Camada de Regularização
A primeira camada serve unicamente para regularizar o substrato e proporcionar uma superfície uniforme de apoio. Importante que ao ser executada essa camada, se realize primeiramente a limpeza e a lavagem com água e detergente do substrato para que ocorra a liga de fato entre as camadas. Além disso, é nessa camada que deve ser aplicada uma inclinação de no mínimo 1% para a água escoar para os ralos e locais de captação, para que na etapa final da execução da obra a água não emposse no meio do ambiente.
...