A ANÁLISE COMBINATÓRIA
Por: Julia Siqueira • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 745 Palavras (3 Páginas) • 567 Visualizações
ANÁLISE COMBINATÓRIA
Princípios de Contagem
A análise combinatória é a parte da Matemática que estuda e desenvolve métodos para a resolução de problemas que envolvem contagem. Para resolvermos estes problemas,
usamos dois princípios:
I.Princípio da Adição
Se um evento pode ocorrer por m ou por n maneiras distintas e independentes, então
para a ocorrência desse evento existem:
m + n possibilidades
OBS: Utilizado apenas quando os elementos forem disjuntos, ou seja, quando não houver possibilidade em comum.
Exemplos:
- Estamos em Palmas e desejamos viajar para Salvador. Existem três (3) empresas de ônibus e duas (2) companhias de avião que fazem este trajeto. Escolhendo um ônibus ou um avião, de quantas maneiras podemos realizar esta viagem ?
[pic 1]
Nesse caso, as possibilidades foram somadas porque são independentes e alternativas, sendo possível a escolha das duas simultaneamente. Escolhe-se um dos ônibus, ou um dos aviões.
- Um consumidor deseja comprar um veículo de uma concessionária. A concessionária
tem 23 automóveis e 14 caminhões em estoque. Quantas escolhas possíveis o consumidor tem ?
II. Princípio da Multiplicação
Se um evento pode ser dividido em duas etapas, em que para realizar a 1ª etapa,existem m maneiras e, para realizar a 2ª etapa, existem n maneiras, então para a ocorrência do evento, ou seja, uma das m maneiras e uma das n maneiras existem
m x n possibilidades
Exemplo:
Estamos em Palmas e desejamos viajar para Salvador. Existem três (3) empresas de onibus que fazem o trajeto até Brasília e duas (2) companhias de avião que fazem o trajeto de Brasília a Salvador. Escolhendo um (1) ônibus e um (1) avião, de quantas maneira podemos
realizar esta viagem?
[pic 2]
EXERCÍCIOS
- Uma criança pode escolher uma entre duas balas, uma rosa e outra preta, e um entre três chicletes, um amarelo, outro verde e outro branco. Quantos conjuntos diferentes a criança pode ter ?
- O sufixo do seu número de telefone contém quatro dígitos. Quantos desses números de quatro dígitos existem ?
- Com relação ao exercício anterior, quantos números de quatro dígitos existem se um mesmo dígito não puder ser repetido ?
- De quantas maneiras podemos escolher três representantes em um grupo de 25 pessoas ?
- De quantas maneiras podemos escolher três representantes, para três comissões, em um grupo de 25 pessoas, se um representante pode participar de mais de uma comissão ?
- Se um homem tem quatro ternos, oito camisas e cinco gravatas, de quantas maneiras diferentes ele pode se vestir ?
III. USANDO OS DOIS PRINCÍPIOS JUNTOS
No exercício 1 acima, suponha que queremos encontrar de quantas maneiras diferentes a criança pode escolher o doce, ao invés do número de conjuntos de doces que ela pode ter. Então, escollher uma bala rosa e depois um chiclete amarelo não é a mesma coisa que escolher primeiro um chiclete amarelo e depois uma bala rosa. Podemos considerar dois casos disjuntos: a escolha de balas ou de chicletes primeiro. Cada um desses casos (pelo principio da multiplicação) tem seis possibilidades, de modo que (pelo princípio da adição) existem 6 + 6 = 12 maneiras diferentes de escolher os doces.
...