Análise Combinatória
Por: Jaciene Macena • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.714 Palavras (11 Páginas) • 276 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade Federal de Campina Grande
PET Conexões de Saberes
Curso de Consolidação
Analise Combinatória
Junho
de 2013
Sumário
- Introdução
- O que é Analise Combinatória?
- E do que precisamos saber?
- Princípio Fundamental da Contagem
- Princípio Aditivo
- Principio Multiplicativo
- Exercícios
- Arranjo
3.1. Exercícios
- Permutação
4.1. Exercícios
- Permutação com repetição
5.1. Exercícios
- Permutação Circular
- Combinação
- Combinação com repetição
- Introdução
As primeiras atividades matemáticas da humanidade estavam ligadas à contagem de objetos de um conjunto, enumerando seus elementos, sendo chamada posteriormente de Analise combinatória.
- O que é Analise Combinatória?
Análise combinatória é um estudo realizado na matemática e na lógica, responsável pela análise das possibilidades e das combinações.
- E do que precisamos saber?
Para que nosso estudo sobre Analise Combinatória se torne mais fácil e necessário que algumas definições sejam apresentadas, como a seguir.
- Números naturais
Pertencem ao conjunto dos naturais os números inteiros positivos, incluindo o zero. Esse conjunto é representado pela letra N maiúscula. Os elementos dos conjuntos devem estar sempre entre chaves.
N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15, 16, 17,...}.
- Conjuntos
Conjunto é uma lista, coleção, ou classe de objetos, pessoas, números, etc. Os conjuntos são representados pelas letras maiúsculas do alfabeto.
O conjunto universo e o conjunto vazio são tipos especiais de conjuntos.
Vazio: não possui elementos e pode ser representado por { } ou Ø.
Universo: possui todos os elementos de acordo com o que estamos trabalhando, pode ser representado pela letra maiúscula U.
- Sequencia
Todo conjunto de elementos, numéricos ou não, colocados numa determinada ordem é chamado de sequencia.
Exemplo de Introdução:
Nestes exemplos teremos uma pequena ideia de como funcionam os métodos de contagem.
- De quantas formas podemos enfileirar as formas Geométricas apresentadas?
- Temos dois dados, se lançarmos os dois ao mesmo tempo quais serão os resultados possíveis?
- Princípio Fundamental da Contagem
Vamos aprender agora a determinar o número de possibilidades de ocorrência de um evento, sem a necessidade de descrever todas as possibilidades. Para isso utilizarem inicialmente os o Princípio Aditivo (P.A) e o Princípio Multiplicativo (P.M).
2.1. Princípio Aditivo
Vamos introduzir Princípio Aditivo por meio de alguns exemplos para que fique claro como esse princípio funciona e logo após o definiremos da maneira formal.
Exemplo inicial:
Suponha que tenham entrado em cartaz 3 filmes e 2 peças de teatro e que Carlos tenha dinheiro assistir a apenas 1 evento. Quantos são os programas que Carlos pode fazer no sábado?
Definição: Se A e B são dois conjuntos com respectivamente, p e q elementos, onde nem um elemento de A está em B e nem um elemento de B está em A, então a união de A e B possui p + q elementos.
2.2. Princípio Multiplicativo
Se uma decisão D1pode ser tomada de p modos e, qualquer que seja essa escolha, a decisão D2 pode ser tomada de q modos, então o número de maneiras de se tomarem consecutivamente as decisões D1 e D2 é igual a pq.
- Exercícios
1. Suponha que tenha entrado em cartaz 3 filmes e 2 peças de teatro e Carlos tem dinheiro para assistir a um filme ou uma peça de teatro, quantos são os programas que ele pode fazer no sábado?
2. Há 3 linhas de ônibus entre as cidades A e B e 2 linhas de ônibus entre B e C. De quantas maneiras uma pessoa pode viajar:
a) Indo de A até C, passando por B?
b) Indo e voltando entre A e C sempre passando por B?
- Quantos números de 3 algarismos distintos podemos formar com os dígitos 5, 6 e 7?
[pic 3]
- Uma bandeira é formada por quatro listras, que devem ser coloridas usando-se apenas as cores amarelo, azul e vermelho, não devendo listras adjacentes ter a mesma cor. De quantos modos pode ser colorida a bandeira?
- Quantos números naturais de 4 dígitos, que seja menores que 5000 e divisíveis por 5, podem ser formados usando-se apenas os algarismos 2, 3, 4 e 5?
- De quantas maneiras podemos dar 2 prêmios a uma classe com 1 rapazes, de modo que os prêmios não sejam dados a um mesmo rapaz?
- Quantos são os anagramas de 2 letras diferentes que podemos formar com um alfabeto de 23 letras?
- De quantas maneiras 2 pessoas podem estacionar seus carros numa garagem com 6 vagas?
- Quantos são os números naturais pares que se escrevem com três dígitos distintos?
- De quantos modos 5 homens e 5 mulheres podem se sentar em 5 bancos de 2 lugares, se cada banco deve haver um homem e uma mulher?
- Há 12 moças e 10 rapazes, onde 5 deles (3 moças e 2 rapazes ) são filhos da mesma mãe e os restantes não possuem parentesco. Quantos são os casamentos possíveis?
- Fatorial
É comum, nos problemas de contagem, calcularmos o produto de uma multiplicação cujos fatores são números naturais consecutivos. Para facilitar esse trabalhar, vamos adotar um símbolo chamado fatorial.
Sendo n um número inteiro maior que 1, define-se fatorial de n como o produto dos n números naturais consecutivos de n a 1. Indica-se n!(Lê-se: n fatorial ou fatorial de n)
n! = n∙ (n – 1) ∙ (n - 2) ∙ ... ∙ 3 ∙ 2 ∙1
...