Dinamometro
Por: MayteCortezM • 10/4/2015 • Relatório de pesquisa • 343 Palavras (2 Páginas) • 1.105 Visualizações
Etapa 1 - Desenvolvimento da Experiência
A Lei de Hooke nos permite calcular a deformação que uma mola sofre ao se aplicar uma determinada força sobre ela, podendo ser equacionada da seguinte maneira: F = k •∆L, onde F é a força aplicada sobre o corpo, k é uma constante característica da mola que traduz sua rigidez e F a deformação linear causada.
O dinamômetro é um instrumento constituído basicamente por uma mola de constante k conhecida e usa essa lei para medir forças através da variação de comprimento sofrida. Em nosso experimento, substituímos a mola do dinamômetro por um elástico. Os dados coletados estão no gráfico a seguir:
Observamos que a deformação do elástico foi desproporcional a quantidade de bolinhas que estavam sendo inseridas. Através da análise do gráfico e da tabela abaixo, podemos perceber que a cada bolinha que foi acrescentada, o deslocamento do elástico em milímetros não seguiu uma constância. Concluímos então, que o elástico não obedece exatamente à Lei de Hooke.
Nº de bolinhas Milímetros
1 0
2 0
3 2
4 4
5 8
6 13
7 18
8 25
9 32
10 41
Portanto, se a Lei de Hooke fosse realmente aplicada sobre o elástico, deveríamos ter um gráfico linear, e não uma reta apenas a partir de certo valor, como foi mostrado no gráfico. Isso se deve ao fato de que a constante característica k da borracha não permanece constante com a variação da força aplicada sobre ela.
...