ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATORIO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: anapaulagsff • 11/2/2021 • Trabalho acadêmico • 4.086 Palavras (17 Páginas) • 685 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS ............................................................................... 4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) ...................................................... 7
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC ............................................................................................................................ 9
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER – RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA .............................................................. 10
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ......................................................................................................... 11
6 PLANOS DE AULA ............................................................................................. 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................... 15
REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 16
INTRODUÇÃO
De acordo com as várias etapas que um curso de licenciatura proporciona ao educando temos a que se refere à educação no ensino fundamental uma das mais importantes para o educando, pois se caracteriza como um caminho percorrido para o ensino aprendizagem proporcionando um elo ao aluno que cursa licenciatura entre a prática e a teoria, além que ter a chance de avaliar e observar o profissional que trabalha com a educação na sua ação pedagógica, podendo assim contribuir para o preparo do aluno de licenciatura em matemática para poder assim construir metodologias, ações e reflexões sobre o trabalho em sala de aula.
O estagio na área da educação aperfeiçoa a prática dentro e fora da sala de aula, participando ainda do ambiente escolar, podendo associar a realidade profissional com a convivência com os estudantes com o campo de estagio, onde isso será feito através da leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Projeto Político Pedagógico e do texto Estágio Supervisionado em Matemática: Significados e Saberes sobre a Profissão Docente.
Ser professor é uma aprendizagem constante, é um processo que vai além dos conhecimentos específicos e pedagógicos, por isso a aprendizagem de como ser professor e o de como ensinar ocorre na maioria das vezes em situações vivenciadas em sala de aula, onde entende – se que o professor deve exercitar a profissão, atuar em sala de aula, saber lidar com os acontecimentos, com as incertezas e diversas idéias contribuindo para a compreensão do contexto educativo e a construção de novos conhecimentos a partir da realidade escolar, pois no convívio com as pessoas do processo educativo, tanto alunos e professores que o licenciando produz saberes, para assim constituir um profissional.
Neste contexto, o estágio representa a inclusão do professor que está em formação no campo profissional; onde é um tempo que a mesma passa pela experiência de docência, geralmente pela primeira vez, mas devido ao avanço de contaminação pelo vírus Covid-19, onde foram reformulados para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia, onde seria um tempo que os professores poderiam observar, participar, problematizar e trocar idéias com professores regentes na escola, interagindo com os alunos e conhecendo os aspectos gerais do ambiente escolar.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O estágio supervisionado no curso de licenciatura é uma exigência da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96), que fala sobre a inserção do futuro profissional da educação na prática docente e no contexto profissional representando a oportunidade de vivência entre a universidade, a escola básica e a comunidade com ações voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Conforme dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (DCNs) recomenda que o planejamento e a execução das práticas no estágio estejam apoiados nas reflexões desenvolvidas pelas disciplinas curriculares em seu conjunto, sendo uma tarefa para toda a equipe de formadores. O curso de formação deve, assim, “ser fundamentalmente um espaço de construção coletiva de conhecimento sobre o ensino e a aprendizagem” (BRASIL, 202ª, p.36).
Pimenta (2006) define o Estágio como “uma atividade teórica, preparadora de uma práxis”, cujas finalidades principais são tecer os fundamentos e as bases identitárias da profissão docente e propiciar ao aluno uma aproximação da realidade na qual irá atuar. A autora diz que o curso de formação será mais formador ainda quando todas as disciplinas tiverem o ponto de partida da realidade escolar, diminuindo o distanciamento entre a instituição de formação e a escola. Sendo assim, a escola dá aos alunos cursando e a universidade sobre a realidade da escola, sobre mediação dos estagiários que estão ali agregando conhecimentos havendo uma aproximação da escola com o que vem sendo produzido pelas pesquisas.
Como o estágio representa múltiplos elementos que constituem a prática educativa, possibilitando uma discussão e uma reflexão sobre o processo educativo nas escolas.
O contato gradativo e sistemático com o futuro campo de trabalho, com as situações escolares em diferentes níveis de ensino, ao longo de todo curso de formação inicial, pode possibilitar ao futuro professor reconhecer limites e potencialidades das práticas educativas observadas; analisar, construir e testar possíveis ações para remediar ou suprir as necessidades práticas com as quais entrará em contato em sua futura prática profissional (CYRINO; PASSERINI, 2009, p. 126).
De acordo com o que Cyrino cita, o professor tem contato com o local de trabalho onde é através dele que o mesmo vai aprender a lecionar, a lidar com problema e solucionar os mesmos, que é no corpo a corpo e no dia a dia que se torna um professor, pois quando se está cursando o curso de licenciatura o professor absorve os conteúdos para por em prática fora da universidade, pois é na sala de aula que o professor desenvolve suas qualidades e perspectivas de uma aula diferenciada, adequada para os diversos tipos de alunos, seja eles da inclusão ou não, pois é lá que o mesmo vai aprender a lidar com as diferentes realidades do dia a dia.
...