UMA FORMA DINÂMICA DE ENSINAR AS CÔNICAS
Por: Lucélio Augusto Júnior • 2/5/2018 • Artigo • 7.538 Palavras (31 Páginas) • 388 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
UNIVERSIDADE ABERTA A VIDA – UNAVIDA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
[1]Danielma Sales de Oliveira
[2]Lucélio Augusto Júnior
[3]Orientador – Prof.Ms. Magno Afonso Martins Barbosa
UMA FORMA DINÂMICA DE ENSINAR AS CÔNICAS
CAMPINA GRANDE, PB
2017
UMA FORMA DINÂMICA DE ENSINAR AS CÔNICAS
1Danielma Sales de Oliveira
2Lucélio Augusto Júnior
3Orientador – Prof. Especialista Magno Afonso Martins Barbosa
RESUMO:
Há muito tempo o ensino das cônicas é de difícil acesso aos alunos, devido a forma que é ensinada e as vezes não fazendo parte do conteúdo escolar. Com as dificuldades e importância para se aprender as cônicas, propomos uma forma dinâmica para ensiná-las no ensino médio, objetivando contribuir para uma aprendizagem significativa. Utilizando como instrumentos facilitadores para a compreensão das cônicas, um holograma para mostrar a obtenção das secções, e focando na elipse usando a prancheta de concepção elíptica para o aluno traçar a elipse e construir seus conceitos, espera-se que com essa proposta dinâmica, a aula seja valiosa para o aluno dar sentido ao estudo das cônicas, interagindo na aula na busca de formar seus próprios conceitos, desenvolvendo as atividades de modo que supere as dificuldades no seu ensino. Ampliando essa proposta, trabalhando-se com as outras cônicas, os professores de matemática podem tornar a aula rica, despertando a curiosidade dos alunos em conhecer as secções cônicas, assim proporcionando uma aprendizagem com significado. A pesquisa foi realizada na turma do 3º ano do ensino médio servindo para despertarmos a curiosidade dos alunos pelo estudo das cônicas e incentiva-lo a construir seus próprios conceitos. Os resultados das atividades aplicadas foram satisfatórios, sendo possível notar que os alunos apresentaram interesse e conseguiram assimilar o conteúdo, o que indica que as cônicas podem ser ensinadas de forma dinâmica, enriquecendo o ambiente de aprendizagem, tornando a aula propicia para que o aluno raciocine, desenvolvendo suas habilidades na construção do conteúdo junto ao professor.
Palavras chaves: Cônicas, Elipse, Forma dinâmica, Aprendizagem significativa.
ABSTRACT:
The teaching of conics has long been difficult for students to access, due to the way it is taught and sometimes not part of the school content. With the difficulties and importance to learn the conics, we propose a dynamic way to teach them in high school, aiming to contribute to a significant learning. Using as a facilitating instrument for the understanding of the conics, a hologram to show the obtaining of the sections, and focusing on the ellipse using the elliptical drawing board for the student to draw the ellipse and build their own concepts, it is expected that with this dynamic proposal, the classroom is valuable for the student to give meaning to the study of conics, interacting in class in the quest to form their own concepts, developing activities so that they overcome the difficulties in their teaching. Extending this proposal, working with the other conics, mathematics teachers can make the class rich, arousing students' curiosity to know the conic sections, thus providing meaningful learning. The research was carried out in the 3rd year of high school, serving to awaken the curiosity of the students by studying the conics and encouraging them to construct their own concepts. The results of the applied activities were satisfactory, being possible to observe that the students showed interest and were able to assimilate the contents, which indicates that the conics can be taught in a dynamic way, enriching the learning environment, making the classroom propitious for the student to racionalize, developing their skills in building content with the teacher.
Keys - words: Conics, Ellipse, Dynamic form, Significant learning.
INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade as cônicas vêm sendo estudadas, originando-se na Grécia, sendo encontradas pela primeira vez através da busca de solucionar o problema da duplicação do cubo. Apolônio de Perga (262 a.C - 190 a.C) foi o maior colaborador para o estudo das cônicas, forneceu muitas contribuições em sua obra sobre as cônicas, no qual desenvolveu muitas das propriedades que conhecemos hoje. Com o passar do tempo essas curvas se tornaram muito especiais, pois a partir do desenvolvimento das ciências, elas passaram a ser mais encontradas, e isso tornou cada vez mais necessário a aplicação das propriedades das cônicas para solucionar problemas das ciências e do nosso cotidiano.
O ensino das cônicas está limitado ao terceiro ano do Ensino Médio, vale salientar que nem sempre é lecionado. Quando o é, o conteúdo fica restrito apenas a fórmulas, em que o aluno não vê sentido para estudar. E na maior parte das vezes, os meios utilizados pelo professor para repassar os conteúdos são de forma mecânica, em que o aluno recebe passivamente os assuntos da aula, o que não atrai a atenção dos alunos.
Diante da nossa análise quanto ao ensino das cônicas, percebemos que os alunos enfrentam muitas dificuldades no aprendizado das mesmas, dessa forma, acreditamos que é preciso buscar uma metodologia que promova uma aprendizagem significativa, criando um ambiente favorável que incentive o aluno a construir suas próprias ideias. Portanto, estamos propondo uma forma dinâmica de ensinar as cônicas, que desperte o interesse do aluno por essas curvas que são de primordial importância.
Nesse sentido, fizemos uso de um holograma para mostrar a obtenção das cônicas, e focando na cônica elipse, utilizamos a prancheta de concepção elíptica para estimular o aluno a construir os conceitos envolvidos. As atividades propostas foram realizadas com alunos do 3º ano do ensino médio durante aulas de matemática na Escola Estadual Irmã Joaquina Sampaio, localizada no bairro Serrotão, na cidade de Campina Grande, PB. Percebemos que o holograma provocou a curiosidade dos alunos e a construção da elipse facilitou a compreensão dos conceitos, notamos também que os alunos mostraram bastante entusiasmo e bom desempenho nas atividades.
...