5 Tipos de corrosão nos aços inoxidáveis
Por: Marcos Felipe • 9/5/2018 • Projeto de pesquisa • 975 Palavras (4 Páginas) • 584 Visualizações
Escola SENAI “Henrique Lupo”
Lucas Antonio Souza – no 09 – T2A
Luiz Gabriel de Paulo – n° 12 – T2A
Relatório de atividade de Química
Araraquara
2016
Lucas Antonio Souza – no 09 – T2A
Luiz Gabriel de Paulo – n° 12 – T2A
Relatório de atividade de Química
[pic 1]
Araraquara
2016
AGRADECIMENTOS
Os alunos da Escola SENAI “Henrique Lupo” agradecem á Dagoberto Curti pelo apoio no desenvolvimento do presente relatório. Agradecemos também a Deus pela vida e por todas as coisas.
“As rotinas são o equivalente dos hábitos nas organizações”
FONTE: DUHIGG, Charles. O poder do hábito. Página 146.
1 INTRODUÇÃO
Este relatório tem como finalidade relatar os possíveis produtos químicos que podem afetar, não afetar ou proteger o aço inoxidável, aço 1020, latão e o alumínio.
Também relatamos as contaminações que podem ser causadas por tais produtos.
2 DESENVOLVIMENTO
Esta etapa do relatório foi divida em quatro partes.
Descrevemos os produtos químicos que podem afetar; em seguida, os produtos químicos que não afetam; após isso, os produtos que protegem e nos final apresentamos as contaminações causadas pelos componentes de nosso conjunto.
2.1 Produtos que afetam os componentes do conjunto
2.1.1 Aço inoxidável
Corrosão por pite: É localizada e geralmente ocorre quando o aço está exposto a ambientes com cloretos. Em grande parte dos casos, a corrosão é superficial, mas provoca manchas nas peças com aspecto arquitetônico.
Corrosão em fresta: É um tipo corrosão nos aços inoxidáveis localizada que ocorre quando há pouco oxigênio em uma fresta.
2.1.2 Aço 1020
Por meio de um experimento, concluiu-se que cada substância pode corroer de maneiras diferentes o metal, sendo o Carbonato de sódio que efetuou a maior perda de massa na placa de aço 1020. Neste experimento, por outro extremo tem o Hidróxido de sódio que foi a substancia de menor agressividade ao aço 1020.
2.1.3 Latão
O latão depois de trabalhado não tem uma camada protetora e pode oxidar quando exposto ao ar e ao vapor de água.
2.1.4 Alumínio
O Ligas de alumínio se corroem, quando expostas ao tempo, por um suave enrugamento da superfície como resultado da formação de pites pouco profundos. Não ocorre diminuição uniforme da espessura do material. Assim, a máxima profundidade de um pite num determinado instante é uma medida mais significativa da extensão da corrosão do que a perda de massa. Entretanto, a perda de massa é uma medida do enrugamento.
2.2 Produtos que não afetam os componentes do conjunto
2.2.1 Aço inoxidável
Em atmosferas rurais, com baixos índices de contaminação, observa-se uma grande diminuição da velocidade de oxidação destas ligas na medida em que aumenta a quantidade de Cr presente nas mesmas. Com 10,50 % de Cr constata-se que a liga não sofre corrosão atmosférica nessas condições.
2.2.2 Aço 1020
Não encontrado.
2.2.3 Latão
O latão, como tem densidade semelhante à do cobre, o níquel não afeta esta propriedade.
2.2.4 Alumínio
O aquecimento produz o óxido de alumínio, que sofre redução eletrolítica para produzir o alumínio puro. A adição da criolita serve para reduzir o ponto de fusão.
2.3 Produtos protegem os componentes do conjunto
2.3.1 Aço inoxidável
Por incrível que pareça, o que protege o aço inoxidável da corrosão é a oxidação do cromo contido na liga. O óxido de cromo forma uma camada superficial aderente e impermeável, que protege a liga da corrosão.
2.3.2 Aço 1020
Não encontrado produtos químicos que o protegem, porém, ele pode ser protegido contra oxidações pelo óleo lubrificante.
2.3.3 Latão
O latão, por ser composto por cobre e zinco é ótimo contra oxidações e corrosões. Porém, pode ser protegido com o óleo lubrificante.
2.3.4 Alumínio
A prata, o alumínio e o cobre não têm a sua corrosão muito intensa, porque ao se oxidarem eles naturalmente formam uma espécie de película protetora que impede que o restante do material sofra a corrosão.
2.4 Contaminações que podem causar os componentes do conjunto
2.4.1 Aço inoxidável
Não causa doenças ao trabalhador.
2.4.2 Aço 1020
Não causa doenças ao trabalhador.
...