A aplicação da estatística à administração
Relatório de pesquisa: A aplicação da estatística à administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: line22 • 3/11/2013 • Relatório de pesquisa • 1.363 Palavras (6 Páginas) • 806 Visualizações
A Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para Coleta, Organização, Descrição, Análise, Interpretação de dados e a utilização dos mesmos na tomada de decisão.
É possível a aplicação da Estatística à administração em diversas áreas, por exemplo, analise de lucros, analise de desempenho, e probabilidade de certeza de sucesso no ato de propor um projeto.
A estatística é uma ciência importante, pois está presente em diversas áreas. Sua funcionalidade permite que se chegue a exatidões necessárias em determinados momentos. As empresas a utilizam periodicamente por conta da necessidade de verificação de seus resultados.
A estatística pode ser utilizada como recurso de medição de qualidade, logo auxiliadora de formas de aprimoramento na empresa, indústria e etc.
Nas ciências exatas e tecnológicas a metodologia estatística tem importância vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, que “usa e abusa” deste método.
Para que ocorra um trabalho de estudo estatístico, de antemão é necessário que haja uma pesquisa e os dados sejam e estejam levantados e arquivados respectivamente. Os dados da pesquisa em questão devem ser fornecidos à pessoa responsável pelo seu estudo.
Para que se possa ter uma visão geral do comportamento, estatísticas destes dados e as possibilidades de aplicação de conceitos específicos de CEP, devem ser realizados testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da serie e/ou a existência de auto correlação serial. Deve também ser realizada estimativa da média e do desvio padrão dos resultados coletados por um determinado tempo. Os resultados obtidos devem seguir uma distribuição mais apropriada para o caso.
O trabalho estatístico é um método cientifico que consiste das cinco etapas básicas seguintes:
1. Coleta e critica de dados;
2. Tratamento dos dados;
3. Apresentação dos dados;
4. Analise e interpretação dos resultados;
5. Conclusão.
Os índices e taxas que medem a capacidade de um dado processo fabricar produtos dentro da faixa de especificação, surgiram dos estudos sobre Controle Estatístico de Processo (CEP).
A introdução do conceito de gráfico de controle (CEP) foi dado por Walter Shewhart em 1924, com o objetivo de controlar a variabilidade do processo na empresa Bell Laboratóries. O autor apresentou os gráficos de controle da media e do desvio padrão amostral. Esses gráficos consistem de uma linha central (media do processo), e duas linhas paralelas a esta, chamadas de limite inferior (LIC) e superior de controle (LSC). Todos os gráficos de controle construídos com esta mesma filosofia são denominados de gráficos de Shewhart.
Possibilidades de aplicação da Estatística na área de administração
A estatística hoje está ramificada a administração de várias áreas, se tornando uma ferramenta indispensável no gerenciamento de muitas atividades.
Devido a globalização e as frequentes mudanças e avanços evolutivos da tecnologia, onde a informação ganha cada vez mais Status, a administração vem tendo novas barreiras a serem superadas. E a estatística vem sendo um diferencial na atualidade administrativa.
Hoje as aplicações da estatística se desenvolvem de tal forma que, praticamente todo o campo de estudo é beneficiado utilizando os métodos estatísticos. Através das técnicas de controle de qualidade os fabricantes estão fornecendo melhores produtos á custos menores. Entende-se então que a estatística está interligada a praticamente todas as áreas, podendo ser utilizada por um: matemático, economista, biólogo, geólogo, químico, cientista político, psicólogo. Sendo assim pode-se utilizar a estatística para análise e decisões políticas e judiciais, econômicas entre varias outras, seu objetivo é sanar duvidas e aplicar medidas viáveis para situações “problemas”.
A estatística é muito aplicada na área da administração, quando se diz respeito à tomada de decisões, por meio de sondagem, coletas de dados e de recenseamento de opiniões, para que seja possível conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais humanos e financeiros disponíveis e as expectativas da comunidade sobre a empresa, depois de todas as informações necessárias a empresa tem condição de estabelecer metas e objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.
A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.
O uso da estatística também engloba a administração, quando falamos de qualidade, pois ajuda a reduzir custos e aumentar a qualidade, produtividade e competitividade, no mercado. Tais técnicas permitem que, por meio de pequenas amostras, seja visualizada a qualidade daquele lote de produção, tomando ações que evitem a ocorrência de problemas.
Podemos citar então algumas aplicações da estatística na área da administração:
• Coleta de dados que ajudam na tomada de decisão
• Coleta de dados que possibilitam traçar metas e objetivos empresariais.
• Coleta de dados que dão visibilidade das expectativas da comunidade sobre a empresa.
• Aplicação de dados estatísticos no controle de produção.
• Aplicação de dados estatísticos na área financeira de uma organização.
• Aplicação de dados estatísticos na área de qualidade de processos e/ou produtos.
Amostra Peso Amostra Peso Amostra Peso Amostra Peso
1 500g 26 500g 51 500g 76 500g
2 498g 27 500g 52 500g 77 500g
3 500g 28 497g 53 500g 78 500g
4 500g 29 498g 54 500g 79 497g
5 500g 30 498g 55 496g 80 498g
6 497g 31 498g 56 498g 81 498g
7 499g 32 500g 57 500g 82 498g
8 501g 33 500g 58 500g 83 500g
...