ATPS De Estatistica
Seminário: ATPS De Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samia.paulo • 21/11/2013 • Seminário • 1.385 Palavras (6 Páginas) • 299 Visualizações
ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO PERIODO: 2012
SEMESTRE: 4º DISCIPLINA: ESTATÍSTICA
TUTOR PRESENCIAL: REGINALDO CAMELO
PROFESSOR EAD: MARIA IVONE MELO DE CARVALHO
ACADÊMICOS:
IRACEMA DE FÁTIMA ROMANA ESTEVES RA: 327707
JOSÉ MACIEL SIQUEIRA JUNIOR RA: 287278
SILVIA DO SOCORRO DIAS SILVA RA: 287382
VANJA DO DESTERRO MENDES ALMEIDA RA: 295039
BELÉM - PA
INTRODUÇÃO
Os números-índices são medidas estatísticas usadas por gestores, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes.
É grande a importância dos números-índices para o gestor, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição na produção nacional e de cada empresa individualmente.
A sociedade muda constantemente, não sendo possível determinar o momento exato de quando essa mudança ocorre. Assim, em qualquer análise, quer no âmbito interno de uma empresa, ou mesmo fora dela, na qual o fator monetário se torna presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, sob pena de o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais as empresas.
O objetivo principal deste trabalho é investigar e comparar a utilização dos métodos de análise e solução de problemas aplicados na empresa. As analises são realizadas e comparadas com as Tecnologias e Ferramentas de Gestão, resultando desta analise as proporções e conclusões através da comparação dos procedimentos utilizados pelas diferenças ferramentas de gestão.
O atual cenário competitivo das empresas vem exigindo rápidas e contínuas adaptações destas mudanças para sobreviverem e crescerem nesses novos tempos da moderna economia e de um público consumidor cada vez mais exigente. Estas constantes transformações têm levado as organizações a mudar suas estruturas, processos e estratégias.
Estatística
A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais. O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção.
As Possibilidades de Aplicação da Estatística na área de Administração
A estatística passou a ser usado para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de
incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores. A estatística nos permite fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade, etc. É possível aplicar a estatística em diversas áreas da administração para que se possa fazer o planejamento, interpretação, sendo que o objetivo da estatística é a produção, e dar a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, pode-se dizer também que a estatística é um ramo a teoria da decisão.
Relação de lugares, situações e problemas em que se podem aplicar conceitos estatísticos.
Lugares: podemos usar a estatística em diversos setores da empresa como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.
Áreas de atuação são:
Indústrias
Área de RH
Universidades e instituições de pesquisas
Área de demografia
Área de marketing e analise de mercado
Coleta de Dados
• Coleta direta
– Contínua
– Periódica
– Ocasional
• Coleta indireta (inferência a partir da coleta direta)
Exemplo: Coleta de média de reprovação do ensino médio a partir da coleta dos
Registros diários de frequência Dados Estatísticos.
• Organização
– Brutos – dados não organizados
– Rol – dados organizados em ordem crescente ou decrescente
Organização de Dados
• Dados discretos
– Frequência simples
Absoluta
Relativa (%)
– Frequência Acumulada
Absoluta
Relativa (%)
Organização de Dados
• Dados contínuos
– Usando intervalos de classes
Tratamento dos dados Nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação Pode ser manual ou eletrônica.
...