Aplicações da estatística na área de administração
Pesquisas Acadêmicas: Aplicações da estatística na área de administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniprestes • 29/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.832 Palavras (8 Páginas) • 464 Visualizações
SUMÁRIO
TEMA PAG
INTRODUÇÃO........................................................................................
INTRODUÇÃO E CONCEITOS DA ESTATISTICA........................
APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.................................................................................
APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO...........
COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS...............................................
..............................
..............................................
CONCLUSÃO..........................................................................................
BIBLIOGRAFIA......................................................................................
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo proporcionar um conhecimento sobre a história da administração e suas teorias acrescentando ao grupo um conhecimento mais aprimorado.
Será apresentado como desenvolvimento deste, pesquisas realizadas sobre as Teorias da Administração: Teoria Clássica, Teoria Burocracia, Teoria Neoclássica, Teoria Relações Humanas, Teoria Comportamental e Teoria Contingência, suas particularidades e sua utilização pelos administradores tanto no passado quanto na atualidade.
INTRODUÇÃO E CONCEITOS DA ESTATISTICA
A estatística tem aplicações nos mais importantes ramos da ciência e torna-se a cada dia uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão. O objetivo deste capítulo é introduzir importantes conceitos em estatística, trabalhando a intuição do leitor para que este raciocine em cima de problemas cujas soluções requerem o uso de técnicas estatísticas.
Para iniciar toda a discussão, primeiramente é necessário conhecer melhor o conceito de estatística. As pessoas comumente escutam falar de estatísticas na mídia. Diariamente são divulgadas informações tais como: índice de inflação, taxa de mortalidade, índice de desenvolvimento humano, proporção de eleitores, dentre outras.
O primeiro cuidado que devemos tomar é distinguir as estatísticas (valores numéricos que resumem informações) da Estatística que ganhou status de ciência. Nesta introdução, esta distinção será feita da seguinte forma, a Estatística, enquanto ciência, terá sempre a primeira letra maiúscula.
No dicionário Aurélio, podemos encontrar como primeira definição para Estatística:
[Do fr. statistique.] S.f.1.Parte da matemática em que se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer, e os métodos de tirar conclusões e fazer ilações ou predições com base nesses dados.
Como não poderia deixar de ser, a definição de Estatística no dicionário é bem abrangente e procura mostrar vários campos de ação. Entretanto, a definição para Estatística que mais se aproxima da abordagem que será feita durante este curso é dada abaixo.
A Estatística é um conjunto de métodos e técnicas que auxiliam a tomada de decisão sob a presença de incerteza
A incerteza permea várias áreas do conhecimento: física, ciências sociais, comportamento humano, economia e ciências naturais. A incerteza é consequência da variabilidade de um fenômeno e dificulta a tomada de decisões. O tamanho de uma peça de automóvel a ser produzida é uma quantidade incerta, assim como o número de alunos que se matricularão na disciplina de Estatística no próximo período letivo do curso de graduação. Outros inúmeros exemplos podem ser citados e a forma adequada de lidar com a incerteza é feita por meio do uso de ideias e métodos desenvolvidos na Estatística. Estes métodos basicamente extraem informações de dados coletados e utilizam o cálculo de probabilidades para balizar as decisões.
Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.
População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.
Amostra: é um subconjunto de uma população.
Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica de população.
Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.
Estatística descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.
Estatística inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
DEFINIÇÃO DE DADOS
Dados qualitativos consistem em atributos classificações ou registros não numéricos.
Discretas: número de filhos, número de plantas, quantidade de peças.
Contínuas: índice de preços, salário, peso, altura.
Toda variável que não é quantitativa, será classificada como qualitativa. A variável qualitativa é não-numérica, portanto é expressa em classes, níveis ou categorias. Caso estes níveis sejam ordenáveis, a variável é dita ser ordinal, caso contrário ela é classificada como nominal. É importante ressaltar que esta ordenação nos níveis (categorias) da variável é natural tal como ocorre com a variável classe social. Nesta situação, Classe A >Classe B > Classe C > Classe D. Como já foi comentado, o tipo de variável determina o tipo de análise e, para variáveis qualitativas ordinais, um resumo numérico, uma técnica gráfica ou até uma tabela de frequência deve incorporar a ideia de ordenação.
...